domingo, novembro 30, 2008

Deus de Amor !!



Este video mostra aquilo que acredito na relação que tenho com o Deus vivo que amo.

Um mimica que mostra a preocupação de Deus (o rapaz vestido de branco) com uma rapariga que se deixa levar pelas coisas do mundo.

E que apesar de tudo, dos nossos pecados, das nossas fraquezas Deus está sempre disponivel para nos ajudar para nos amar, para nos salvar.

Amigo leitor, depois de ver este video, garanto .... que não ficará indiferente.
-------------------------------------------------------------------------------------

Nota- Este trabalho é da responsabilidade da Organização "Next Level- Youth and Young adult Ministries" que depois da visualização do video,faz no seu entender, algumas considerações sobre comportamentos e atitudes que nos afasta de Deus.

quinta-feira, novembro 27, 2008

Vamos ajudar !!



Seja um AMIGO. Dê cor a esta causa!

A CASA DAS CORES, promovida pelo MSV – Movimento ao Serviço da Vida, é o novo centro de acolhimento temporário para crianças em risco.

Pretende acolher crianças dos 3 aos 12 anos e construir para cada uma um projecto de vida viável. Paralelamente, vai intervir junto das respectivas famílias capacitando-as para o desempenho das funções parentais.

A Casa já está construída e foi inaugurada no passado dia 20 de Novembro. No entanto, só poderá abrir portas às crianças no início de 2009, depois de reunidas as condições financeiras suficientes para garantir o dia a dia das crianças na Casa.

Para dar cor a esta causa precisamos que COLABORE CONNOSCO!

Clique aqui e torne-se JÁ UM AMIGO da CASA DAS CORES.

Escolha o valor do donativo que pretende dar e saiba que ao ser Amigo está a proporcionar a cada criança:. Um projecto de vida. Um lugar de afecto. Ambiente familiar. As suas necessidades básicas. O acesso à escolaridade. O acompanhamento da sua família de origem.

Ao ser Amigo recebe o recibo de donativo no final do ano para deduções fiscais, a newsletter trimestral, o relatório de contas anual e a satisfação de fazer parte de um projecto sólido e credível!

Para saber mais sobre a Casa das Cores visite-nos em www.casadascores.pt
Ajude estas crianças a crescerem como crianças!

domingo, novembro 23, 2008

Pegadas na areia


Aqui vos deixo um texto, ja com alguns anos mas sempre actual , que mostra bem aquilo em que acredito : Um Deus de Amor quem têm um projecto de felecidade para todos nôs.

Uma noite eu tive um sonho.

Sonhei que estava andando na praia com o Senhore através do Céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixadosdois pares de pegadas na areia;

Um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou
Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas
Na areia e notei que muitas vezes, no caminho daMinha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também, que isso aconteceu nos momentosMais difíceis e angustiosos do meu viver.
Isso entristeceu-me deveras, e pergunteiEntão ao Senhor."- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho mas, notei quen durante as maiores atribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida,apenas um par de pegadas.

Não compreendo porque nas horas que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes."

O Senhor me respondeu:"- Meu precioso filho. Eu te amo ejamais te deixaria nas horas da tua provae do teu sofrimento.Quando vistes na areia, apenas um parde pegadas, foi exactamente aí que EU,nos braços...Te carreguei."

sexta-feira, novembro 21, 2008

Eutanásia: afinal de que falamos?

Para alguns a eutanásia é a resposta correcta para o sofrimento insuportável das pessoas que, tendo doenças incuráveis e numa fase final da sua vida, entendem não querer continuar a viver. A eutanásia inclui sempre o acto de provocar a morte numa pessoa gravemente doente, no fim da sua vida, e a pedido desta. Os seus defensores dizem que é uma resposta a reservar apenas para situações excepcionais.

A eutanásia não é a recusa de tratamentos desproporcionados, ditos fúteis, e a eutanásia não é a suspensão desse tratamentos. Com efeito, a recusa ou suspensão de tratamentos desproporcionados é uma boa prática médica, já recomendada e aprovada recentemente em código deontológico. A eutanásia também não é a adminsitração de medicamentos opióides e sedativos, quando a intenção é aliviar o sofrimento. Por outro lado, é inútil associar a eutanásia a vagos conceitos como "morte assistida", "morte digna", "boa morte serena", pois isso só contribui para confundir a opinião pública, com expressões que são tópicos sentimentais e susceptíveis de aludir a muitas outras actuações, de âmbito e natureza diferente da da eutanásia. A realidade do sofrimento em fim de vida preocupa e assusta, e isso é natural e compreensível. Todos queremos garantir para o final dos nossos dias a tranquilidade de um tempo sem dores, sem mal-estar, e encerrar serenamente a nossa vida, em paz connosco, com o mundo e com os que nos são queridos.

Os que trabalhamos com doentes em fim de vida e seus familiares sabemos que a larga maioria nos diz: "Eu não tenho medo de morrer, tenho é medo de sofrer!" As pessoas querem habitualmente viver, viver com dignidade, e só um sofrimento insuportável as fará desejar morrer, e mais, as fará desejar que as matem.

Os portugueses precisam saber que têm hoje uma resposta técnica e humanizada da medicina para essas situações de sofrimento e que se chama "cuidados paliativos". Estes cuidados de saúde, prestados por equipas de profissionais e voluntários devidamente especializados, promovem a qualidade de vida e a dignidade, respeitam a vida (não a encurtam) mas também respeitam a inevitabilidade da morte (e por isso não prolongam artificialmente a vida).
Isto é: no mundo actual e moderno, a medicina tem meios para mitigar o sofrimento humano, não o deixando tornar-se intolerável, e sem manter as pessoas vivas a qualquer custo. Esta é uma resposta não para casos excepcionais, mas "a" primeira resposta nos cuidados de saúde para os que têm doenças graves e incuráveis, que pode e deve ser prestada muito antes dos últimos dias de vida. Se não houver acesso e, sobretudo, se não houver informação sobre cuidados paliativos, a escolha sobre o que queremos para o fim dos nossos dias será feita de forma imperfeita e deturpada, sem estar na posse dos mais recentes dados sobre a matéria. Não se trata de contrapor a "alternativa cuidados paliativos" à "alternativa eutanásia": qualquer que seja a nossa posição sobre a eutanásia, todos devemos ter acesso aos cuidados paliativos. Demos aos cuidados paliativos, enquanto direito humano, o lugar universal que lhes está reservado.

Um recente estudo pioneiro, de representatividade nacional, promovido pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (ver www.apcp.com.pt), demonstra que 2/3 dos portugueses desconhece a existência e as práticas dos cuidados paliativos. Curiosamente, nesse mesmo estudo, nos indivíduos inquiridos - que representavam a realidade nacional -, 50% dos que se assumiam a favor da eutanásia diziam que mudariam essa posição, se tivessem a garantia de que a medicina não os deixaria em sofrimento intolerável. Estes factos revelam um nível de desinformação preocupante e justificam, por si só, mais e melhor informação para os portugueses sobre estas matérias.

Só pode haver debate sobre um tema se houver conhecimento alargado sobre ele. Importa, pois, colocar toda a informação disponível ao serviço do público, com rigor e verdade, evitando abordagens sensasionalistas. A importância do tema nas nossas vidas, o respeito pelos mais vulneráveis e, sobretudo, o respeito pela opinião pública e o dever de a informar justificam-no. Oxalá possamos assistir a essa mudança.


Isabel Galriça
Netomédica de Cuidados Paliativos; directora da Unidade de CP Hospital da Luz; assistente da Faculdade de Medicina de Lisboa

quarta-feira, novembro 19, 2008

Quem disse que o Eng. Sócrates era candidato único a lider do PS ?



Armando Ramalho é miltante socialista há 35 anos e candidato à liderança do PS pede a Almeida Santos que garanta justiça nas eleições do partido.

13.11.2008 - 15h04 Luciano Alvarez
Armando Ramalho, militante socialista há 35 anos e que na passada semana anunciou a sua candidatura à liderança do PS, escreveu uma carta ao presidente do partido Almeida Santos, a sua “firme convicção” em avançar para a disputa do cargo de secretário-geral.
Pede-lhe também que assegure a todos os candidatos “as mesmas condições” e volta a tecer duras críticas às políticas actuais do partido.“Em conformidade e reclamando o conhecimento das mais torpes entorses à legitimidade e às desfavoráveis condições das candidaturas oponentes ao poder instalado, experiência de uma já longa vida de andanças partidárias, venho junto do meu Caro Presidente pedir a sua especial atenção para que a democracia interna e o respeito que a todos é devido não sejam ofendidos”, pede o candidato.
Logo a seguir, Armando Ramalho diz que o actual primeiro-ministro e secretário-geral do partido, José Sócrates, “parece ter uma luta pessoal com o país, colocando assim em risco a própria soberania nacional”.
E dá uma mão cheia exemplos: “os professores não podem ser tidos como simples mandaretes de interesses canhestros”; “as Obras Públicas e o seu absurdo ministro fazem já parte do anedotário nacional, o TGV sem rumo e sem justificação plausível”; “uma classe média mais do que espremida por impostos, pagam os devaneios do despesista Estado”; “as pessoas têm medo de sair à rua à noite (...) e a culpa é a falta meios que o Governo teima em não colocar à disposição destas forças [policiais] por pura obsessão do estafado rigor orçamental”.
Lembra também “a Justiça em bolandas entre Magistrados, Códigos e aplicações de sentenças, que o povo não compreende e dificilmente aceita”; “os mais que sentidos sinais de um Estado sem lei, com o incidente impensável num país da União Europeia, ocorrem na Madeira, perante o desnorte a quem incumbe aplicá-la”; “a privatização anunciada de parte do sistema financeiro é de uma terrível falta de sentido de Estado de Direito” e “a afronta futuro estético da capital do País com projectos sem o mínimo sentido de governo para as pessoas, pondo a recato os interesses privados de duvidosa legitimidade”.
O candidato diz a Almeida Santos que não avança para a corrida pela liderança do PS como uma “cópia de Barack Obama”, até porque diz ter mais dez anos, mas afirma exemplo do presidente eleito dos Estados Unidos significativo. “Cada um deverá encontrar a melhor forma de servir o seu país, e, como ele, não tenho medo.”Armando Ramalho não é uma figura política conhecida fora do PS, mas no partido quase todos o conhecem pela sua militância activa.
Este gestor de 59 anos formado em ciência política já disputou várias eleições distritais e concelhias do partido e participou na elaboração de diversos documentos políticos do PS.

O Impacto do Aborto na Saúde da Mulher: um ano depois


Fez este mês um ano que se realizou o I Encontro de Estudos Médicos sobre a vida Humana.

Tive o prazer de fazer parte da organização deste evento em que destaco o papel organizativo e de grande capacidade da minha irmã em Cristo e amiga Alexandra Teté.

Aqui deixo o texto de Pedro Afonso :

Faz agora um ano que um grupo de médicos pró-vida, juntamente com a associação “Mulheres em Acção”, resolveram organizar um congresso, com a presença dos mais reputados especialistas a nível mundial, sobre o Impacto do Aborto na Saúde da Mulher.

Esta iniciativa teve um grande sucesso, não só pela qualidade científica, como também pelo elevado número de participantes. Todavia, foi um fracasso ao nível financeiro (ainda hoje há dívidas para pagar) o que compromete irremediavelmente futuras iniciativas do género. É lamentável que não se consiga o necessário apoio monetário para acções como estas que visam informar, sensibilizar e, em último lugar, salvar vidas.

Decorrido este tempo, e pese embora a manutenção da Lei que legalizou o aborto, ainda há muitas pessoas que consideram que este é um assunto “não encerrado”. Ou seja, há a esperança de um dia haver uma mudança da Lei, através, quiçá, de novo referendo.

A reportagem do encontro, emitida pela RTP2, pode ser vista aqui.

domingo, novembro 16, 2008

Bem-vindos à Igreja Católica



Hoje é Domingo, dia do Senhor.

Aqui vos deixo um video de uma familia chamada Igreja Católica

quinta-feira, novembro 13, 2008

TRÁFEGO AÉREO MUNDIAL



Vídeo feito pela NASA com o monitoramento de todo o tráfego aéreo comercial do mundo num período de 24 horas .

Observem a variação do tráfego em função da hora local em cada continente e pense na riqueza que isso representa .

Parece que o hemisfério sul ainda não sabe o que é tráfego aéreo pesado ...Tudo que se move são aeronaves !

Dá até medo de andar de avião nos USA e na Europa!!

terça-feira, novembro 11, 2008

Uma carta á minha amiga Susana…



Olá querida amiga Susana,

Escrevo-te esta carta para te dizer que estou muito preocupado contigo.

Ontem vi-te muito triste, amargurada e até falaste em suicídio…
Sentes-te frustrada por teres estudado quase uma vida toda e há mais de um ano que não arranjas emprego e sentes-te triste porque o teu namorado te deixou.
Recordo-me das tuas lágrimas e da tua voz baixinha: “Cláudio desisti de viver! Dá-me um pouco da tua fé…da tua energia.”

Confesso que fiquei baralhado. Se pudesse arrancar de dentro de mim tudo isso que dizes que tenho, fá-lo-ia de imediato.

Falei-te de Jesus Cristo e tudo aquilo que sou, que a minha força vem d´Ele e que se tu quiseres podes aceitá-lo na tua vida, e tudo será diferente. A minha fé salvou-me, pode salvar-te a ti também.
Mas além deste Deus maravilhoso que faz a diferença, tudo pode começar por ti.
E hoje escrevo-te para te dizer que é o dia mais importante da tua vida. Hoje vais começar a ser feliz. Sim hoje…amanhã já não serve, porque se não for hoje não será também amanhã.
A felicidade não é um acontecimento mas sim uma vontade, um estado de espírito.
Está na hora da revolta interior, começa por aí…o exterior não conta para nada se o interior não estiver curado.

Tens um sorriso lindíssimo. Vamos para a frente! Quero-te optimista, alegre, dinâmica e quero que toleres as tuas imperfeições e as dos outros. Ama a vida, apanha sol e brinca mais com as crianças…

Descobri há muitos anos que, as pessoas que procuram a felicidade, têm grandes oportunidades de a encontrar.

Dizes que me admiras por ser “muito maluco” e estar sempre bem-disposto, pois se hoje o sou é porque, como tu tens a oportunidade de escolher a felicidade ou não, eu já o fiz há muito.
Nunca reparas-te que a felicidade gosta de pessoas felizes? Que o sucesso gosta de pessoas que o procuram? Que a saúde anda de mãos dadas com os sãos? E que as coisas boas acontecem aqueles que amam e pensam bem do seu próximo? Como costumo dizer, é uma questão de atitude!

Amiga Susana,
Fecha os olhos e começa a contar as bênçãos recebidas, as oportunidades que surgem nos episódios felizes que já tiveste na tua vida, as tantas pessoas que, como eu, gostam de ti e te amam e as infinitas possibilidades que vais ter para poder corrigir e melhorar aquilo que te incomoda neste momento.

Vive o dia de hoje como se fosse o último da tua vida. Vive cada encontro como se fosse a última vez que estivesses com essa pessoa.

Ama o teu próximo, como se não tivesses oportunidade de corrigir caso não o faças.
Se tiveres vontade e disposição para viver o dia de hoje com a intensidade do último momento, garanto (e falo por experiência própria) que, de certeza que não terás tempo para te sentires infeliz.

Deixa o coração libertar a dor.

Despeço-me com um abraço apertado.

Teu amigo,

Cláudio Anaia

sexta-feira, novembro 07, 2008

Uma história real num país que gosta de brincar ! (até com coisas sérias....)





Era uma vez um país que tinha uma região autónoma e um deputado que na sua intervenção ofendeu o presidente dessa região acusando com uma bandeira nazi. Está mal.

Depois esse governante que se diz ofendido fechou as portas da Assembleia a esse deputado eleito pelo o povo, não só, não cumprido a constituição e cometendo uma ilegalidade grave . Também está mal.

Essa Região autónoma pertence a um país que tem um Presidente da República que permanece calado.

Esta história não e ficção… é real e acontece no meus país: PORTUGAL.

(se têm duvidas, é só ver os dois videos em cima)

quinta-feira, novembro 06, 2008

Voluntariado em Africa



A Maria Manuel é uma amiga que conheci por acaso, através de terceira pessoa.
A partir dai cresceu uma boa amizade, troca de cumplicidades, ideias e convicções em comum.
Com alguma regularidade vai a Africa desenvolver trabalho social, por isso ,convidei-a a escrever neste Blog.

Aqui fica o seu testemunho :

Todos os anos penso que este é o último, digo para mim própria que já não tenho idade, vida e coloco em dúvida aquilo que tenho para dar.

Mas também todos os anos, ou quase todos faço uma nova caminhada para partir e, ao mesmo tempo chegar a um continente que neste momento tem um pedaço do meu coração.
Por vezes pergunto-me o porquê de voltar, se será pela terra vermelha, pelo cheiro, a cultura, as gentes?

Na verdade é por tudo isso, mas aquele povo que nos recebe sem exigir, que nos olha sem nos pedir, que nos dá sem se aperceber de quanto nos dá e, aquela criança que se entrega no primeiro olhar e nos conquista no primeiro sorriso é o que me faz fazer a mala e partir.
Após uma caminhada de 12 meses, durante os quais se foi fazendo grupo, e angariando fundos, chegou o tão esperado dia da partida.

Éramos vinte jovens de várias áreas desde a educação, à saude, ao direito, e engenharias, que nos juntámos com um único propósito, que era o de poder dar o que tinhamos de melhor a quem tem tão pouco.

Nas nossas cabeças só tinhamos um pensamento o nosso local de destino – Benguela em Angola, país que se encontrava em plena campanha eleitoral, e o trabalho que iriamos realizar neste mês de Agosto.

Chegados ao destino encontramos uma cidade em constante mudança, e um país que se encontra a crescer de dia para dia, no entanto com muito trabalho ainda pela frente.
O nosso trabalho que já estava definido desde Portugal teve que se alterar e se adaptar à realidade e ás novas circunstâncias do país, nomeadamente a decisão do governo de em pleno funcionamento do ano lectivo dar férias aos alunos, e professores para que estes últimos pudessem colaborar na campanha.

O nosso trabalho foi dividido em três grupos, sendo que um grupo esteve directamente ligado ao Lar de raparigas das Irmãs Doroteias, onde se encontram 56 meninas de várias idades mas com histórias de vida muito sofridas, o trabalho realizado foi no âmbito educacional, a nível de formação de informática, explicações, aulas de Inglês, educação física e mais importante ainda a nivel emocional, já que para realizar todo esse trabalho havia que ganhar a confiança dessas meninas porque só assim se poderiam alcançar resultados, este grupo esteve presente também nos grupos paroquiais e deu formação a professores do colégio das Irmãs Doroteias.

Os outros dois grupos tiveram como local de actuação dois “Mussekes” ou seja bairros periféricos nomeadamente o da Fronteira (paróquia de Santo António) e o Kandumbo, dois bairros onde a pobreza, o lixo, e a vida de expediente (criminosa) se mistura com a vontade de aprender, de sonhar, e de construir um futuro.

Aqui o nosso trabalho foi o de tentar chegar a todas as pessoas e grupos, começámos com a formação de professores, as explicações que foram de alunos de primeiro ciclo até ao terceiro ciclo, jogos e brincadeiras com os “meninos da caixa de areia” ou seja os meninos considerados de rua, actividades com a catequese, e a discussão de temas como o voluntariado, a violência doméstica, delinquência juvenil, Gravidez na adolescência entre outros, com os vários grupos paroquiais (casais, jovens, Promaica( promoção da mulher angolana na Igreja), escuteiros, Comissão de Justiça e Paz). Formação a enfermeiros e trabalho no Centro de Saúde Paroquial.
Chegando ao fim da nossa missão chegamos à conclusão que como diz a publicidade era só mais um bocadinho de tempo para fazer tudo aquilo que nos propusemos e ainda mais.

Partimos com a mesma sensação de quando saímos de Portugal, com saudade da nossa família e da nossa casa porque durante este mês de Agosto sentimo-nos em casa e vivemos em comunhão como só uma familia pode viver, e partimos com mais vontade de voltar e de enviar mais, e mais pessoas para continuar e não deixar esquecer....

Maria Manuel Oliveira

quarta-feira, novembro 05, 2008

Barack Obama ganha as eleições.



Barack Obama foi eleito o 44 º Presidente dos Estados Unidos da America.

Filho do Queniano Barack Obama, e da norte-americana Ann Dunham, Barack Hussein Obama Jr. passou parte da infância no Havaí e na Indonésia, para onde sua mãe se mudou depois de divorciar-se do pai e se casar novamente.

Aos dez anos, porém, o menino retornou ao Havaí, onde viveu sob os cuidados dos avós maternos.Adolescente, mudou-se para Nova York onde cursou ciências políticas na Universidade Colúmbia. A seguir, graduou-se também em direito pela Universidade de Harvard.

Iniciou sua carreira política na cidade de Chicago, Illinois, onde foi líder comunitário e professor de direito constitucional. Casou-se em 1992 com Michelle e tem duas filhas, Malia e Sasha.Em 1996, foi eleito para o Senado de Illinois (órgão do poder Legislativo local), onde permaneceu até 2004. Em 2000, tentou sem sucesso eleger-se para a House of Representatives, que equivale à Câmara dos Deputados do Congresso norte-americano.

Quatro anos mais tarde, foi eleito para o Senado dos Estados Unidos, pelo Partido Democrata, assumindo seu mandato em 4 de janeiro de 2005.

No Senado, Obama integrou diversas comissões e obteve destaque por sua atuação, o que lhe permitiu postular a candidatura à Presidência da República, em fevereiro de 2007.

Em campanha, sua plataforma tinha três elementos essenciais: o fim da guerra do Iraque, a obtenção da auto-suficiência energética dos Estados Unidos e a universalização dos serviços de saúde no país.Para tornar-se o candidato oficial dos democratas, contudo, Barack Obama precisou vencer a outra postulante do Partido, a senadora Hillary Clinton, numa disputa acessa, que quase provocou estragos aos próprios democratas na corrida presidencial.