terça-feira, fevereiro 04, 2025

SING SING , o melhor filme do ano.

 
Inspirado numa história verídica, este drama segue Divine G (Colman Domingo, nomeado para o Óscar de melhor actor), um homem enviado para a prisão de segurança máxima de Sing Sing, em Nova Iorque, para cumprir uma pena de 25 anos por um crime que não cometeu. 

Enquanto esperava provar a sua inocência, encontrou um novo alento ao participar num programa de reabilitação através das artes disponibilizado pela instituição.

Juntamente com outros reclusos, Divine G criou uma peça de teatro que os fez encarar os sentimentos e as vulnerabilidades uns dos outros, proporcionando-lhes a possibilidade de se reconciliarem com o passado, com o mundo e, mais importante do que tudo o resto, consigo mesmos. Estreado no Festival de Cinema de Toronto, "Sing Sing" tem realização de Greg Kwedar e foi considerado um dos dez melhores filmes de 2024 pelo National Board of Review e pelo American Film Institute.

Foi ainda nomeado para vários prémios, incluindo cinco Critics' Choice Awards, três Independent Spirit Awards e três Óscares, nas categorias de actor, argumento adaptado (Kwedar, Clint Bentley, Clarence Maclin e John Divine G Whitfield, a pessoa real por detrás do filme) e canção (Abraham Alexander e Adrian Quesada pela música Like a bird).