terça-feira, novembro 15, 2011

Espaço saúde com....Luiz Santos


Exercício Físico e Nutrição

Se você der inicio a um programa de exercício físico, deverá ter um cuidado especial com a sua alimentação? Melhor: a prática regular do exercício físico irá ajudá-lo a manter os seus hábitos alimentares mais saudáveis?

Para todos os indivíduos, sejam fisicamente considerados ativos ou inativos é garantidamente recomendada uma “alimentação prudente” para garantir a saúde, uma melhor prestação desportiva e claro, prevenir doenças. A roda dos alimentos sustenta a proporção equilibrada dos macro e micronutrientes, amplamente reconhecida pela população portuguesa, composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária, quer seja um desportista, sedentário, jovem, adulto ou idoso.

A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundancia. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia. Cada um dos grupos vai apresentar funções específicas e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si. De uma forma simples e sucinta, a nova Roda dos Alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada.

Os nutrientes ou nutrimentos, compostos resultantes da decomposição dos alimentos ingeridos, dependendo das suas propriedades e características, podem-se agrupar em: (1)hidratos de carbono, (2)gorduras, (3)proteínas, (4)fibras, (5)vitaminas, (6)sais minerais e (7)água. Os hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras são os nutrientes que fornecem energia. Esta pode expressar-se em Kilocalorias, vulgarmente denominadas de calorias.

Os Nutrientes

Os hidratos de carbono devem ser a nossa principal fonte de energia. As proteínas são nutrientes plásticos fundamentais, isto é, o nosso organismo utiliza as proteínas que consumimos para a construção de órgãos, músculos, pele, cabelo e muitos outros compostos. A gordura é um nutriente necessário, mas o seu consumo deve ser cuidadoso, pois em excesso é um dos fatores que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, determinados tipos de cancro, entre outras. As fibras alimentares, também chamadas de complantix, caracterizam-se por serem um conjunto de substâncias existentes nos alimentos de origem vegetal, que o organismo não consegue digerir e que, portanto, não são absorvidas. Atuam no processo digestivo, contribuindo para um bom trânsito intestinal. As vitaminas e os sais minerais são micronutrientes reguladores, ou seja, apesar de não nos fornecerem energia (calorias), são indispensáveis para a nossa saúde, ativando, facilitando e regulando quase todas as reações bioquímicas que têm lugar no nosso organismo.

Prof. Luiz Santos

Director Técnico | Personal Trainer