sexta-feira, março 30, 2007

De porta em porta a ajudar e a ensinar as jovens mães



Sandra bate à porta e, num instante, como quem aguarda a visita com ansiedade, Cláudia, de 14 anos, aparece com o filho, de quatro meses, ao colo. O bebé desdobra-se em sorrisos enchendo de orgulho a jovem mãe. Já lá vão os primeiros meses em que o choro da criança a deixava nervosa, sem saber o que fazer. A nova vida está a forçá-la a perder a imaturidade da adolescência. E aos poucos, com os conselhos da psicóloga e educadora social, que a visitam semanalmente, vai aprendendo a tratar do Pedro.

Acompanhar as mães a quem o destino se antecipou, colocando-lhes nos braços bebés em vez de bonecas, é uma forma de prevenir riscos e de assegurar o correcto desenvolvimento das crianças. Este é o lema por que se move o "Serviço de Apoio Domiciliário a Jovens Pais", uma acção do projecto Matosinhos Activo, desenvolvida pela Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (Adeima).

Sandra Costa e Tânia Sousa, psicóloga e educadora social, respectivamente, são a face visível do serviço, que funciona desde Setembro do ano passado, e apoia actualmente 11 famílias. O projecto não se cinge às jovens mães com crianças até aos três anos, como inicialmente previsto.

Isto porque, explica Luísa Mendes, coordenadora do Matosinhos Activo, "muitas vezes nessas casas há outros miúdos em risco". Ou seja, na prática, as 11 famílias correspondem a 54 pessoas. Todas sinalizadas pela Comissão de Protecção e Jovens de Matosinhos. A prioridade é dada mediante uma avaliação prévia das situações de risco.

Garantir cuidados básicos

Cláudia é dos casos mais fáceis para Sandra e Tânia porque, apesar da imaturidade dos 14 anos, tem uma boa rectaguarda familiar e apoio do pai da criança. "Há visitas em que não se consegue fazer nada com os miúdos", diz Luísa Mendes, explicando que, às vezes, é necessário começar pelo mais básico, como a limpeza da habitação e os cuidados mínimos de higiene com as crianças.

"Muito complicados" são também os casos de alcoolismo e toxicodependência dos progenitores e de violência doméstica.

Em casa de Cláudia, tal não se verifica. Há, por isso, tempo para estimular o desenvolvimento do bebé com um pequeno espelho, apropriado à idade, que o ajudará a criar laços de afectividade com a mãe e, mais tarde, a reconhecer a sua imagem.

Procurar uma creche

No meio da brincadeira, Sandra aproveita para se inteirar da alimentação da criança. "Agora só lhe dou o leite quando tem fome", responde Cláudia. "Não deves fazer isso, nesta idade têm de comer com intervalos de três horas e meia", replica a psicóloga, procurando contornar a imaturidade da jovem.O espelho que põe o Pedro a sorrir fica com Cláudia até à proxima visita. De regresso à sede da Adeima, Sandra e Tânia vão tratar de encontrar uma vaga numa creche, para que Claúdia possa regressar à escola em Setembro e concluir o 6.º ano. "Depois quero fazer um curso", dissera, momentos anos, a jovem mãe.

Inês Schreck in Jornal de Notícias

quinta-feira, março 29, 2007

Conflitos de Gerações


Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:

1."A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus."

2."Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

3."O nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4."Esta juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente... A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura. " Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.

Então, revelou a origem delas: - a primeira é de Sócrates (470-399 a. C.) - a segunda é de Hesíodo (720 a. C.) - a terceira é de um sacerdote do ano 2000 a. C. - a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia e tem mais de 4000 anos de existência.

quarta-feira, março 28, 2007

Falta de água limpa atinge mais de um bilhão de pessoas


A falta de acesso à água limpa atinge mais de um bilhão de pessoas, de acordo com alerta feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, o Dia Mundial da Água.
A organização alerta que esse número pode dobrar até 2025, quando dois terços da população mundial pode estar sofrendo com problemas ligados à escassez de água limpa.
Atualmente, 2,6 bilhões de pessoas – metade da população dos países em desenvolvimento - vivem em locais sem condições básicas de saneamento.
Os problemas relacionados à falta de acesso à água adequada matam mais de 1,6 milhões de pessoas todos os anos.
Segundo a OMS, 90% das mortes ocorrem entre crianças menores de cinco anos, principalmente em países mais pobres.
“Para cada criança que morre, inúmeras outras sofrem de problemas de saúde, produtividade reduzida e perda de oportunidades de educação”, disse a diretora-geral da OMS, Margareth Chan.

Doenças

A água contaminada pode causar doenças com febre tifóide, cólera, malária, dengue e febre hemorrágica.
Segundo Chan, muitas das doenças e mortes poderiam ser prevenidas com o uso de conhecimentos e tecnologias básicas que já existem há anos.
“A melhoria da administração ambiental pode tornar mais difícil a sobrevivência e reprodução de transmissores de doenças, como mosquitos”, disse. "A água é um assunto de todos. Nós deveríamos aprender uns com os outros."
A OMS alerta também que as mudanças climáticas podem piorar ainda mais a situação, ao aumentar os períodos de seca, alterar os padrões de chuva e derreter parte das geleiras do planeta.
“No (hemisfério) norte, a quantidade de chuva está aumentando, enquanto no sul os períodos de seca estão ficando mais longos”, disse a OMS.
“Conflitos relacionados à água podem surgir em áreas atingidas entre a comunidade local e também entre países, porque dividir um recurso essencial e limitado é extremamente difícil.”

Noticia BBC

segunda-feira, março 26, 2007

LusoFonias - Parte III



O LusoFonias semanal traz " Eu sei que vou te amar " um dos grandes classicos brasileiros da autória de T.Jobim e V.Moraes.

Além do Video, deixo aqui também o poema desta bela melodia:

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
A cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa tua ausência me causou

Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
À espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
A cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa tua ausência me causou

Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
À espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida

domingo, março 25, 2007

A herança cristã na União Europeia



( Hoje faz 50 anos que se assinou o Tratado de Roma que instituiu a Comunidade Económica )

Que relação existe entre a União Europeia e o cristianismo? A civilização cristã impregna o nosso continente que é culturalmente diferente do espaço asiático, por exemplo. Esta diferenciação sugere uma homogeneidade que, contudo, é preciso matizar. O cristianismo europeu está marcado por uma profunda diferença interna: a tradição latina (ou latino-germânica) ocidental e a tradição ortodoxa ou bizantina e eslava oriental O conjunto ocidental é, ele próprio, caracterizado pelo Iluminismo, produto do cristianismo e, em algumas manifestações, expressão do seu repúdio: esta sociedade é o fruto ao mesmo tempo do cristianismo e da vontade de libertação para com o domínio das Igrejas que, pela sua intolerância, conduziram às guerras de religião.

1. Nomear a herança cristã?

Para uma grande parte da Europa, o cristianismo foi a matriz da cultura durante mais de mil anos: herdávamos os valores veiculados por essa cultura. Não o reconhecer é acto de má fé. Mas querer definir a identidade europeia a partir dessa herança é negar que, alguns valores constitutivos da nossa sociedade – a afirmação dos Direitos Humanos, a liberdade de opinião e de consciência, a democracia – tiveram de ser conquistados contra a Igreja Católica, ainda que hoje reconheçamos a sua sintonia com a ética cristã.
Após ásperas controvérsias, o preâmbulo do projecto de Tratado Constitucional não nomeia as raízes cristãs da Europa. Refere-se sobriamente às “heranças culturais, religiosas e humanistas da Europa”. Devemos alegrar-nos com isso ou lamentá-lo? O meu lamento incide sobre o carácter apaixonado da controvérsia, de uma e de outra parte...
Pela primeira vez nos tratados europeus, a Carta dos Direitos Fundamentais e a Constituição declaram fortemente os valores fundamentais sobre cuja base a União se pretende construir. Esses valores que se ali declaram estão em profunda harmonia com aqueles de que a tradição cristã é portadora. Mais, o próprio conceito de pessoa, fortemente afirmado nesses textos, é uma invenção da teologia cristã; e, quando se afirma como objectivo o bem de todos, “inclusive dos mais frágeis e dos mais carenciados”, esta expressão é um eco evidente da tradição evangélica.

2. Fazer viver a herança cristã

Quer nomeemos ou não as raízes cristãs nos nossos textos constitucionais, o essencial para nós, Igrejas, é fazer viver a herança de que somos os primeiros depositários e que explicitamente reivindicamos.
Esta exigência implica três coisas.
Em primeiro lugar, nós proclamamos valores e dizemos que o Evangelho é para nós a referência. Temos que interrogar-nos permanentemente, de uma forma pessoal enquanto crentes, na nossa vida familiar e relacional, mas também na nossa responsabilidade social ou política, perguntando-nos se somos testemunhas visíveis desses valores que afirmamos e do seu equilíbrio e complementaridade de conjunto: podem defender-se certos valores, no limite da intolerância, negligenciando totalmente outros. Temos também que nos interrogar como comunidades cristãs e como instituição de Igreja: as nossas maneiras de ser e de agir são um verdadeiro testemunho dos valores que declaramos?
Depois, temos que exercer uma função permanente de vigilância evangélica: os textos declaram valores, mas é preciso ainda que as políticas reais sejam a expressão e a aplicação desses valores e que não venham contradizê-los nos factos. Desse ponto de vista, o primado concedido à economia como regra de direito no conjunto dos nossos tratados deixa o social e, portanto, a solidariedade real em situação estrutural de fragilidade: torna-se assim impossível fazer valer o direito ao princípio do “bem de todos os seus habitantes, inclusive dos mais frágeis e dos mais carenciados”. Temos que nos comprometer para refazer o equilíbrio.
Por fim, não basta declarar valores, é preciso também determinar o seu conteúdo. Isso é particularmente verdadeiro no que diz respeito à dignidade humana: como cristãos e como Igrejas, temos de participar activamente no debate da sociedade a fim de determinar colectiva e politicamente as exigências da dignidade humana no respeito do pluralismo, quer dizer, aceitando que, até um certo ponto, possa legitimamente haver diferentes concepções dessa dignidade.

Texto : Ignace Berten
Foto : Francois Lenoir/Reuters

sábado, março 24, 2007

Sincronia russa


Esta bonita foto, mostra a equipa russa de natação sincronizada a dar o salto para mais uma prova nos Mundiais de natação da Austrália, que decorrem em Melbourne. Depois de ter conquistado o júri no primeiro dia de provas, assumindo a liderança, o azul russo têm continuado a brilhar na Rod Laver Arena.

Foto: David Gray/Reuters

sexta-feira, março 23, 2007

Os Girinos da Política


_______________________________________________________________________

O nosso país tem uma obsessão por temas fracturantes: aborto, eutanásia, clonagem, adopção por casais homossexuais, liberalização das drogas, legalização da prostituição, etc. De tempos a tempos, lá surge um destes temas, muitas das vezes lançado por alguns elementos das “Jotas” dos partidos com sede de protagonismo e de carreira política. A comunicação social normalmente pega no engodo e surgem inúmeras notícias sobre o assunto, apontando usualmente num único sentido. Na maioria das vezes não interessa o debate sério, nem sequer aprofundar os conteúdos. O posicionamento escolhido sobre os temas é imediatamente dicotomizado em dois tipos de pensamentos: o conservador e o progressista.

Do meu ponto de vista, o grande perigo reside precisamente aqui. Ou seja, na ausência de reflexão, na falta de informação que resvala geralmente para a perigosa manipulação das massas. Ao invés de vivermos numa democracia que privilegia o debate, e na qual, à partida, nenhuma ideia – apenas por que é diferente – é superior à outra, cai-se facilmente na tentação de fazer julgamentos sumários sobre as posições. No fundo, esta atitude resulta de pensamentos automáticos, numa reacção quase pavloviana. De resto, na maioria dos casos, quando se é contra à mudança sobre algum destes assuntos, suscita-se logo no interlocutor uma perplexidade e uma “quase obrigação” em justificar com extenso argumentário, tão estranha posição.

Do lado das mentes mais “progressistas” não existe um grande interesse em aprofundar estas matérias e muito menos se verifica uma vontade em escutar os fundamentos da orientação contrária. A cultura da superficialidade instalou-se. O progresso é associado à mudança, ainda que esta seja em direcção ao abismo.

Admito, porém, que não é muito confortável, para quem tenha algumas ambições políticas, assumir publicamente determinadas posições sobre alguns destes temas fracturantes, uma vez que há um preço a pagar por isso. A sua opinião é de imediato considerada como minoritária no “senso comum”, sendo prontamente descredibilizada como inúmeros epítetos pejorativos. Criou-se, deste modo, um ambiente de coacção e de intimidação para quem não pensa de acordo com aquilo que se considera “politicamente correcto”.

Aliás, a valentia política aparentemente está do lado de quem lança estes temas à discussão. Os “girinos da política”, animados pelo desejo de notoriedade e de ambição pessoal, não perdem uma oportunidade para tentar atirar com um destes assuntos para a discussão pública. No entanto, os verdadeiros problemas dos jovens permanecem por resolver: a falta de emprego, a desadequação dos cursos superiores ao mercado de trabalho, a redução drástica da natalidade, o aumento dos divórcios, a falta de apoio às mulheres que pretendem conciliar os cuidados dos seus filhos à carreira profissional, a falência da segurança social, a nova vaga de emigração de jovens para o estrangeiro, a falta de confiança no futuro do país, etc.

O hedonismo e o consumismo em que vivemos, não são questionados. A destruturação da família não parece preocupar a sociedade. Os temas discutidos reflectem não só uma cegueira política como uma absoluta decadência civilizacional.

Entretanto o tempo passa-se em discussões desfocadas e inúteis que se sucedem numa verborreia que se auto-intitula de progressista e visionária. Tudo isto até que finalmente o girino dê lugar a mais um sapo que na verdade nunca se irá transformar em príncipe encantado.

Pedro Afonso
Psiquiatra
_________________________________________________________________________

quarta-feira, março 21, 2007

O Comércio de Tráfico de Órgãos de Bebés Abortados




Ja sabiamos a pouca vergonha que era certas empresas enriquecer com a morte de vidas abortadas.
E como se isso não chegasse, eis que agora ja existe interesses em lucrar com tráfico de Órgãos dessas mesmas vidas.

Será que alguem vai por travão a isto ?

Veja o video (em inglês) e clique nos sites em baixo:

http://www.wakeupnet.net/baby-body-parts-trafficking.htm
http://www.lifedynamics.com/

terça-feira, março 20, 2007

Obrigações




A pessoa que diz que “já cumpriu as suas obrigações” esta a enganar –se a si e aos outros . Existe sempre muitas outras “obrigações” por fazer.

segunda-feira, março 19, 2007

LusoFonias- Parte II



Hoje trago aqui Lura no tema Na Ri Na. Mistura-se nas gentes e na música de Cabo Verde, onde se sente em casa. Não canta sozinha quando canta em Cabo Verde, admiradores de todas as idades acompanham-na.

Nascida em Lisboa há 31 anos, Lura valoriza a simplicidade das coisas e pessoas em Cabo Verde. 'M'bem di fora' é uma expressão cabo-verdiana utilizada para designar as pessoas que vieram de fora da cidade, do interior.

Quero aqui agradecer a Produção do Programa LusoFonias num programa que passa na Rádio Renascença a divulgação deste blog com esta iniciativa de 10 semanas a "mostar" a boa musica que se vai fazendo nesta coumidade.
Aqui fica o seu blog : http://lusofoniasonline.blogspot.com/

domingo, março 18, 2007

Pessoas




" É um absurdo dividir as pessoas em boas ou más. O que elas são é interessantes ou maçadoras "

Oscar Wilde

sexta-feira, março 16, 2007

Buraco que apareceu na capital da Guatemala.






Buraco que apareceu no Sábado dia 24 de Fevereiro 2007 na capital da Guatemala.
Pelo menos 10 pessoas desapareceram e pelo menos 20 casas foram destruídas por causa de um afundamento de terra ontem de madrugada num bairro da capital guatemalteca.
O diretor da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Hugo Hernández, disse à imprensa que oficialmente só três pessoas foram dadas como desaparecidas.
Embora os vizinhos tenham afirmado que no local exato onde ficou a cavidade havia uma grande e antiga construção onde viviam entre três e quatro famílias, as autoridades confirmaram apenas o desaparecimento de três pessoas.

Segundo explicou aos jornalistas Óscar Sánchez, porta-voz dos Bombeiros Voluntários da cidade da Guatemala, abriu-se uma imensa rachadura de mais de 20 metros de largura, 150 de comprimento, e 150 metros de profundidade.

O buraco surgiu no bairro San Antonio, no norte da Cidade da Guatemala, que é habitado majoritariamente por pessoas pobres. O acidente provocou pânico entre os milhares de habitantes dos bairros vizinhos.
A Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred) declarou a área como zona de risco e começou a remover centenas de moradores para albergues de emergência. Até o momento há 600 pessoas em vários albergues da cidade, disse o chefe da Conred, Hugo Hernández

As autoridades ainda não determinaram as causas específicas do afundamento de terra, mas segundo Hernández pode ter sido causado por problemas de drenagem subterrânea de esgoto. Temos escutado ruídos e sentido tremores por mais de um mês e acordamos nesta madrugada quando a casa começou a sacudir, disse Edward Ramírez, morador do bairro.
Os moradores afetados disseram a rádios locais que há mais de três semanas, quando começaram os movimentos de terra, era possível sentir mau cheiro no local.
Há explosões e não encontramos sua origem. O afundamento continua. Não podemos arriscar uma descida das equipes de socorro para buscar os desaparecidos, explicou Sánchez.

Os paulistanos passaram por situação semelhante no dia 12 de janeiro deste ano, quando um desabamento nas obras da futura Estação Pinheiros da Linha 4 Amarela do Metrô da capital paulista abriu uma cratera de cerca de 80 metros de diâmetro na rua, perto da Marginal Pinheiros. Veículos foram tragados no acidente, que deixou sete mortos

quinta-feira, março 15, 2007

Deputadas eleitas pelo o PS querem "complemento solidário"




O ministro do Trabalho e Solidariedade preferiu não comentar a proposta de duas deputadas independentes do PS, para promover a natalidade

Vieira da Silva afirmou não conhecer bem o projecto de Maria do Rosário Carneiro e de Teresa Venda para emitir uma opinião, mas, acentuou que o governo tem uma “política de apoio à primeira infância” e prefere realizar acções e políticas de “forma integrada”. O projecto das duas deputadas independentes e que foram defensoras na campanha do “Não ao aborto” foi apresentado à direcção do Grupo Parlamentar do PS, no dia em que os socialistas e a oposição de esquerda aprovaram, na especialidade, o seu projecto conjunto que despenaliza o aborto até às dez semanas. Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda querem que seja criado um “complemento solidário ao bebé”, ou seja, uma prestação extraordinária e provisória de apoio à maternidade, integrada nos subsistemas de solidariedade.
Este deverá ser atribuído desde o nascimento até aos três anos em casos cujos agregados familiares disponham rendimento per capita inferior a 50por cento do salário mínimo nacional.

quarta-feira, março 14, 2007

Voluntariado de Apoio ao Sem Abrigo


Vimos por este meio anunciar a todos os interessados que a organização InfoNature.Org organiza iniciativas baseadas no voluntariado, que consiste no apoio essencialmente emocional e de ajuda aos sem-abrigo entre outras pessoas carenciadas, várias vezes por mês na área de Lisboa.

Organizamos estas acções de forma a podermos minorar algumas das necessidades básicas de pessoas sem-abrigo/carenciadas e consequentemente o seu sofrimento, essencialmente a nível emocional. Para isso no entanto precisamos de todas as pessoas de boa vontade que possam ser voluntárias e ajudar da maneira que lhes for possível.

Qualquer ajuda por mais "pequena" que seja será sempre bem vinda.

CONTACTOS E LOCAL DE ENCONTRO:

LOCAL DO ENCONTRO: Restaurante Espiral (na entrada ou descer as escadas) - MORADA: Praça Ilha do Faial, 14 ( www.espiral.pt )- LISBOA (Sair no Metro do Saldanha, ir na direcção de Arroios)

HORAS / DATA: Dia 17, Sábado, às 20.30h (caso não nos encontre, ligue para os telemóveis).

Números de contacto: Luisa: 933348650

terça-feira, março 13, 2007

Bush e Blair "falsearam relatório" sobre armas químicas

Acusação é do chefe dos inspectores da ONU que esteve no Iraque

O líder da equipa de inspectores das Nações Unidas que esteve no Iraque garante que norte-americanos e britânicos manipularam o relatório sobre armas químicas. Hans Blix diz que Bush e Blair substituíram pontos de interrogação por pontos de exclamação.

Hans Blix liderou as inspecções da ONU para saber se o Iraque tinha ou não armas de destruição em larga escala. A investigação foi inconclusiva. Blix garante que entregou um documento com muitos pontos de interrogação que Bush e Blair mandaram substituir por pontos de exclamação. É o ponto final nas especulações. "Os Estados Unidos eram caçadores de bruxas. Viam tudo como prova de que os iraquianos tinham armas de destruição em massa. Nós estavamos apenas à procura da verdade, não assumimos que eles as tinham", declarou.Há uma pergunta que fica por responder: o que levou Hans Blix a falar só agora e não antes da guerra?

Noticia SIC

segunda-feira, março 12, 2007

Lusofonias



Relances começa aqui hoje uma rubrica de 10 semanas dedicada a Lusofonia.

Durante 10 semanas todas as segundas-feiras trago aqui um video com a boa música feita pelos paises que pertencentes a esta nossa comunidade de lingua oficial Portuguesa.

Começo com a "prata da casa" com a fadista Mariza no tema "Gente da minha Terra"

sexta-feira, março 09, 2007

Vidas com Vida


Apesar de termos perdido o referendo, não deixamos de assumir responsabilidades e ir ao encontro de todas as mulheres que querem ser ajudadas. Este é o nosso compromisso : A VIDA
A luta continua...... porque vale a pena viver !
Foi criado o grupo " Vidas com Vida" que reúne pessoas desde há muito ligadas às questões da Vida e há longos anos a trabalhar na área da promoção e defesa da vida e da protecção à mulher e à família.

Resolvemos juntar-nos e criar o projecto “Vidas com Vida!”.

Este projecto tem como Missão: informar e formar para uma verdadeira cultura da Vida, através de iniciativas que visam sobretudo fornecer instrumentos de trabalho agentes de educação e formação.
E como principal objectivo: a elaboração e distribuição de material multimedia destinado a agentes de educação e formação (animadores, professores, educadores, técnicos de acção social, catequistas, etc.)

O Kit “Vidas com Vida!” reúne a primeira edição deste material. É oferecido numa pasta e agrupado em separadores. Contém os documentos em papel e num DVD.
O menu em cima reproduz e mostra os conteúdos do Kit.

Fizemos o Kit “Vidas com Vida!” porque:
Nos apercebemos que muitas mulheres abortam por não saberem das ajudas disponíveis e não saberem que têm alternativas a esta decisão.
Percebemos que muitas pessoas que são intimamente contra o aborto, têm dificuldade em defender as suas ideias por falta de uma argumentação fundamentada, por medo de não encontrar o tom adequado à abordagem dum tema tão doloroso, e por desconhecerem alternativas reais a apresentar às mulheres em dificuldades.
Compreendemos que quem quer trabalhar nesta área se debate com uma enorme dificuldade na triagem da informação e dos materiais.
O Projecto “Vidas com Vida!” tem com principal objectivo:
1 - A elaboração de material multimedia destinado a agentes de educação e formação (animadores, professores, educadores, técnicos de acção social, catequistas, etc.), que seja um instrumento de trabalho positivo, cientificamente impecável mas simultaneamente de fácil utilização.
2- A sua distribuição a todos os agentes de formação que queiram participar activamente na criação desta mentalidade - que mais que anti-abortista deve ser amante da vida – e ajudar de forma muito concreta a encaminhar mulheres em situação de risco para associações que possam dar resposta às suas dificuldades, incutindo a esperança necessária a uma decisão a favor da vida dum filho por nascer.
Tem actualmente três actividades:
Elaboração e organização de material multimedia que sirva de instrumento de trabalho para encontros de sensibilização, reflexão e aprofundamento das questões de defesa e promoção da Vida humana incidindo sobretudo na causa à ajuda às mães e acolhimento da Vida.
Criação duma rede alargada a todo o país de pessoas capazes de serem o fermento gerador duma verdadeira cultura de Vida.
Angariação dos fundos - donativos - que possibilitem a produção e distribuição dos Kits.
Acções em desenvolvimento:- Kit “ Vidas com Vida!”- Acções de formação para Animadores- Divulgação junto de possíveis voluntários e benfeitores- Identificação das Obras de ajuda às mães e seus bebés- Construção do website do projecto- Angariação de Fundos
Se quer contribuir para esta rede geradora duma verdadeira cultura da vida:- requisite já o seu Kit, - apoie a sua produção, - participe numa acção de formação para animadores,- ou seja um voluntário.
Totalmente disponiveis em :
Inês Monteiro
Projecto “Vidas com Vida!”
R. de São Remo, 311 loja 5 - Monte Estoril
2765-447 Estoril
tel: 21 4680038
geral@vidascomvida.org

quinta-feira, março 08, 2007

8 Março - Dia Internacional da Mulher




Mulher

Tudo começou numa fábrica de tecidos em Nova Iorque no ano de 1857. Numa greve, a exigir para as mulheres melhores condições de trabalho e “salário igual para trabalho igual”. Só cinquenta anos depois esse dia se estabeleceu como Dia Mundial da Mulher. Mas a ONU, apenas em 1975 – quando por cá andávamos entretidos em pequenas revoluções – o tornou dia oficial.

É assim que se faz a história e importa reconhecer neste caso que o acontecimento foi muito mais que simbólico. Desceu ao terreno do real na vida familiar, social e cultural. A mulher deixou de ser considerada um elemento menor da história, muitas vezes ganhando significado apenas quando associada ao homem ou como sombra de prestígio do universo masculino. É sabido que estamos muito longe da conquista real da igualdade. E curiosamente aqueles que aparentemente mais esgrimem a proclamação de direitos e “libertação” da mulher, são os que mais a escravizam no seu pater-nalismo redutor, com distância infinita entre os pregões teóricos e a prática pessoal e social. Recorde-se o tráfico de mulheres imigrantes, artistas, modelos, disfarces de trabalhadoras, para não falar de empresários marialvas que trocam a mais velha por duas mais novas com uma displicência glaciar. Cento e cinquenta anos depois da revolta de Nova Iorque a mulher continua a ser usada e abusada na publicidade, na exploração mercantil, no papel humilhante de objecto de grandes teóricos do feminismo e empresários do machismo. Tropeçamos a cada passo com este género híbrido de homens e mulheres. Sem a mais pequena noção do significado de libertação, com uns poucos de chavões encaixados nas situações políticas ou sociais mais convenientes, com uma literatura de fronteira e uma libertinagem proclamada aos quatro ventos, por vezes não longe do animalesco e esclavagista.

Nem por isso deixa de ter significado o Dia Mundial da Mulher. Pelo contrário, impõe-se como um grito de dignidade e libertação dos slogans de circunstância que geram novas escravaturas na vida social e familiar. Quando se lhe rouba ou diminui o significado da sua maior nobreza – a maternidade – toda a gritaria feminista soa a falso e circunstancial.
António Rego

quarta-feira, março 07, 2007

ENCONTRO VIDA VERDE 2007



13, 14 e 15 de Abril de 2007
Quinta Cabeça do Mato
Vila Seca - 3420 Tábua (Coimbra)

VIDA VERDE - INTRODUÇÃO, FILOSOFIA E OBJECTIVOS:
O que é o Vida Verde:

Vida Verde é um Encontro exclusivamente dedicado à partilha de práticas ecológicas, em que uma das finalidades é informar, sensibilizar e proporcionar a todos os participantes os conhecimentos e a sabedoria para viver uma vida mais Simples, Natural e Sustentável, que esteja em harmonia com a Natureza e com as pessoas.

A crescente instabilidade social e económica no planeta, cujas repercussões agravam severamente o ambiente, levam a que cada vez mais indivíduos e famílias comecem a procurar formas alternativas de vida que não sejam destrutivas e que, acima de tudo, sejam mais equilibradas, sustentáveis e justas, a nível ambiental e social.

Face às irreversíveis alterações climáticas e consequentes necessidades de adaptação, urge criar novos paradigmas de vida que minimizem ao máximo o impacto negativo no ambiente natural e social. Para que isto seja possível é necessário reduzir o consumo, reaproveitar recursos recicláveis evitando todos os desperdícios, reflorestar e adoptar métodos de agricultura ecológica, utilizar energia de fontes renováveis retendo-a ao máximo, implementar economias locais auto-reguladas e independentes dos macro-sistemas económicos, entre muitas outras abordagens mais sustentáveis.

Objectivos essenciais:

O Encontro Vida Verde tem como um dos objectivos principais proporcionar oportunidades de aprendizagem, sensibilização e ensinamento para que se espalhe o "bicho ecológico prático", sabendo fazer bem para respeitar e recuperar a Natureza e a dignidade Humana.

Pretendemos também a nível nacional e através de várias formas, providenciar diversos tipos de apoios ao desenvolvimento e/ou criação de eco-comunidades, tais como eco-quintas e eco-aldeias, incluindo educar e transformar mentalidades das populações locais e apoiar um desenvolvimento natural e sustentável em relação às mesmas.

Em cada ano o Encontro Vida Verde é organizado unicamente em eco-comunidades formadas ou em formação que tenham os mesmos objectivos éticos e de sustentabilidade que o Vida Verde, de modo a as apoiar de todas as formas possíveis para que sejam mais conhecidas, tenham mais e melhores "ferramentas" para o seu desenvolvimento e sejam mais apoiadas tanto pela população local, como por voluntários de outras zonas.

Existem outros objectivos que estão a ser ponderados, como a criação de uma cooperativa, de forma a poder-se estimular e ajudar mais ainda as eco-comunidades já formadas ou em formação.

Destino dos recursos monetários dos eventos:

Todos os recursos monetários que o Vida Verde tiver obtido através dos eventos que organiza ou outros meios, serão utilizados em exclusivo para ajudar a organizar futuros eventos, para apoiar a eco-comunidade onde os eventos são realizados e para apoiar outros presentes e futuros eco-projectos ligados ou não ao Vida Verde. Nenhum membro do evento recebe qualquer tipo de remuneração, sendo este um evento exclusivamente de trabalho voluntariado, que visa servir a Natureza e as pessoas.

Filosofia:

Acreditamos que para a construção e desenvolvimento de uma comunidade verdadeiramente sustentável, devem ser prioridades a adopção e implementação de critérios e práticas que respeitem o Planeta, a Humanidade, os Animais não-humanos e a Mãe Natureza como um todo.

No desenvolvimento do Encontro Vida Verde, guiamo-nos pela filosofia de que sempre que possível, re-utilizar e/ou utilizar-se somente produtos, materiais e métodos o mais naturais e ecológicos possíveis, que não sejam prejudiciais à saúde das pessoas nem à dos animais e ao Ambiente, que respeitem e estejam em sintonia com a Natureza.

No Encontro Vida Verde, pretendemos que, através de técnicas naturais mas tecnologicamente avançadas (ex.: utilização da Permacultura, energias renováveis, etc), seja possível um regresso às origens, onde a Humanidade e a Natureza possam finalmente co-existir em harmonia, num espiríto de comunhão de profunda paz e solidariedade.

Metodologia de participação:

Este trata-se de um encontro de todos, para todos e com todos os presentes, não se trata de assistir ou consumir um programa, mas um modo de estar activa e participativamente; o encontro será aquilo que os participantes que se revejam nos objectivos quiserem fazer dele, sem hierarquias, sem cargos, com funções flexíveis e adaptáveis às necessidades de cada momento.

Todos os participantes são convidados a, ao longo do encontro, fazerem voluntariado em algumas das tarefas do evento, como ajudar a cozinhar, preparar workshops, estructuras, etc.

O voluntariado, colaboração e participação de TODOS é importante.

Para informações completas, veja o site do Vida Verde:
http://vidaverde.eco-gaia.net

terça-feira, março 06, 2007

Um grande ESPECTÁCULO chamado "O Manto do Mundo"



Este fim de semana, tive a oportunidade de assistir a um grande Espetáculo promovido pelo o movimento Focolares através das Gen Verde.

Gen Verdee o “O manto do mundo” mostra em palco 24 artistas de 14 países do mundo, que tocam, dançam e recitam.
Depois de “Primeiras páginas” que 10.000 espectadores puderam assistir, há nove anos, nos palcos portugueses, o Gen Verde apresenta-se agora com as “segundas páginas” da aventura da unidade.

“O manto do mundo” é o último trabalho do Gen Verde. Trata-se de um conjunto de cores, de valores, de emoções e de mensagens. Em breves flashes e com uma linguagem simbólica, o espectáculo reflecte algumas etapas do Movimento dos Focolares fundado por Chiara Lubich e, através da dialéctica entre a fé e o agnosticismo, conta fragmentos da história de pessoas que contribuíram para a sua difusão nos cinco continentes. Uma dialéctica que procura encontrar um possível ponto de encontro na base da solidariedade e da fraternidade.

O Gen Verde define-se como um performing arts group que teve início nos anos 60. Actualmente é composto por 24 artistas de 14 países diferentes. Cantam, tocam, dançam, compõem e organizam as suas tournées, pondo em comum a sua bagagem artística e profissional. A sua experiência baseia-se numa opção pelos valores da vida e o seu objectivo é contribuir, através da música, para difundir a mentalidade de um mundo mais unido e mais solidário. Editam discos, dão concertos e realizam espectáculos musicais e tournées internacionais.

Durante os seus 40 anos de actividade, o Gen Verde percorreu o mundo testemunhando através de numerosos espectáculos, que é possível um mundo unido. Encheu salas, teatros, palácios de desportos, estádios, em todos os pontos da terra, anunciando este ideal.

Os seus componentes vão-se revezando ao longo dos anos, e um dos seus trabalhos mais originais são os workshops durante os quais, e durante um dia inteiro, se põem à total disposição do público para trabalhar, ensaiar, compor, cantar ou tocar juntos…

Alguns números: 1200 concertos, 1.400.000 espectadores, 1.500.000 quilómetros percorridos por 23 países, 113 tournées, 300 canções editadas.

A tournée ja está em Portugal e ja actuaram em Santa Maria da Feira, Braga, Torres Novas e amanhã em Coimbra (7/3), sábado em Lisboa (10/3) e Loulé no dia 15/3.

Aconselho vivamente a todos irem assistir, não se arrependeram, garanto !!

(assistir ao video de apresentação em cima e mais informações em : http://www.focolares.org.pt/Gen%20Verde-tournee.html)

sábado, março 03, 2007

1 Mês depois - Para mais tarde recordar...




Faz hoje um mês, que estive envolvido numa caminhada pela Vida em Setúbal no âmbito da campanha do Referendo sobre a legalização do aborto em Portugal.
Num trabalho da principal televisão Suiça (canal TSR), aqui fica as imagens para mais tarde recordar ....

sexta-feira, março 02, 2007

Beatificação de mulher que trocou sua vida para não fazer um aborto


O Arcebispo de Bahía Blanca (Argentina), Dom Guillermo José Garlatti, iniciou o processo de beatificação da Serva de Deus, María Cecilia Perrín de Buide, que deixou de receber o tratamento que precisava para não ter que fazer o aborto e assim salvar a vida de sua filha Agustina.

O tribunal que deverá estudar o heroísmo das virtudes dela, que também faz parte do Movimento dos Focolares, será integrado pelos presbíteros Marino Giampetruzzi e Elio Ricca, juiz delegado e promotor de justiça, respectivamente. Além disso, Alejandra Belfoire será escrivã.

Cecilia Perrín faleceu em 1 de março de 1985, à idade de 28 anos, ao entregar sua vida pela de sua filha e não permitir que lhe fizessem um aborto. Estando grávida detectaram um câncer, em fevereiro de 1983. Sua filha Agustina nasceu em julho de 1984. Cecilia faleceu oito meses depois já que sua doença havia avançado muito e já não havia modo de curá-la.

Seus restos descansam no cemitério da Mariápolis Correia, na localidade de O´Higgins, província de Buenos Aires, onde é visitada por centenas de pessoas e gestantes.

Em 10 de novembro de 2005, a Santa Sé declarou Perrín de Buide, Serva de Deus, dando assim o consentimento para que se inicie sua causa de beatificação e canonização.

quinta-feira, março 01, 2007

Fidel Castro : "Deus é a idéia suprema de bondade e justiça."


Cartas revelam lado religioso de jovem Fidel Castro

Um livro com 21 cartas escritas pelo jovem revolucionário Fidel Castro quando estava na prisão será publicado nesta semana nos Estados Unidos.

Praticamente os únicos textos não-oficiais escritos por Castro de que se tem conhecimento, as cartas revelam que o futuro líder cubano, na época com entre 26 e 28 anos de idade, acreditava fervorosamente em Deus.
Em artigo publicado no jornal americano Washington Post, a co-editora do livro, Ann Louise Bardach, disse que os textos revelam vários talentos de Castro: "Sua incrível erudição, pensamento estratégico e liderança natural".

É a primeira vez que as cartas, material de referência essencial para historiadores, biógrafos e jornalistas, são publicadas em inglês.
As missivas foram escritas entre 1953 e 1955, período em que Fidel Castro ficou preso por ter comandado um ataque contra as forças do então presidente cubano, Fulgencio Batista.
As cartas foram endereçadas à então esposa de Castro, Mirta Diaz-Balart, à meia-irmã Lídia, a uma futura amante e ao pai de um companheiro morto.
Outro destinatário, que recebeu nove dessas cartas, foi o grande amigo e partidário político Luis Conte Aguero.

Aguero publicou um volume contendo as 21 cartas, em espanhol, em Havana, em 1959, meses antes de Castro tomar o poder. No ano seguinte, desiludido, ele fugiria de Cuba.
A correspondência ilustra as transformações no pensamento de Castro com o passar dos anos.
No trecho abaixo, de uma carta escrita para o pai de um companheiro morto, o líder revela uma profunda espiritualidade.
"Não falarei dele como se ele estivesse ausente, ele não está e nunca estará", escreveu Castro. "Aqueles que (...) e generosamente sacrificam sua vida física pelo bem e justiça - como eles podem morrer? Deus é a idéia suprema de bondade e justiça."
Cerca de 15 anos mais tarde, em 1969, Castro proibiria celebrações públicas do Natal em Cuba. A lei ficou em vigor durante 30 anos.
A publicação das cartas acontece num período de grande incerteza política em Cuba.
Em meados do ano passado, Castro foi internado com problemas de saúde e transferiu o controle do país para o seu irmão, Raul.
Há relatos de que o líder, hoje com 80 anos de idade, sofre de câncer no intestino, e estaria à beira da morte.
Seu pai, Angel Castro, figura com quem Fidel teve um relacionamento difícil, morreu de câncer de intestino exatamente aos 80 anos de idade.
O livro The Prison Letters of Fidel Castro é um lançamento das editoras Avalon e Nation.

Noticia : BBC