terça-feira, março 06, 2007

Um grande ESPECTÁCULO chamado "O Manto do Mundo"



Este fim de semana, tive a oportunidade de assistir a um grande Espetáculo promovido pelo o movimento Focolares através das Gen Verde.

Gen Verdee o “O manto do mundo” mostra em palco 24 artistas de 14 países do mundo, que tocam, dançam e recitam.
Depois de “Primeiras páginas” que 10.000 espectadores puderam assistir, há nove anos, nos palcos portugueses, o Gen Verde apresenta-se agora com as “segundas páginas” da aventura da unidade.

“O manto do mundo” é o último trabalho do Gen Verde. Trata-se de um conjunto de cores, de valores, de emoções e de mensagens. Em breves flashes e com uma linguagem simbólica, o espectáculo reflecte algumas etapas do Movimento dos Focolares fundado por Chiara Lubich e, através da dialéctica entre a fé e o agnosticismo, conta fragmentos da história de pessoas que contribuíram para a sua difusão nos cinco continentes. Uma dialéctica que procura encontrar um possível ponto de encontro na base da solidariedade e da fraternidade.

O Gen Verde define-se como um performing arts group que teve início nos anos 60. Actualmente é composto por 24 artistas de 14 países diferentes. Cantam, tocam, dançam, compõem e organizam as suas tournées, pondo em comum a sua bagagem artística e profissional. A sua experiência baseia-se numa opção pelos valores da vida e o seu objectivo é contribuir, através da música, para difundir a mentalidade de um mundo mais unido e mais solidário. Editam discos, dão concertos e realizam espectáculos musicais e tournées internacionais.

Durante os seus 40 anos de actividade, o Gen Verde percorreu o mundo testemunhando através de numerosos espectáculos, que é possível um mundo unido. Encheu salas, teatros, palácios de desportos, estádios, em todos os pontos da terra, anunciando este ideal.

Os seus componentes vão-se revezando ao longo dos anos, e um dos seus trabalhos mais originais são os workshops durante os quais, e durante um dia inteiro, se põem à total disposição do público para trabalhar, ensaiar, compor, cantar ou tocar juntos…

Alguns números: 1200 concertos, 1.400.000 espectadores, 1.500.000 quilómetros percorridos por 23 países, 113 tournées, 300 canções editadas.

A tournée ja está em Portugal e ja actuaram em Santa Maria da Feira, Braga, Torres Novas e amanhã em Coimbra (7/3), sábado em Lisboa (10/3) e Loulé no dia 15/3.

Aconselho vivamente a todos irem assistir, não se arrependeram, garanto !!

(assistir ao video de apresentação em cima e mais informações em : http://www.focolares.org.pt/Gen%20Verde-tournee.html)