Como em qualquer grupo social, também nas pessoas da Igreja há orientações diversas. Umas tendem mais para o futuro, o progresso e as novidades; outras sentem-se melhor no que é tradicional, no passado e nos seus valores. É claro que não há mal algum em ser progressista ou conservador, direitista ou esquerdista, aos mais diversos níveis: social, político, desportivo, litúrgico, eclesial...
O fundamental é o equilíbrio, evitando radicalismos populistas, em que se perde a sensatez e se quebra a unidade.
Então passa-se para o extremismo de alguém se considerar dono absoluto da verdade, achando ser imperativo combater os que pensam e agem diferentemente.
Que mal há em ser conservador ou progressista? Será pecado ter saudades do passado? Poderá ser criminalizado quem tem ânsias de futuro? Certamente que não. É um dever social e eclesial facilitarmos que cada um e cada grupo seja livre nos seus gostos, tendências e opções. O meu respeito pelos que divergem de mim credibiliza o que penso e escolho. Fazer guerra às diferenças de julgar e de agir demostra a própria insegurança e só cria radicalismos que levantam muros, quando deveríamos todos construir pontes.
Vêm-me estas considerações a propósito de uma certa onda de oposição ao Papa Francisco. Trata-se de um relativamente pequeno grupo, mas que levanta alto a sua voz, como sendo os puros católicos, nostálgicos de um modelo rígido de ortodoxia, de regras e práticas com a solidez dos tempos dos nossos avós.
Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, nem que seja o Rei ou o Papa. Todos temos o direito de gostar muito, pouco ou nada do perfil e estilo de Paulo VI ou de João Paulo II, de Bento XVI ou de Francisco. Mas o mandamento cristão de amar o próximo é vinculativo: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.» (Jo 15,12)
E a obediência eclesial não pode estar vinculada a gostos, modas ou sim/antipatias. Cristo identifica-Se com a autoridade da hierarquia da Igreja: «Quem vos ouve, a Mim ouve; e quem vos despreza, a Mim despreza.» (Lc 10,16)
As vozes que se têm feito ouvir contra o atual “servo dos servos de Deus” Francisco, dão a sensação de inventar a definição dogmática da sua própria infalibilidade. A infalibilidade antipontifícia que nenhum Concílio poderá definir. Parafraseando Santa Teresa de Jesus, a verdade só pode estar na humildade, e não em acusações retóricas como a do Arcebispo Carlo Maria Viganò, exigindo a demissão do Papa Francisco.
Perante os nostálgicos que querem voltar à Igreja do antigamente ou os que pretendem sonhar utopicamente com o catolicismo do futuro, importa ter a coragem de responder aos desafios do presente. É no hoje que habita Deus; hoje é o Belém em que Cristo nasce; hoje é o Cenáculo do Pentecostes do Espírito Santo. Nem conservadorismo nem progressismo. Presentismo.
Pe. Manuel Morujão, SJ
quarta-feira, março 06, 2019
sábado, março 02, 2019
E foi assim....
Resultado final :
FC Porto 1 SL Benfica 2
Vê o resumo dos jogo AQUI : https://www.youtube.com/watch?v=wSEcdjoVZRI
FC Porto 1 SL Benfica 2
Vê o resumo dos jogo AQUI : https://www.youtube.com/watch?v=wSEcdjoVZRI
quarta-feira, fevereiro 27, 2019
Uber lança bicicletas elétricas partilháveis esta quinta-feira em Lisboa
A Uber vai disponibilizar as bicicletas elétricas partilhadas da Jump a partir desta quinta-feira em Lisboa . Alexandre Droulers, responsável pelas novas mobilidades da empresa na Europa, já tinha avançado ao Observador em dezembro que a entrada das Jump na capital portuguesa aconteceria o “o mais rápido possível”.
Vê a noticia completa : AQUI
domingo, fevereiro 24, 2019
Casal só come fruta e não lava os dentes há 2 anos
Tudo começou de forma bastante simples. Tina Stoklosa, uma decoradora de interiores natural de Varsóvia, Polónia, decidiu fazer um detox antes do Natal, em dezembro de 2013. Com peso a mais durante toda a sua vida adulta, e a viver constantemente entre períodos de dieta e de comer compulsivamente, a mulher de 39 anos estava à procura de uma receita de um sumo verde quando se deparou na internet com a história de uma rapariga que só comia fruta.
Intrigada, a polaca continuou a pesquisar e encontrou, também online, um grupo de pessoas que seguia o mesmo regime alimentar e que se apelidavam a eles próprios de frugívoros. “A maior parte deles tinha um aspeto incrivelmente saudável e tinham tanta energia que alguns até se tornaram atletas. Decidi experimentar, e só comi fruta durante uma semana antes do Natal”, relata ao “The Sun”.
Vê a notcia completa, AQUI
sexta-feira, fevereiro 22, 2019
Pentecostes do El Grego
Ontem fui (como é habitual nas minhas idas a Madrid) visitar o Museu do Prado. E claro, fui ver um dos meus quadros preferidos: Pentecostes do El Grego
quarta-feira, fevereiro 20, 2019
Madrid lança observatório da cidade
Foi, na semana passada, aprovado o regulamento base para o funcionamento do novo órgão madrileno: o Observatório da Cidade. A capital espanhola passa, assim, a ter um órgão permanente de participação cidadã com competência para debater assuntos da cidade, propor a convocação de consultas populares e fazer recomendações junto da autarquia. Os cidadãos que integrarão o órgão vão ser escolhidos através de sorteio.
O Observatório da Cidade de Madrid nasce como um órgão permanente de participação cidadã. Durante o dia 29, foi aprovado em assembleia municipal o regulamento orgânico do órgão que juntará residentes madrilenos, escolhidos por meio de sorteio, para debater assuntos e desafios da cidade e entregar, depois, recomendações à autarquia.
Veja a noticia completa AQUI
sexta-feira, fevereiro 15, 2019
A FOTO DO SÉCULO
Judeus, muçulmanos e cristãos num abraço de paz. Esta é sem dúvida uma foto que deveria correr mundo e quem sabe mudar mentalidades.
sexta-feira, dezembro 07, 2018
"O artigo 13º não vai acabar com a Internet". A resposta da Comissão Europeia aos youtubers"
Os vídeos publicados pelo wuant e outros youtubers nos últimos dias vieram reacender em Portugal as dúvidas sobre a legislação que está a ser preparada na Europa, mas há muitos argumentos falsos e pressupostos errados.
Veja o artigo completo, AQUI
quinta-feira, dezembro 06, 2018
sábado, dezembro 01, 2018
Jornadas Mundiais da Juventude trazem Papa a Portugal em 2022
O anúncio oficial será feito no Panamá, nas próximas JMJ, que decorrem de 23 a 27 de janeiro 2019.
O Jornal Observador avança que "As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de 2022, presididas pelo papa, vão realizar-se em Portugal, anunciou o site Religionline, adiantando que a região de Lisboa “acolherá os atos principais, nomeadamente o fim de semana de celebração”.
Segundo a mesma fonte, neste fim de semana de celebração participa “cerca de um milhão de jovens de todo o mundo”. A Religionline, que cita “várias fontes eclesiásticas”, afirma que o anúncio oficial será feito no Panamá, nas próximas JMJ, que decorrem de 23 a 27 de janeiro, e nas quais estará presente o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e outros bispos portugueses, para receberem a passagem de testemunho do papa e do bispo da Cidade do Panamá.
Veja as noticias que deram a informação em 1ª mão:
https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-12-01-Papa-pode-vir- a-Portugal-em-2022-para-as- Jornadas-Mundiais-da-Juventude
http://religionline.blogspot.com/2018/12/jornadas-mundiais- da-juventude-com-o.html?m=1
domingo, novembro 25, 2018
sábado, novembro 24, 2018
Hoje, vim visitar o Bom Jesus de Braga!
O Santuário do Bom Jesus do Monte (também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga) localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga, em Portugal. Fica situado nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.
Este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).
Foi elevado a basílica-menor em 5 de julho de 2015. A sua peculiar disposição serviu de inspiração para outras construções, como por exemplo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil. Em 20 de julho de 2015, foi apresentada a candidatura do Bom Jesus a Património Mundial da Humanidade na Comissão Nacional da Unesco.
Em 1 de junho de 2016, foi anunciado que o Santuário do Bom Jesus integra a lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial aprovada pela Comissão Nacional da UNESCO.
A lista indicativa constitui pré-requisito indispensável para a candidatura de bens a Património Mundial. Classificado desde 1970 como Imóvel de Interesse Público, A Direção Regional de Cultura do Norte apresentou em 24 de novembro de 2016 proposta para a ampliação da classificação e eventual reclassificação para Monumento Nacional.
quinta-feira, novembro 22, 2018
Freira polaca que salvou judeus durante a II Guerra morre aos 110 anos
Morreu na semana passada, com 110 anos de idade, a freira Cecylia Maria Roszak, da ordem dominicana. Roszak nasceu a 25 de março de 1908, na Polónia, e entrou para o convento dominicano de “On Gródek” aos 21 anos.
Na década seguinte, em 1938, partiu com um grupo de freiras para estabelecer um novo convento em Vilnius, na Lituânia, mas foram apanhadas pelo irromper da Segunda Guerra Mundial e a ocupação nazi daquele país báltico. Perante a perseguição aos judeus pelos nazis, e sob a orientação da superiora, a madre Bertranda, o grupo manteve escondidos no seu convento 17 membros da resistência judaica.
Muita coisa separava este grupo de freiras católicas dos resistentes armados judeus, esquerdistas, por regra pouco interessados em religião e defensores do sionismo, mas acabaram por se tornar muito próximos.
A noticia completa, AQUI
quarta-feira, novembro 14, 2018
sexta-feira, novembro 02, 2018
Oito em 10 portugueses acreditam em Deus e mais de um terço rezam todos os dias
São 83% os portugueses que acreditam em Deus e mais de 1/3 rezam todos os dias, refere um relatório divulgado segunda-feira pelo centro de análise de dados norte-americano Pew Research Center e veiculado no mesmo dia pelo jornal “Público”.
No que concerne à crença em Deus, a investigação mostra que Portugal se distingue dos países da Europa Ocidental, estando mais próximo, em vários parâmetros, de estados do Centro e Leste do continente. «Portugal é apresentado como o único da Europa Ocidental onde “mais de três em cada dez pessoas inquiridas (44%) manifestam ter a certeza absoluta de que Deus existe”» (38% não assumem a mesma certeza “absoluta”), escreve a jornalista Ana Dias Cordeiro. Arménia (79%), Geórgia (73%), Bósnia (66%), Roménia (64%), Grécia (59%), Sérvia (58%), Croácia (57%), Moldávia (55%) e Polónia (45%) são os nove países em que a percentagem de inquiridos que dizem acreditar, de forma «absoluta», que Deus existe supera a percentagem obtida em Portugal.
A pesquisa foi realizada com 56 mil adultos, em 34 países da Europa Central, Ocidental e do Leste, entre 2015 e 2017. Em cada país foram questionadas cerca de 1400 pessoas. Os resultados revelam que «36% dos inquiridos em Portugal (onde 77% da população cristã diz identificar-se predominantemente com o catolicismo) assumem a religião como “muito importante nas suas vidas” e 37% dizem que rezam todos os dias».
A Grécia é o país onde mais pessoas dizem que a religião é importante na vida delas (55%), encontrando-se, no extremo oposto, a Dinamarca, República Checa e Estónia, (entre 6% e 8% dos inquiridos referiram essa importância). «Portugal aparece ainda entre os dez países onde as pessoas mais dizem que a religião “é uma componente importante da sua identidade nacional”. Afirmam-no 62% das pessoas inquiridas», assinala o artigo.
As diferenças entre os “blocos” central e oriental da Europa relativamente ao Ocidente (nestes casos incluindo Portugal) refletem-se igualmente noutras questões consideradas na pesquisa, como a aceitação de um muçulmano na família, a posição quanto ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a interrupção voluntária da gravidez.
Fonte:Jornal Público
domingo, outubro 28, 2018
quarta-feira, outubro 24, 2018
Drenagem
Na Austrália, eles começaram a testar uma rede de drenagem para evitar que o plástico chegue aos rios e ao oceano. Parece que está a funcionar muito bem!
sexta-feira, outubro 19, 2018
Setúbal : Exposição Salão Nobre na Casa da Cultura
Há uma designer que está a levar o nome de Setúbal a vários pontos do mundo. Chama-se Zaida Piteira e há ano e meio que fundou uma marca de alta joalharia em nome próprio e criou o Terço de Setúbal, uma jóia única e personalizada feita para homenagear a cidade do Sado. O terço foi lançado em julho de 2017 e já esteve em vária feiras internacionais O objetivo da marca Zaida Piteira – Luxury Decor é criar jóias com história e reavivar algumas tradições da cidade. O Terço de Setúbal foi idealizado por Zaida Piteira, uma vez que não existia nenhuma cidade com uma peça identificativa das suas raízes.
A jóia é única, está certificada, registada e numerada e desde que foi apresentado, o terço tem suscitado um grande interesse nos setubalenses, mas também por turistas e estrangeiros, derivado a isso fará todo o sentido esta exposição.
O evento, será no próximo Domingo, dia 21 de Outubro de 2018 pelas 16 Horas no Salão Nobre da casa da Cultura, juntamente com outras joias da designer.
A noticia também pode ser vista, AQUI
quarta-feira, outubro 17, 2018
segunda-feira, outubro 15, 2018
sábado, outubro 13, 2018
É hoje inaugurado as escadas rolantes para ligar Martim Moniz ao Castelo
"Este troço, de 32 metros, com um desnível de 13 metros, representa um investimento da EMEL de cerca de 830 mil euros e insere-se no Percurso da Mouraria, parte integrante do Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo, que irá ligar a Praça do Martim Moniz ao Castelo", avançou a empresa responsável pela mobilidade na capital, indicando que a utilização das"Escadinhas da Saúde" será gratuita."
Veja a noticia do DN, completa AQUI
quarta-feira, outubro 10, 2018
Papa compara aborto a "contratar assassino para resolver problema"
O Papa Francisco condenou esta quarta-feira a interrupção da gravidez, considerando que o ato é semelhante a quem contrata "um assassino profissional para resolver um problema" O pontífice falava na audiência geral realizada todas as quartas-feiras na Praça de S. Pedro, no Vaticano.
Francisco refletiu hoje sobre o quinto mandamento - "Não matarás" -, condenando a "supressão da vida humana no ventre da mãe em nome da salvaguarda de outros direitos".
A noticia da revista Visão, completa AQUI
quinta-feira, setembro 20, 2018
O sapo e a panela
Se colocares um sapo numa panela, e a encheres com água e a colocares ao lume, vais perceber uma coisa interessante: o sapo ajusta -se à temperatura da água, e permanece lá dentro. E continuará a ajustar-se, quanto mais subires a temperatura.
Quando a água estiver perto do ponto de fervura, e o sapo tentar saltar para fora, não conseguirá, porque estará muito cansado devido aos ajustes que teve que fazer. Alguns diriam que o que matou o sapo foi a água a ferver.... o que o matou, na verdade, foi a sua incapacidade de decidir a hora certa de pular para fora.
Pára de te ajustares às pessoas erradas, relacionamentos abusivos, amizades parasíticas, chefias incompetentes, coordenadores de trabalho com mau carácter e tantas situações que vivem " pondo-te em brasa".
Quando já fizeste tudo o que podias, e ainda tens que viver a fazer mais, corres o risco de morrer a tentar, e não alcançar nada.
Sai disso.
Pula fora.
Autor desconhecido
Autor desconhecido
segunda-feira, setembro 17, 2018
quarta-feira, setembro 12, 2018
Pelo terceiro ano consecutivo, há mais gente com fome no mundo
Há cerca de 821 pessoas no mundo a passar fome, a maior parte das quais em África e na América do Sul. Pelo terceiro ano consecutivo, aumentou o número de pessoas com fome no mundo, segundo o último relatório sobre a Segurança Alimentar e Nutrição das Nações Unidas, divulgado esta terça-feira e relativo a 2017.
"A variabilidade do clima, que afecta os padrões da chuva e as estações, bem como extremos climáticos como secas e inundações, estão entre as principais causas do aumento da fome, além dos conflitos e abrandamentos económicos", considera Cindy Holleman, editora do relatório da agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), que divulgou o relatório.
Em números totais, uma em cada nove pessoas passa fome, com 515 milhões na Ásia, 256,5 milhões em África e 39 milhões na América Latina e Caraíbas. Apesar de a erradicação da fome ser um dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas a atingir até 2030, "há sinais alarmantes do aumento da insegurança alimentar e diversas formas de má alimentação", desde a obesidade nos adultos aos atrasos de crescimento nas crianças.
terça-feira, setembro 04, 2018
Carta de um sacerdote católico ao New York Times
Caro irmão e irmã jornalista,
Sou um simples sacerdote católico. Estou feliz e orgulhoso da minha vocação. Há vinte anos que vivo em Angola como missionário. Vejo em muitos meios de informação, sobretudo no vosso jornal, a ampliação do tema dos sacerdotes pedófilos, com investigações de forma mórbida sobre a vida de alguns sacerdotes. Falam de um de uma cidade nos Estados Unidos dos anos '70, de outro na Austrália dos anos '80, e seguida de outros casos recentes... Certamente isto deve ser condenado!
Veem-se alguns artigos de jornal equilibrados, mas também outros cheios de preconceitos e até de ódio. O facto que pessoas, que deveriam ser manifestação do amor de Deus, sejam como um punhal na vida de inocentes, provoca em mim uma imensa dor. Não existem palavras para justificar tais ações. E não há dúvida que a Igreja não pode deixar de estar ao lado dos mais fracos e dos mais indefesos. Portanto, todas as medidas que sejam tomadas para a proteção e a prevenção da dignidade das crianças será sempre uma prioridade absoluta.
Todavia, cria curiosidade a desinformação e o desinteresse para milhares e milhares de sacerdotes que se gastam para milhões de crianças, para muitíssimos adolescentes e para os mais desvantajosos em todo o mundo! Considero que, ao vosso meio de informação não interesse saber que, eu em 2002, passando por zonas cheias de minas, tenha devido transferir muitas crianças desnutridas de Cangumbe para Lwena (em Angola), porque nem o governo se importava, nem as ONG's estavam autorizadas. E penso que também não vos importa que eu tenha tido de sepultar dezenas de criancinhas, mortas na tentativa de fugir das zonas de guerra ou procurando regressar, nem que salvamos a vida a milhares de pessoas no México graças ao único posto médico em 90.000 Km2, e graças também à distribuição de alimentos e sementes. Não vos interessa também saber que nos últimos dez anos demos a oportunidade de receber educação e instrução a mais de 110.000 crianças... Não tem uma ressonância mediática o facto que, com outros sacerdotes, eu tive de fazer frente à crise humanitária de quase 15.000 pessoas guarnições da guerrilha, após a sua rendição, porque não chegavam alimentos nem do Governo, nem da ONU.
Nāo faz noticia que um sacerdote de 75 anos, Padre Roberto, todas as noites percorra a cidade de Luanda e cuide dos meninos da rua, os leve para uma casa de acolhimento na tentativa de os desintoxicar da gasolina e que às centenas sejam alfabetizadas. Não faz notícia que outros sacerdotes, como o Padre Stefano, se ocupem em acolher e dar proteção a crianças maltratadas e até violadas. E nāo é de vosso interesse saber que Frade Maiato, não obstante os seus 80 anos, vá de casa em casa confortando pessoas doentes e sem esperança. Não faz notícia que mais de 60.000, entre os 400.000 sacerdotes e religiosos, tenham deixado a própria pátria e a própria família para servir os seus irmãos num leprosário, nos hospitais, nos campos de refugiados, nos institutos para crianças acusadas de feitiçaria ou órfãs de pais mortos por SIDA, nas escolas para os mais pobres, nos centros de formação profissional, nos centros de assistência aos seropositivos... ou, sobretudo, nas paróquias e nas missões, encorajando as pessoas a viver e a amar.
Não faz notícia que o meu amigo, Padre Marco Aurelio, para salvar alguns jovens durante a guerra em Angola os tenha conduzido de Kalulo até Dondo e no caminho de regresso à sua missão foi cravado de balas; nāo interessa que frade Francesco e cinco catequistas, para ir ajudar nas zonas rurais mais isoladas, tenham morrido na estrada num acidente; não importa a ninguém que dezenas de missionários em Angola sejam mortos por falta de assistência sanitária, por uma simples malária; que outros tenham morrido por causa de uma mina ao ir visitar a sua gente. No cemitério de Kalulo encontramos os túmulos dos primeros sacerdotes que chegaram a esta região...nenhum deles chegou a completar os 40 anos! Não faz notícia acompanhar a vida de um sacerdote “normal” na sua vida quotidiana, entre as suas alegrias e as suas dificuldades, enquanto gasta a própria vida, sem fazer ruído, a favor da comunidade pela qual está ao serviço.
Na verdade não procuramos fazer notícia, mas procuramos simplesmente levar a Boa Nova, aquela que sem ruído iniciou na noite de Páscoa. Faz mais ruído uma árvore que cai do que uma floresta a crescer. Não é minha intenção fazer uma apologia da Igreja e dos sacerdotes. O sacerdote não é nem um herói, nem um neurótico. É um simples homem que, com a sua humanidade, procura seguir Jesus e servir os seus irmãos. Nele existem misérias, pobreza e fragilidade como em cada ser humano; mas existem também beleza e bondade como em cada criatura... Insistir de forma obsessiva e persecutória sobre um tema, perdendo a visão do inteiro, cria realmente caricaturas ofensivas do sacerdócio católico e é disto que me sinto ofendido. Jornalista: procure a Verdade, o Bem e a Beleza. Tudo isto o fará nobre na sua profissão. Amigo... peço-lhe apenas isto...
Em Cristo, Padre Martín Lasarte sdb
“O meu passado, Senhor, confio-o à tua Misericórdia; o meu presente ao teu Amor; o meu futuro à tua Providência”.
domingo, setembro 02, 2018
Nascer do sol só às 9h? Pode acabar o horário de inverno!
A Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora, depois de essa ter sido a vontade expressa por uma grande maioria dos europeus na consulta pública lançada este verão, anunciou o presidente do executivo comunitário.
“Milhões de cidadãos disseram que não querem continuar a alterar o relógio. A Comissão Europeia vai fazer o que eles dizem. Seguir-se-á proposta legislativa”, anunciou Jean Claude Juncker, através da conta de uma das suas porta-vozes no Twitter.
Em declarações à estação televisiva alemã ZDF, Juncker acrescentou que “quando se consulta os cidadãos sobre algo, convém de seguida fazer aquilo que eles desejam“.
A consulta pública online sobre a mudança de hora, lançada pela Comissão Europeia em julho e concluída em 16 de agosto, teve uma participação recorde na União Europeia, com mais de 4,6 milhões de contributos.
Uma maioria “muito clara” de 84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança de hora, de acordo com resultados preliminares hoje divulgados pela CE.
As disposições atuais relativas à hora de verão na UE exigem que os relógios sejam alterados duas vezes por ano, para ter em conta a evolução dos padrões de luz do dia e tirar partido da luz do dia disponível num dado período.
Atualmente, todos os países-membros mudam para a hora de Verão no último domingo de março e mudam para a hora de Inverno no último domingo de outubro, de modo a manter uma harmonização do horário em todo o espaço da União Europeia.
Fonte : aeiou.pt
sexta-feira, agosto 31, 2018
Conferências episcopais do mundo manifestam apoio ao Papa
Várias Conferências episcopais do mundo escrevem ao Papa assegurando seu apoio, em comunhão com o compromisso do magistério de Francisco no combate aos abusos. ( na foto Cardeal Daniel DiNardo)
PHOTO
Comunhão, colegialidade, apoio, fidelidade, proximidade, colaboração: são os termos mais presentes nas cartas abertas que as Conferências episcopais do mundo enviaram e estão enviando nestas horas ao Papa Francisco. As missivas têm lugar após a publicação do documento do arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio apostólico nos EUA, que acusa o Santo Padre e alguns purpurados de ter acobertado o caso do cardeal Theodore McCarrick. Acusado de abusos contra menores, em 27 de julho o Papa aceitou a renúncia do purpurado ao título de cardeal e dispôs a suspensão do mesmo de qualquer ministério público.
Apreço pela atuação do Papa
Os episcopados expressam sua proximidade ao Papa: os bispos do Peru, por exemplo, ressaltam seu “fraterno e episcopal apoio à lúcida, corajosa e firme modalidade” que o Papa tem “de conduzir a barca de Pedro”. Trata-se de um apoio necessário “diante da tentativa de desestabilizar a Igreja e seu ministério”. Na mesma linha, também o Conselho episcopal latino-americano – Celam – que, numa carta de 26 de agosto, agradece ao Papa Francisco por seu “serviço repleto de abnegação pela Igreja” e oferece ao Pontífice “fidelidade, proximidade e colaboração a fim de que a verdade resplandeça acima de todo e qualquer pecado”.
Veja a noticia completa AQUI
quarta-feira, agosto 29, 2018
Oceanário de Lisboa considerado o melhor do mundo pela terceira vez
O Oceanário de Lisboa foi eleito ontem, pela terceira vez, o ‘Melhor Aquário do Mundo’ pelo Travelers’ Choice 2018, do TripAdvisor.
Com 33.854 reviews no maior site de viagens do mundo, o Oceanário de Lisboa tem uma avaliação global de 4,5 em 5. Do total das críticas, 64% classificam o Oceanário de Lisboa como ‘Excelente’ e 27% como ‘Muito Bom’. “Ótima experiência para todos”, “muito bem organizado, sítio lindo”, “experiência lúdica única” ou “melhor oceanário que já vi” são alguns dos comentários escritos pelos visitantes.
O Oceanário de Lisboa, que celebra este ano o seu 20.º aniversário, já tinha sido eleito o Melhor Aquário do Mundo pelo TripAdvisor em 2015 e em 2017.
Pode ver o site do Oceanário, AQUI
segunda-feira, agosto 27, 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)


























