segunda-feira, novembro 28, 2011

Carteira da rivalidade



Sim, é verdade que fiquei muito contente da vitória do "meu" Benfica no passado sábado sobre o Sporting . Mas.... não é só isso que me faz ser do Glorioso.

Cito :" São coisas assim que, tanto ou mais que uma vitoria, me fazem ficar orgulhoso de SER BENFIQUISTA. São as acções que nos tornam grandes, não as palavras "

sábado, novembro 26, 2011

Tabaco. Imagens chocantes podem constar dos maços portugueses no próximo ano



Os maços de cigarros em Portugal poderão vir a conter imagens chocantes, uma medida em estudo no âmbito da revisão da diretiva do tabaco que deverá ser aprovada no próximo ano, anunciou hoje o comissário europeu da saúde.

Durante a apresentação, em Lisboa, do balanço de uma campanha europeia antitabagista, John Dali anunciou que vai entregar para o ano uma revisão da diretiva do tabaco, na qual pretende introduzir regulamentação sobre cigarros eletrónicos, alterações nas mensagens dissuasoras do consumo e reforço da proibição de venda a menores de 16 anos.

A legislação existente sobre a inclusão de imagens chocantes (de doenças graves em fumadores) permite que os países possam voluntariamente adotar, ou não, esta medida.

Atualmente são sete os países que usam este tipo de imagens nos maços de cigarros, tendo sido França e Espanha os últimos a aderir, explicou, acrescentando que o que se pondera nesta revisão é tornar a aplicação da lei obrigatória e não voluntária.

Outra preocupação do comissário europeu diz respeito ao acesso que os jovens têm à compra de tabaco, pelo que defende formas efetivas de limitar o acesso de menores de 16 anos às máquinas de venda de cigarros.

Uma das possibilidades em estudo é a introdução de máquinas que desbloqueiem através da leitura do cartão de identificação do comprador, à semelhança do que acontece na Alemanha.

Outro exemplo dado foi o da abolição das máquinas, como aconteceu em França, passando o tabaco a ser de venda exclusiva aos balcões.

Sobre os cigarros eletrónicos, John Dali foi um pouco mais vago, admitindo não saber ainda exatamente que medidas propor, mas não tem dúvidas de que deve ser regulamentado o seu uso, porque "não deixa de ser um cigarro prejudicial à saúde".

Uma possibilidade aventada é a de restringir a sua comercialização, como nos cigarros com aromas aliciantes (chocolate ou frutas por exemplo).

Com estas medidas a Comissão Europeia "não está a banir o tabaco, mas a tentar empurrar os jovens para uma vida saudável, mostrando o seu lado mais atrativo", afirmou John Dali.

O comissário europeu lembrou que desde que começou a ser aplicada legislação sobre o consumo do tabaco, os números do consumo na Europa têm vindo a baixar, uma tendência que espera conseguir manter.

Alem disso, acrescentou, as estatísticas revelam que alguns negócios, como a restauração, aumentaram nos países com leis mais restritivas, como é o caso da Irlanda.

A explicação é simples, na opinião de John Dali, que aponta o exemplo: as famílias começaram a ir mais a restaurantes, onde antigamente não iam por estarem cheios de fumo dos cigarros.

Fonte : Jornal I

quarta-feira, novembro 23, 2011

Uma PAIXÃO chamada : BENFICA



(Nova música do Benfica)

Letra

Somos liberdade, somos raça e ambição
Somos lealdade, somos força e coração
Somos um por todos e todos por um
Somos como mais nenhum
Somos vontade, somos crença e paixão
Somos amizade, somos tempo e tradição
Somos muito mais que aquilo que se diz
Somos a bandeira de um País
Benfica, Benfica, Benfica Sempre!
Benfica, Benfica, Benfica Sempre!
Benfica, Benfica Sempre!
Temos a esperança a força e o saber
Temos confiança, temos o poder
Temos a vontade e a pressa de chegar
Temos asas para voar
Temos um passado, um presente e um futuro
De branco e encarnado, a força de um muro
Somos a glória, somos a fé
Somos SLB!
Benfica, Benfica, Benfica Sempre!
Benfica, Benfica, Benfica Sempre!
Benfica, Benfica Sempre!

domingo, novembro 20, 2011

Cinema


TOP FIVE

Num futuro próximo, a genética veio revolucionar a vida humana ao conseguir manipular o gene do envelhecimento. Assim, após os 25 anos ninguém envelhece. Mas, para evitar problemas de sobrepopulação, a morte passa a depender do tempo que cada um tem, tempo esse que passou a servir de moeda de troca, substituindo o dinheiro. Compra-se tempo, ganha-se tempo, compra-se com tempo, vende-se por tempo.

"Sem Tempo" é um thriller futurista, deixando-nos envolvidos com a história. A ideia de que "tempo é dinheiro", neste caso, "vida" é bastante intrigante.

O filme estabelece, claramente, um paralelismo com o Mundo actual, onde as diferenças entre ricos e pobres são gritantes e a teoria “os mais fortes sobrevivem, aniquilando os mais fracos” é bastante evidente e motivo de reflexão.

Vê o trailer do filme AQUI

quinta-feira, novembro 17, 2011

LUZ



Podemos escolher ficar no quentinho, onde é fácil estar e a luz nos aquece e ilumina. Ou podemos deixar-nos questionar pelos sinais que surgem no céu, pelos exemplos que recebemos dos outros e arriscar sair, seguindo o exemplo de quem saiu antes de nós. Se saímos, o medo tentará paralisar-nos ou fazer-nos voltar para trás, para o quentinho. Mas podemos continuar a gastar-nos, gastar a vida para que com ela possamos iluminar a vida de outras pessoas.
No final tudo parece voltar ao início, mas agora já seremos nós a luz no céu que motiva outros a também eles saírem do quentinho, onde é fácil estar.

Luís Onofre

terça-feira, novembro 15, 2011

Espaço saúde com....Luiz Santos


Exercício Físico e Nutrição

Se você der inicio a um programa de exercício físico, deverá ter um cuidado especial com a sua alimentação? Melhor: a prática regular do exercício físico irá ajudá-lo a manter os seus hábitos alimentares mais saudáveis?

Para todos os indivíduos, sejam fisicamente considerados ativos ou inativos é garantidamente recomendada uma “alimentação prudente” para garantir a saúde, uma melhor prestação desportiva e claro, prevenir doenças. A roda dos alimentos sustenta a proporção equilibrada dos macro e micronutrientes, amplamente reconhecida pela população portuguesa, composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária, quer seja um desportista, sedentário, jovem, adulto ou idoso.

A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundancia. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia. Cada um dos grupos vai apresentar funções específicas e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si. De uma forma simples e sucinta, a nova Roda dos Alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada.

Os nutrientes ou nutrimentos, compostos resultantes da decomposição dos alimentos ingeridos, dependendo das suas propriedades e características, podem-se agrupar em: (1)hidratos de carbono, (2)gorduras, (3)proteínas, (4)fibras, (5)vitaminas, (6)sais minerais e (7)água. Os hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras são os nutrientes que fornecem energia. Esta pode expressar-se em Kilocalorias, vulgarmente denominadas de calorias.

Os Nutrientes

Os hidratos de carbono devem ser a nossa principal fonte de energia. As proteínas são nutrientes plásticos fundamentais, isto é, o nosso organismo utiliza as proteínas que consumimos para a construção de órgãos, músculos, pele, cabelo e muitos outros compostos. A gordura é um nutriente necessário, mas o seu consumo deve ser cuidadoso, pois em excesso é um dos fatores que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, determinados tipos de cancro, entre outras. As fibras alimentares, também chamadas de complantix, caracterizam-se por serem um conjunto de substâncias existentes nos alimentos de origem vegetal, que o organismo não consegue digerir e que, portanto, não são absorvidas. Atuam no processo digestivo, contribuindo para um bom trânsito intestinal. As vitaminas e os sais minerais são micronutrientes reguladores, ou seja, apesar de não nos fornecerem energia (calorias), são indispensáveis para a nossa saúde, ativando, facilitando e regulando quase todas as reações bioquímicas que têm lugar no nosso organismo.

Prof. Luiz Santos

Director Técnico | Personal Trainer


domingo, novembro 13, 2011

A partir de amanhã o café custa 120 escudos

Como seria a vida dos portugueses se o país saísse da zona euro?

Nunca mais nada seria como dantes - apesar de o escudo não passar de um velho conhecido.

O que é que sucederia se amanhã, subitamente, os portugueses tivessem de pagar 120 escudos pela bica matinal, ao invés dos já tradicionais 60 cêntimos? E se, ao almoço, fossem obrigados a desembolsar 1.100 escudos por um menu qualquer, em vez dos 5,5 euros da ordem? E se à tarde, desavisados, comprassem uma acção do BCP por 22 escudos, em vez dos magros 11 cêntimos do costume? Bom, sucederiam de imediato três coisas: iriam apressar-se a comprar uma máquina calculadora - que numa loja chinesa obteriam por uns meros mil escudos, outrora cinco euros - principalmente se alocados nos segmentos mais jovens da população; constatariam que a pressão inflacionista induzida pela introdução do euro foi afinal uma realidade bem mais alargada que a propagandeada há dez anos por quase todos os economistas; e que as suas vidas estavam prestes a mudar abruptamente, no sentido de um universo desconhecido que voltava a balizar as suas existências financeiras.

Mas, pior que tudo isto, seria a constatação de que, mais uma vez, falhámos. Falhámos enquanto sociedade, enquanto modernidade, possivelmente enquanto membro de direito de um clube de países ricos - que afinal, tantos anos depois, constataríamos, de uma forma bruta apesar de anunciada, não sermos. O sociólogo António Costa Pinto não tem dúvidas sobre esta matéria: "Se Portugal sair do euro, os portugueses assimilarão, sem sombra de dúvida, o falhanço". Um falhanço em dois planos diferentes.

O primeiro deles, desde logo, num plano material: "Todos os estudos apontam [para uma quebra do nível de vida] entre os 40% e os 50%", recorda o politólogo, para quem "o choque de uma eventual saída de Portugal do euro seria muito significativo" por um período nunca inferior a sete/dez anos. Ponderados aqueles números, António Costa Pinto salienta que os portugueses "regressariam a um estilo de vida semelhante ao que tinham na segunda metade da década de 1970" - numa altura em que praticamente ninguém era dono da habitação onde vivia, os automóveis eram em número muito reduzido, o turismo interno era um sonho e o externo uma quimera.

Apesar disso, o politólogo gosta muito pouco do lado "moralista da ideia que se espalhou de que os portugueses vivem acima das suas posses". E enfatiza: "não foram os portugueses que foram à procura das condições [de consumo e de financiamento desse consumo]; foram elas que vieram ter com os portugueses". Nesse quadro, salienta, "a sociedade, que tem atitudes racionais", seguiu aquilo que lhe era proposto não apenas como razoável, mas também como imprescindível ao desenvolvimento interno do país.

A outra dimensão virá com certeza mais exposta nos livros de história de 2111: "os portugueses, mas principalmente as elites, tomariam como um falhanço um processo que começou no início da década de 1970". Como se, de algum modo, os portugueses tivessem falhado um desafio comum e colectivo, e se tivessem perdido num cotovelo da História enquanto viam os seus parceiros tomar-lhes uma distância a perder de vista.

Mas António Costa Pinto não se esquece de salientar: "algumas das medidas tomadas pelo actual Governo já são a constatação de que falhámos".

António Freitas de Sousa

quinta-feira, novembro 10, 2011

Maior onda do mundo foi surfada na Nazaré. Sabias ?



Garrett McNamara dificilmente se esquecerá do dia em que se tornou no primeiro a conseguir surfar uma onda de 30 metros, um fenómeno gigantesco motivado por um acidente geomorfológico raro na costa da Nazaré, o maior do género em toda a Europa.

segunda-feira, novembro 07, 2011

sábado, novembro 05, 2011

Que sorte a do burro!



Que sorte a do burro!

Às vezes penso na sorte que têm os peluches dos meus filhos e como gostava de ser um deles. Poder passar a noite inteira, às vezes até abraçado, a contemplá-los.
Não há noite em que não troque de lugar com o burro ou o cão. Nem que seja por dois minutos. Ficar alí, sem falar, sem ouvir, apenas a sentir-me tão perto.
Um dia, alguém me disse que os nossos filhos precisam muito menos de nós do que aquilo que pensamos. Não sei se é verdade mas tenho outra certeza: de que nós precisamos muito mais deles do que aquilo que eles imaginam.

E que boa que é esta necessidade. Com ela não nos sentimos mais presos ou menos livres, pelo contrário, sentimos a vida que continua por nós, para além de nós.
Resta-me ser capaz de “sair” para dar outra vez lugar ao burro…

Filipe Condado

quinta-feira, novembro 03, 2011

Folha em Branco



Nascemos para criar um grande projecto. E parece que ele não nasce.

A folha em branco martiriza-nos e a nossa vida vai-se desenrolando ao lado do grande projecto que tínhamos decidido que era o nosso, aquilo para que nascemos. Vamos criando, vivendo, inspiramo-nos e trabalhamos. Mas achamos sempre que "não era bem isto", frustrados pela pequena folha em branco.

Só nos falta abrir os olhos, e ver que o nosso projecto é a grande folha por detrás da pequena, que se vai enchendo e enchendo a nossa vida. No fundo, dando sentido àquilo que verdadeiramente queremos. Aquilo para que nascemos. Que não é aquilo que tínhamos decidido querer.

Bernardo Caldas

terça-feira, novembro 01, 2011

Espaço saúde com....Luiz Santos


Sedentarismo e Exercício Físico

Se eu dissesse a todos que possuo uma fórmula que vai fazer com que vivam mais, evitar – e mesmo curar – algumas doenças, viverem mais felizes e torná-los mais fortes e saudáveis, provavelmente estariam dispostos a pagar uma boa quantia por ela. Mas, se eu vos disser que ela é de borla? Provavelmente reagiriam com cepticismo e diriam: “é bom demais para ser verdade”; “ninguém consegue algo por nada, ou melhor, ninguém dá nada sem algo em troca” ou melhor, “se é tão bom assim, porque nem todos a possuem?”.

A verdade é que eu possuo tal fórmula e afirmo, ela não custa nada. Mas vocês não podem tê-la! Devem sim, fazer um investimento, e a fórmula é: praticar exercício físico. E se o investimento for de pelo menos 30 minutos, três vezes por semana num exercício físico moderado a vigoroso, todos poderão obter benefícios para a saúde e bem-estar. Portanto a questão é: “se é tão bom assim, porque nem todos a possuem?”. Provavelmente uma grande maioria tem consciência, a partir das próprias experiências e observações de que a maioria da população não tem feito esse investimento.

Um estudo realizado pela Faculdade de Motricidade Humana a um universo de 6000 portugueses conclui que 77% dos homens são inativos e 64% das mulheres não pratica qualquer tipo de exercício físico. Na população idosa a prevalência da inatividade é um pouco mais reduzida. As crianças são outro grupo onde a intervenção é fundamental. Apenas 30% das crianças portuguesas atingem os 60 minutos de atividade física recomendada por dia, aumentando a prevalência de excesso de peso e obesidade nas camadas mais jovens. O estudo Eurobarometro de 2010 indica que 55% da população portuguesa é inativa e que as doenças associadas ao sedentarismo terão provocado a morte a 7108 pessoas. Neste cenário, o sedentarismo é hoje o maior fator de risco comunitário para a saúde em Portugal, sendo que a diminuição da sua prevalência é um contributo significativo para evitar doenças e aumentar a qualidade de vida. Mas os efeitos negativos de um estilo de vida pouco ativo não se fazem só refletir na doença. Tem também reflexos muito significativos ao nível económico, individual e comunitário. Dados de vários países indicam que este custo é muito elevado (CDC, 2002). Por exemplo, a razão custo/benefício relativamente ao absentismo é de 1/4,9 e às despesas com os cuidados de saúde é de 1/3,4. Para cada euro investido em programas de promoção as saúde envolvendo a atividade física verifica-se uma redução de 4,9 euros nos custos com o absentismo e de 3,4 euros com os cuidados de saúde. Para além deste efeito na economia associada aos segmentos mais produtivos das populações, destaca-se também o facto de em ambos os sexos se verificar nas pessoas sedentárias maiores custos com os cuidados primários de saúde, podendo corresponder a um aumento da ordem dos 30%.

Porquê fazer exercício físico?

Para promover a saúde e o Bem-estar. As pessoas ativas têm mais energia, autoconfiança e resistência à fadiga! Alguns benefícios reconhecidos pela prática regular do exercício físico:

. Diminui a hipertensão arterial e o colesterol elevado;

. Reduz o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, alguns cancros;

. Desenvolve e mantém a capacidade funcional dos ossos, músculos e articulações, ajudando a prevenir a osteoporose;

. Para os jovens, a prática regular de exercício físico têm efeitos benéficos nos seguintes aspetos da saúde: Peso corporal; Força muscular; Aptidão cardiorespiratória; Massa óssea; Pressão arterial; Ansiedade e Depressão.

Adicionalmente, nos jovens:

. Promove um crescimento saudável e aumenta o desempenho escolar;

. Enriquece o reportório psicomotor;

. Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco, como o tabaco, a violência, o álcool, a dependência a outras substâncias e a adesão a dietas pouco saudáveis.

Porquê não começar a praticar exercício físico hoje mesmo?

Prof. Luiz Santos