quinta-feira, agosto 30, 2007

Foram avisados......e a pouca vergonha continua !



ORDEM DOS MÉDICOS

Pedro Nunes preocupado com «banalização» do aborto
O bastonário da Ordem dos Médicos discorda da realização de abortos com recurso a medicamentos nos centros de saúde. Pedro Nunes diz que há o risco de uma banalização da interrupção voluntária da gravidez como método de contracepção.


O bastonário considera também que os centros de saúde podem não ter condições para tratar as pacientes caso a situação se complique. «Não está em causa a qualidade técnica e a capacidade dos médicos de família, mas é preciso perceber que quando as coisas se complicam deve haver um acesso imediato a uma estrutura hospitalar dotada de ginecologia/obstetrícia», salienta.

Pedro Nunes realça o «risco relevante» que correm os médicos de família ao realizarem o aborto com recurso a medicamentos e aconselha estes profissionais a reflectirem antes de avançarem para esta intervenção.O bastonário da Ordem dos Médicos adianta ainda que se «está a banalizar excessivamente o acto da interrupção voluntária da gravidez», alertando para o «o efeito negativo» de tornar o aborto a regra e «um substituto da contracepção». «Se isso acontecer é do ponto de vista humano, médico e técnico muito grave para o país», defende. (...)

Noticia : TSF

quarta-feira, agosto 29, 2007

O imprevisível palco da vida


Hummmmmm……..

Observo o mundo, a vida é um palco que insiste em não fechar as curtinas. Todos os dias as luzes acendem-se, a plateia está completa e nós fazemos o nosso papel de actores, como se fossemos sempre os protagonistas, num rodopio de situações que nos colocam à prova das nossas capacidades como seres humanos.

Por vezes envolvemo-nos em dramas onde choramos e sofremos, por vezes comédias onde a alegria abunda e o sorriso é o adereço principal desse acto teatral.

A peça hoje começou, tal como todos os dias; o dia nasceu e eu subi ao palco, sem drama, sem comédia…o verdadeiro fascínio deste acto que é Viver é que nunca sabemos o que vamos interpretar ou com quem vamos contracenar. Não temos textos decorados, não temos guião, nem sequer temos tempo de entrada ou saída neste palco;

Na cena da tarde contracenei com um personagem novo, um homem de sorriso bonito e de voz simpática…contracenámos só os 2, juntos, por várias horas….intensas, direi, as conversas que trocámos, misteriosas ,direi eu, as sensações provocadas…

Conhecer alguém novo que nos desperta interesse é muito bom; há sempre tanto tema para falar, para perguntar ou simplesmente para observar. O diálogo sustenta-se pela inata curiosidade dos actores; o diálogo é longo, recheado de informações que pouco a pouco se transformam em imagens virtuais, em cenários imaginários e em explosões de ar e fogo que culminam numa sensação de satisfação insatisfeita de querer mais, e mais, e mais…

A cena acaba, os actores despedem-se e de repente num rasgo de lucidez ambos sabemos que não podemos voltar atrás para repetir o mesmo diálogo, ou satisfazer as mesmas curiosidades…quem sabe, amanhã, somos novamente chamados ao imprevisível palco da vida para interpretar mais um capítulo…

As curtinas continuam abertas, eu retirei-me, vou dormir, e vou talvez sonhar com um sorriso bonito.

Rita

3 da manhã, 26 Mar. 06

terça-feira, agosto 28, 2007

Parabéns Nélson Évora

O jovem português Nélson Évora com 17,74 metros celebra com a bandeira portuguesa a medalha de ouro no triplo salto conquistada ontem nos Campeonatos do Mundo de Osaca, a decorrer no Japão.

Évora ganhou a prova no terceiro ensaio com um triplo salto de 17,74 metros. Com esta distância, o atleta português fez a segunda melhor marca da temporada e acrescentou 23 centímetros ao recorde nacional.

Foto: Ruben Sprich/Reuters

segunda-feira, agosto 27, 2007

Chimpanzés




Tão bom seria se todos os Seres Humanos se portassem como estes Chimpanzés.

sexta-feira, agosto 24, 2007



Desde sempre que defendo o valor Ecumênico.
E o caminho para este grande valor passa não por impor nada a ninguém ,mas sim por um entendimento natural entre pessoas civilizidas .

quinta-feira, agosto 23, 2007

O Planeta agradece



O Planeta agradece é um blog excelente que apela a sensabilização para as questões ambientais, a não perder em :

http://oplanetaagradece.blogs.sapo.pt/

quarta-feira, agosto 22, 2007

Oração do Pobre


Oxalá, Senhor, que ouças a minha voz.
Aqui estou.
Sem grandes palavras para dizer.
Sem grandes obras para oferecer.
Sem grandes gestos para fazer.
Sozinho aqui. Sozinho.
Contigo.
Receberei aqui que me queiras dar:luz ou sombra.
Sorte ou adversidade.Alegria ou tristeza.
Calma ou dificuldade.
E receberei sereno,com um coração sossegado,porque sei que tu, meu Deus,também és um Deus pobre.
Um Deus que não exige, mas que convida.
Que não força, mas que espera.
Que não obriga, mas que ama.
E eu mesmo farei no meu mundo,com os meus amigos, com a minha vida:aceitar o que vier como um presente.
Eliminar do meu dicionário a exigência.Perguntar aos outros: “O que precisas?”“Que posso fazer por ti?”E dizer poucas vezes “quero” ou “dá-me”.
E assim avanço, Deus: Aqui,sem mais nada, sozinho.Em silêncio. Contigo, meu Deus pobre.

segunda-feira, agosto 20, 2007

Trabalho nas horas


Funcionários de uma empresa de limpeza lavam a cara do mítico e conhecido Big Ben, o relógio da torre do Parlamento inglês, em Londres. Esta é mais uma acção de limpeza faz parte do programa de manutenção pelo qual o Big Ben passa todos os anos.

Foto: Stephen Hird/Reuters

quarta-feira, agosto 15, 2007

sexta-feira, agosto 10, 2007

A eutanásia em questão


Ficámos recentemente a saber, pela imprensa, que 80 por cento dos médicos oncológicos portugueses se recusariam a praticar a eutanásia, mesmo que para tal fossem solicitados.
Por eutanásia propriamente dita deve entender-se o acto de matar deliberadamente um doente incurável para pôr fim ao seu sofrimento, quer dizer, por razões de piedade. Dela se aproxima o suicídio assistido: a intervenção mortal de alguém é, nesse caso, feita a pedido do doente referido.
O estado actual da opinião médica merece respeito; mas, seja ele qual for, é preciso admitir, sem ambiguidades: a eutanásia e o suicídio assistido põem em causa a inviolabilidade da vida humana, bem jurídico que dá lugar ao primeiro dos direitos fundamentais na ordem da existência, o direito à vida.
A nossa Constituição e os textos jurídicos internacionais protegem a vida. Cita-se, em apoio desta afirmação, o art. 24.º da CRP, o art. 3.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o art. 2.º da Convenção Europeia dos Direitos do Homem e o art. 6.º do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.
Os dois últimos instrumentos citados deram lugar, aliás, a um movimento em favor da abolição da própria pena de morte, traduzido na aprovação dos Protocolos Adicionais n.º 13 e n.º 2, respectivamente, à Convenção Europeia e ao Pacto Internacional.A inviolabilidade da vida humana é assim um direito das pessoas e um princípio da comunidade. Este princípio contesta os dois postulados antropológicos em que se baseia a defesa da eutanásia voluntária e do suicídio assistido, a saber: 1) nalgumas circunstâncias, morrer é um bem e viver é um mal; 2) o ser humano tem o direito de escolher arbitrariamente ocasionar a morte a si ou aos outros.
Como ofensas a um bem jurídico fundamental, a eutanásia voluntária e a ajuda ao suicídio constituem actos gravemente anti-sociais. Por isso, o Código Penal os incrimina, nos seus arts. 134.º e 135.º, respectivamente.
A precisão dos conceitos é aqui muito importante: a eutanásia voluntária e o suicídio assistido, condutas consideradas contrárias à inviolabilidade da vida humana, não devem confundir-se com a renúncia ao excesso terapêutico.
A renúncia ao excesso terapêutico consiste, convém esclarecer, na decisão de, ante a iminência de uma morte inevitável, rejeitar em consciência tratamentos que significariam apenas um alargamento precário e penoso da vida, sem interromper entretanto os cuidados normais que se devem dispensar ao doente: nunca é lícito deixar de alimentar alguém.
O testemunho vivo pode ajudar-nos nestas questões? Sem dúvida. O convívio com doentes crónicos graves, com doentes terminais, que amam mais a vida do que a morte, é um complemento indispensável para o rigor exacto mas demasiado frio, por si só, das distinções aludidas.
Certamente, não se pode ignorar que a dor prolongada é difícil de suportar e que outras razões de índole psicológica podem turvar a mente até levar uma pessoa a pensar que pode, legitimamente, pedir a morte ou ocasioná-la aos outros, e fazê-lo também de boa fé. O suicídio e o homicídio resultantes podem também, aliás, não ser imputáveis pelas circunstâncias em que foram cometidos.
Não obstante, assassinar um pobre doente é inadmissível para o direito. Este é um princípio civilizacional que merece ser defendido. A bem da vida de todos: da minha e da dos leitores.

Paulo Adragão
Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto

quinta-feira, agosto 09, 2007

Multifestival Gaudeo 2007



Começa hoje, no Centro Pastoral Paulo VI e vai até ao próximo domingo um verdadeiro encontro de várias artes, música e palestras.

Fui convidado, para orientar um sessão e lá estarei no dia 11 de Agosto, pelas 17 horas para falar da "Vida ....como um dom de Paz"

O Multifestival GauDeo traz consigo muita alegria, cor, convívio e propostas celebrativas, formativas e festivas.
Além do programa geral, o Multifestival GauDeo tem ainda três programas específicos: GauDeo Kids, Gaudeo Teen e Gaudeo tour.

O tema da edição deste é ano é "No Olhar... o Segredo da PAZ!"

Os concertos de música cristã serão, mais uma vez, uma aposta forte no sentido de contribuir para que todos possam experenciar um encontro pessoal com Jesus e acreditar num Deus sempre Vivo, Presente e Actuante na vida dos homens tão sedenta de PAZ.

terça-feira, agosto 07, 2007

75 000 visitas

75.000 visitas


Este blog regista hoje 75.000 visitas, o que dá o mote e o motivo para estas breves linhas. Esse score merece ser assinalado e festejado por várias razões.

Em primeiro lugar, não é inútil sublinhar o valor político – democrático e participativo – da blogosfera, como espaço do debate público. Não substitui, evidentemente, os necessários mecanismos formais e representativos de mediação política, nem o tradicional campo dos meios de comunicação social como lugar da expressão da opinião pública. Todavia, é um instrumento salutar de liberdade e pluralismo.

Em segundo lugar, o blog http://relances.blogspot.com colocou-se na linha da frente do actual combate cultural, em tornos das causas que conformarão a paisagem moral e política do futuro: entre elas, a dignidade e inviolabilidade da vida humana e o valor da família. E participou com nobreza e coragem neste debate.

Neste sentido, é devida uma palavra de agradecimento ao Cláudio Anaia. Porque arriscou, empreendeu e avançou contra-corrente. Porque não se calou, ante a ameaça dos inimigos ou os “avisos” dos amigos. Porque não desiste e porque resiste. E porque o faz com aquele seu desassombro desconcertante.

Alexandra Teté

segunda-feira, agosto 06, 2007

Torneio Guadiana 2007



O "meu" Benfica ganhou a Edição 2007 do Torneio do Guadiana em Futebol.

Vitória num sempre animado derbi contra o Sporting

domingo, agosto 05, 2007


Milhares de pessoas mascararam-se hoje para participar parada de inauguração do festival de Verão de Bogotá que este ano assinala os 469 anos da fundação da capital columbiana.
©Reuters

quinta-feira, agosto 02, 2007

Mercado de Rua "Marquês de Pombal"




Na cidade onde moro, o Barreiro, irá encerrar no final do mês o principal mercado de vendedores ambulantes. E o problema é que a Autarquia não apresenta alternativas para a sua futura localização.

Por isso, esta situação tem sido muito falada no concelho e envolta em pólemica.

Entretanto recebi, do meu querido amigo Cabós Gonçalves uma proposta muito interessante para a futura localização e que tem desde ja o meu apoio.

Pormenores em : http://www.mercadomarquezdepombal.blogspot.com/

quarta-feira, agosto 01, 2007

Vamos ajudar o Pedro Freitas



O Relances associa-se na ajuda para a recuperação do Pedro Freitas.

O Pedro teve um acidente que o deixou tetraplégico e sem movimentos em 90% do corpo, e pede ajuda de todos na sua recuperação, não hesite e vá a http://www.pedrofreitas.org/

Aqui fica um pouco da sua história contada pelo o próprio :

Descrição do acidente - Mergulho

Sou um jovem, com 28 anos, actualmente tetraplégico, devido a um mergulho ocorrido no período de férias na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, Brasil.
Após um longo ano de trabalho resolvi gozar as minhas férias junto com mais três amigos durante doze dias no Carnaval do Rio. Tive três óptimos dias nesta linda cidade de contrastes, ao quarto dia resolvemos passar mais uma tarde na praia antes dos festejos.

Tudo corria bem, até que quando brincava com um amigo, ele molhou-me com água de côco, e eu resolvi correr atrás dele entrando pelo mar a dentro e tentando alcançá-lo, ambos mergulhamos, ele à frente e eu imediatamente atrás chegando mesmo a tocar no pé direito dele antes de esbarrar violentamente no banco de areia que mudou a minha vida. Ninguém se apercebeu do que havia sucedido até que o meu corpo após cerca de dois longos minutos submerso subiu à superfície com a cabeça voltada para baixo na mesma posição em que embati na areia, foi então que alguém se apercebeu e imediatamente me socorreu puxando o meu corpo para a praia onde se juntou um aglomerado de pessoas à minha volta.

A medida que os segundos passavam, tinha mais certeza de que algo grave havia sucedido comigo o meu corpo não reagia e a expressão e curiosidade das pessoas servia de confirmação ao meu desespero.
Como sempre existe alguém bom que nos ajuda e nos marca pela positiva, foi assim que conheci um jovem brasileiro que apercebendo-se da gravidade da situação tomou iniciativa de me ajudar tratando ele próprio de chamar a ambulância que me conduziu ao hospital, rapaz este que mais tarde tornará a ajudar-me.Entretanto seguiram-se 45 longos minutos no percurso da praia, até ao hospital, aqui senti pela primeira vez o dissabor da impotência de nada poder fazer perante a falta de consciência dos outros, a minha vida já não estava na minha mão.

Uma discussão parva se seguiu, os profissionais!... Que compunham a equipa técnica da ambulância discutiam quem preencheria os documentos referentes ao serviço que estavam a prestar acabando por ser o próprio motorista a preencher os referidos documentos ainda no local do acidente. Para complicar a situação arrancamos continuando a discussão entre os referidos elementos, agora por causa do trajecto a efectuar, a juntar a tudo isto era dia de Carnaval na sua capital (Rio de Janeiro).

Finalmente, cheguei ao Hospital Miguel Couto, onde continuou o pesadelo, sai da ambulância e fui levado por um maqueiro que corria comigo sem se aperceber que me estava a torturar com todos os solavancos e corridas que dava pelo corredor do hospital dizendo-me uma frase que nunca mais esquecerei (aqui todo mundo corre e ninguém morre) abandonando-me friamente. Apercebi-me então que estava numa fila de macas onde se fazia a triagem dos mortos vivos que haviam chegado aquele triste terminal.
Fui me apercebendo que a triste realidade a minha volta eram sítio de dor, desespero e tristeza profunda inimaginável para mim até então. De onde uns não saem e outros ficam marcados para sempre.

Ao fim de algum tempo de espera fui finalmente atendido:Tentaram algaliar-me, sem sucesso não conseguindo, tendo feito um trajecto paralelo. Mais tarde na clínica Day Hospital colocaram uma sonda para drenagem na região supra púbica.Após ter tirado várias radiografias chegaram a conclusão de fractura na cervical a nível C5 e C6 e luxação no ombro direito. De seguida reduziram a luxação do ombro.Após estes primeiros (cuidados) permaneci na maca durante dois dias, onde praticamente não recebi cuidados médicos.
Finalmente, sem saber para onde ia, fui transferido de emergência para a clínica Day Hospital. Nesta clínica fui bem tratado e voltei a ter contacto com pessoas humanas a minha volta, todos os colaboradores da mesma eram bastante simpáticos, acessíveis, mostrando sempre disponibilidade pra me socorrer.

Aqui encontrei amigos entre os quais o maior deles, o meu pai que havia chegado pra estar ao meu lado, neste momento tão difícil das nossas vidas pois ele nunca me abandonou.Quem diria que apôs seis dias de me deixar no aeroporto da portela em Lisboa o meu pai me haveria de encontrar tetraplégico no Rio de Janeiro, bem longe de casa.É caso pra dizer que a vida é uma caixinha de surpresas e que nunca sabemos a sorte que temos, mas também nunca devemos desistir de tentar alcançar a sorte, com base nos valores princípios e educação que temos.
Nesta altura tudo era muito difícil, as permanentes e sucessivas aprendizagens sobre a minha nova realidade, eram como pesadelos que me potenciavam o sofrimento, todas as novas descobertas eram uma desgraça, esta que ainda hoje tento lhe por um fim. A descoberta da imobilidade a incontinência e a dependência gerada por esta nova realidade gerou um cataclismo ininterrupto de vivências tristes que me fizeram mergulhar numa tristeza com uma dimensão que eu desconhecia até então...

Recordo esta clínica com carinho, pois a seguir a casa foi o melhor sítio que encontrei pra viver.Ao fim de quinze dias de ser operado fiz o meu primeiro levante, uma experiência terrível pois não conseguia suster o peso da cabeça, no entanto, as aparentes melhoras não chegavam minimamente pra me animar a tontura, a falta de força pra respirar a imobilidade a minha nova companheira nem os braços me deixava levantar.

Todos me tentavam animar a maioria nem sabia como haveria de o fazer todas as palavras iam no sentido da força e da paciência que tu vais conseguir, na verdade não me conseguiam esconder uma forte preocupação e tristeza, pois à semelhança de mim próprio a crueldade dos factos era clarividente e tinha um carácter que se não definitivo me acompanhara durante muito tempo.O mesmo rapaz que me tinha ajudado na praia com a ambulância e sua namorada são os maiores responsáveis pela minha vinda para a clínica Day Hospital, visitando e acompanhando-me do início ao fim da minha estadia.