quarta-feira, março 07, 2007

ENCONTRO VIDA VERDE 2007



13, 14 e 15 de Abril de 2007
Quinta Cabeça do Mato
Vila Seca - 3420 Tábua (Coimbra)

VIDA VERDE - INTRODUÇÃO, FILOSOFIA E OBJECTIVOS:
O que é o Vida Verde:

Vida Verde é um Encontro exclusivamente dedicado à partilha de práticas ecológicas, em que uma das finalidades é informar, sensibilizar e proporcionar a todos os participantes os conhecimentos e a sabedoria para viver uma vida mais Simples, Natural e Sustentável, que esteja em harmonia com a Natureza e com as pessoas.

A crescente instabilidade social e económica no planeta, cujas repercussões agravam severamente o ambiente, levam a que cada vez mais indivíduos e famílias comecem a procurar formas alternativas de vida que não sejam destrutivas e que, acima de tudo, sejam mais equilibradas, sustentáveis e justas, a nível ambiental e social.

Face às irreversíveis alterações climáticas e consequentes necessidades de adaptação, urge criar novos paradigmas de vida que minimizem ao máximo o impacto negativo no ambiente natural e social. Para que isto seja possível é necessário reduzir o consumo, reaproveitar recursos recicláveis evitando todos os desperdícios, reflorestar e adoptar métodos de agricultura ecológica, utilizar energia de fontes renováveis retendo-a ao máximo, implementar economias locais auto-reguladas e independentes dos macro-sistemas económicos, entre muitas outras abordagens mais sustentáveis.

Objectivos essenciais:

O Encontro Vida Verde tem como um dos objectivos principais proporcionar oportunidades de aprendizagem, sensibilização e ensinamento para que se espalhe o "bicho ecológico prático", sabendo fazer bem para respeitar e recuperar a Natureza e a dignidade Humana.

Pretendemos também a nível nacional e através de várias formas, providenciar diversos tipos de apoios ao desenvolvimento e/ou criação de eco-comunidades, tais como eco-quintas e eco-aldeias, incluindo educar e transformar mentalidades das populações locais e apoiar um desenvolvimento natural e sustentável em relação às mesmas.

Em cada ano o Encontro Vida Verde é organizado unicamente em eco-comunidades formadas ou em formação que tenham os mesmos objectivos éticos e de sustentabilidade que o Vida Verde, de modo a as apoiar de todas as formas possíveis para que sejam mais conhecidas, tenham mais e melhores "ferramentas" para o seu desenvolvimento e sejam mais apoiadas tanto pela população local, como por voluntários de outras zonas.

Existem outros objectivos que estão a ser ponderados, como a criação de uma cooperativa, de forma a poder-se estimular e ajudar mais ainda as eco-comunidades já formadas ou em formação.

Destino dos recursos monetários dos eventos:

Todos os recursos monetários que o Vida Verde tiver obtido através dos eventos que organiza ou outros meios, serão utilizados em exclusivo para ajudar a organizar futuros eventos, para apoiar a eco-comunidade onde os eventos são realizados e para apoiar outros presentes e futuros eco-projectos ligados ou não ao Vida Verde. Nenhum membro do evento recebe qualquer tipo de remuneração, sendo este um evento exclusivamente de trabalho voluntariado, que visa servir a Natureza e as pessoas.

Filosofia:

Acreditamos que para a construção e desenvolvimento de uma comunidade verdadeiramente sustentável, devem ser prioridades a adopção e implementação de critérios e práticas que respeitem o Planeta, a Humanidade, os Animais não-humanos e a Mãe Natureza como um todo.

No desenvolvimento do Encontro Vida Verde, guiamo-nos pela filosofia de que sempre que possível, re-utilizar e/ou utilizar-se somente produtos, materiais e métodos o mais naturais e ecológicos possíveis, que não sejam prejudiciais à saúde das pessoas nem à dos animais e ao Ambiente, que respeitem e estejam em sintonia com a Natureza.

No Encontro Vida Verde, pretendemos que, através de técnicas naturais mas tecnologicamente avançadas (ex.: utilização da Permacultura, energias renováveis, etc), seja possível um regresso às origens, onde a Humanidade e a Natureza possam finalmente co-existir em harmonia, num espiríto de comunhão de profunda paz e solidariedade.

Metodologia de participação:

Este trata-se de um encontro de todos, para todos e com todos os presentes, não se trata de assistir ou consumir um programa, mas um modo de estar activa e participativamente; o encontro será aquilo que os participantes que se revejam nos objectivos quiserem fazer dele, sem hierarquias, sem cargos, com funções flexíveis e adaptáveis às necessidades de cada momento.

Todos os participantes são convidados a, ao longo do encontro, fazerem voluntariado em algumas das tarefas do evento, como ajudar a cozinhar, preparar workshops, estructuras, etc.

O voluntariado, colaboração e participação de TODOS é importante.

Para informações completas, veja o site do Vida Verde:
http://vidaverde.eco-gaia.net