
Este blog regista hoje 75.000 visitas, o que dá o mote e o motivo para estas breves linhas. Esse score merece ser assinalado e festejado por várias razões.
Em primeiro lugar, não é inútil sublinhar o valor político – democrático e participativo – da blogosfera, como espaço do debate público. Não substitui, evidentemente, os necessários mecanismos formais e representativos de mediação política, nem o tradicional campo dos meios de comunicação social como lugar da expressão da opinião pública. Todavia, é um instrumento salutar de liberdade e pluralismo.
Em segundo lugar, o blog http://relances.blogspot.com colocou-se na linha da frente do actual combate cultural, em tornos das causas que conformarão a paisagem moral e política do futuro: entre elas, a dignidade e inviolabilidade da vida humana e o valor da família. E participou com nobreza e coragem neste debate.
Neste sentido, é devida uma palavra de agradecimento ao Cláudio Anaia. Porque arriscou, empreendeu e avançou contra-corrente. Porque não se calou, ante a ameaça dos inimigos ou os “avisos” dos amigos. Porque não desiste e porque resiste. E porque o faz com aquele seu desassombro desconcertante.
Alexandra Teté