segunda-feira, março 31, 2008

Nunca é tarde para correr...


Buster Martin é o nome de um homem com 101 anos que quer ser o homem mais velho do mundo a percorrer e acabar uma maratona de 30 milhas (50 km).

Treina todos os dias para a maratona que vai acontecer em Londres e a ultima vez que tentou fazer tal distância, fê-lo com sucesso em apenas 5 horas. Poderia ter sido mais rápido, diz ele, mas como teve que parar para beber uma cerveja e fumar um cigarro, foi o que se pode arranjar.
“Ele fuma, bebe e fica acordado até tarde e provavelmente é essa a razão de ainda estar vivo” disse Charlie Mullins o director da empresa onde Buster Martin trabalha.
Quando não está a trabalhar, Buster Martin pode ser encontrado em um ginásio a preparar-se para a maratona. Não parece afectado pelo espanto das pessoas e disse numa entrevista a ABC News, que apenas quer correr a maratona e chegar ao fim. Buster disse “Nunca se é velho de mais para se fazer aquilo que se gosta” e ele adora correr mas logo de seguida rematou “..mas não tanto como gosto de cerveja!”.

sexta-feira, março 28, 2008

" Conquistador" , lembras-te ?



P´ra "malta" ir animada de fim de semana aqui fica o clip dos Da Vinci com o tema "Conquistador" vencedor do Festival RTP da Canção em 1989.

Representaram Portugal em Lausanne na Suíça (onde estarei, por acaso de Férias a partir de 9 de Abril :) ), no Festival da Eurovisão.

Na altura do festival o grupo era formado pelo casal Lei Or e Pedro Luís, pelo guitarrista Ricardo (ex-TNT), pelo baterista Joaquim Andrade e pelas irmãs Sandra e Dora Fidalgo nos coros

quinta-feira, março 27, 2008

Já podemos reclamar via Internet !...


Queres reclamar? Já tens onde!Muito simples.Se queres reclamar de um mau serviço, de uma empresa, de um produto, etc. Já tens onde.http://www.livroamarelo.net/

Por outro lado, se tens dúvidas sobre determinada empresa podes fazer uma busca no próprio site. Não deixes de divulgar o que está mal ou não foi cumprido por uma determinada empresa.Assim estás a ajudar os outros a não caírem na mesma asneira de contratar serviços ou comprar produtos que não prestam.

Quantas mais reclamações forem registadas, menos possibilidades são dadas aos maus prestadores de serviços e produtos.

terça-feira, março 25, 2008

O dinheiro traz a felicidade... se o gastarmos nos outros



Estudo na Science avalia impacto da forma como gastamos os rendimentos na satisfação pessoal
O dinheiro pode comprar a felicidade? Os cientistas dizem que sim, mas só se o usarmos para comprar coisas para os outros, para as pessoas de quem gostamos, ou por quem nos interessamos.
Se for só para comprar coisas para nós próprios, ter mais dinheiro não nos torna mais felizes.Esta conclusão que parece uma lição de vida é de investigadores da Universidade da Columbia Britânica (Canadá) e da Harvard Business School, nos Estados Unidos, e é publicada hoje na revista Science. "Queríamos testar a teoria de que a maneira como as pessoas gastam o dinheiro é pelo menos tão importante como quanto dinheiro ganham", explica Elizabeth Dunn, a autora principal do trabalho, citada num comunicado da universidade canadiana.
Outros trabalhos concluíram que o rendimento tem um certo efeito na felicidade, "embora seja surpreendentemente fraco, quando todas as necessidades básicas estão garantidas", escreve a equipa na Science. "Enquanto os rendimentos têm subido de forma drástica nas últimas décadas nos países desenvolvidos, os níveis de felicidade têm-se mantido estáveis." Uma explicação possível é que "as pessoas usem o dinheiro para coisas que lhes dão pouco retorno em termos de felicidade duradoura, como comprar produtos caros".
Por isso, além da curiosidade científica de explicar este fenómeno, a equipa de Dunn interessou-se por encontrar maneiras de aumentar a felicidade de cada um.Para confirmar ou pôr de lado a sua hipótese, os cientistas fizeram uma série de experiências, partindo de uma "amostra representativa da população americana" de 632 pessoas. Analisaram variáveis como os rendimentos e os hábitos de consumo, bem como os níveis de felicidade que reportavam.
A conclusão foi mais ou menos a esperada: os seus gastos pessoais não tinham qualquer relação com a felicidade que sentiam.Poucas prendasNo entanto, quem relatava ter o hábito de comprar prendas - ou dar dinheiro para obras sociais, aquilo que os cientistas designam como "gastos pró-sociais" - reportava maiores níveis de felicidade. "Gastar dinheiro com os outros pode ser um caminho mais eficaz para a felicidade do que gastá-lo consigo", diz a equipa.Estes resultados foram confirmados experimentalmente, examinando o que fizeram os funcionários de uma empresa de Boston quando receberam um prémio de produtividade, de valor variável, e também o que faziam os voluntários a quem foi dada uma nota de cinco ou de 20 dólares para gastar até ao fim do dia. "Independentemente de quanto dinheiro receberam, as pessoas que gastaram dinheiro com os outros relataram maior satisfação do que os que o não fizeram", explica Dunn.

Mas o que é verdadeiramente curioso é que as pessoas que participaram na experiência relataram gastar muito pouco em prendas ou dádivas sociais, apesar de isso as fazer felizes. "Devotam pelo menos mais dez vezes do seu rendimento mensal para gastos pessoais do que para gastos pró--sociais." Por isso, os cientistas fazem uma recomendação: "Pequeníssimas alterações na forma como gastamos o dinheiro - no nosso estudo, bastavam cinco dólares - podem produzir ganhos diários de felicidade que não são triviais".
Notícia : Jornal Público

domingo, março 23, 2008

PÁSCOA


Por razões excepcionais de calendário, este ano a Páscoa coincide com a chegada da primavera. Como se o Senhor nos quisesse recordar que é Ele a nossa Primavera, a promessa fiel de um amor cada dia renovado.

Votos de uma Santa Páscoa 2008 para todos.

quarta-feira, março 19, 2008

Leitores do Relances acreditam num 2008 mais positivo

Decorreu recentemente um inquerito neste Blog para saber a opinão dos leitores deste Blog sobre o novo ano de 2008. Os participantes em maioria acredita que pode ser melhor.
Aqui fica a pergunta feita e o resultado onde houve 116 participações:
"Como achas que vai ser o ano de 2008 ? "

Melhor - 73 %
Igual - 15 %
Pior - 11 %

terça-feira, março 18, 2008

Cenas


A televisão mostra cenas que nos provocam.
Pessoas que vivem junto de lixeiras e vão sobrevivendo dos restos do lixo. Pessoas a viver em barracas e palhotas sujas, nauseabundas, ou em casas que já não foram limpas há meses; vestem roupas que se desfazem no corpo, quais farrapos de limpar o chão... E pensar que essas pessoas poderiam até fazer alguma coisa para melhorar um pouco. Mas há pior.
E quando se trata de pessoas que somam actos de injustiça, roubos, homicídios, passam a vida a odiar e matar, a chafurdar em horrores de imoralidade, em violências sem número. Em...em... Às claras ou à ocultas.

E agora como fazer para melhorar essas vidas, essas pessoas? Fazer tudo em vez delas? Tirar-lhes liberdade e sujeitá-las a um programa higiénico forçado? A um a educação moral imposta? Mudar tudo? E esse tudo também muda as pessoas, mesmo que seja à força?

De qualquer das maneiras qualquer desses programas ou doutro melhor, requer que se fique junto delas. E quem aguenta? Mas se alguém ficar só pode ser para mudar tudo nelas e fora delas, por dentro e por fora. Por isso alguém só aguenta se for para viver com outra realidade, a sua realidade, e com “outras” pessoas e não aquelas.

Inculturar-se ? Não. Talvez colonizar. Nem incarnar. Incarnar é fazer-se um deles no seu mundo... Fazer-se uma dessas pessoas a viver no lixo, na podridão física e moral, sem o ser ? Quem seria capaz? Mesmo que fosse para, a partir da igualdade com elas, as ir mudando, quem aguentaria? Viver no lixo, mas mais que isso, ser “lixo” humano, rodeado de lixo?
E se alguém visse sob esse lixo “jóias” de rara beleza; e se apaixonasse por elas mesmo que mergulhadas no lixo de fora e de dentro? E se as amasse com tal amor que decidisse fazer-se uma delas na esperança de ser retribuído no seu amor e de assim as tornar como esse Alguém? Bem, só se for um “louco” que vê para além do que nós vemos e ame o que não parece.
Se Jesus Cristo o Filho de Deus assim amou até ser tratado como “lixo” e tornado sangue vivo e morto pelo “lixo” moral de pessoas, é porque as pessoas, apesar de tudo, tudo, valem mesmo muito. Valem mesmo mais que todos os tesouros do mundo. Valem o amor de Deus feito homem.

É neste drama imenso, com feliz fim, que somos convidados a entrar e deixar-nos apanhar nesta Semana chamada Santa.

Aires Gameiro

sexta-feira, março 14, 2008

Hoje faleceu uma grande mulher : Chiara Lubich


Morreu hoje Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, um movimento internacional católico. Ela era considerada uma das mulheres mais influentes do catolicismo moderno.

Lubich tinha 88 anos de idade e morreu em sua casa no sul de Roma depois de ter saido do hospital na noite de quinta-feira, conforme desejava. Nos últimos anos a sua saúde encontrava-se fragil

Fundadora de um dos maiores "novos movimentos leigos" da Igreja Católica, centrados na convicção de que ninguém precisa se tornar padre ou freira para viver uma vida cristã completa. Os Focolares tem mais de 140 mil membros e é integrado por 2,1 milhões de pessoas em 182 países.
O movimento, cujo nome significa coração ou lareira, tem o objetivo de espalhar os valores do cristianismo através do fortalecimento das famílias e da promoção de diálogos ecumênicos e inter-religiosos.

Lubich fundou o movimento diante dos horrores da Segunda Guerra Mundial, quando era professora. Aos 23 anos, disse ter passado por um despertar religioso e sentiu o chamado para aliviar o sofrimento humano.

Foi homenageada com diversos prêmios, entre eles o prêmio da Templeton Foundation pelo progresso na religião e o prêmio de paz da Unesco.

Admirada e influente em diversos papados, Lubich nasceu em 1920 na cidade italiana de Trento, onde fundou o movimento em 1943.

quarta-feira, março 12, 2008

PÁSCOA

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.


Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

sexta-feira, março 07, 2008

EUROPE - Final Countdown



Quem não se lembra desta música de Final Countdown dos Europe ?

Antes de ir de fim de semana aqui fica numa versão muito original e com muito talento… esta grande música.

Muito bom!

quinta-feira, março 06, 2008

Filme da Semana : The Darjeeling Limited, de Wes Anderson


The Darjeeling Limited baseou-se em duas coisas fundamentais; o retrato magnificiente de uma Índia e uma construção profunda das personagens, também ela magnificiente. Depois de uma carreira curta como realizador, Wes Anderson entrega-se a um projecto que nos apaixona pela sua simplicidade e diferença

.As texturas, as cores e os diálogos vão construindo um mundo ilimitado de amizade e família, de aprendizagem e silêncios, e acima de tudo de percepção de realidades num mundo que parece afogado em misticismos e contos de fadas. Com paisagens belíssimas, The Darjeeling Limited tornou-se facilmente o meu filme preferido de Wes Anderson desde sempre.Adrien Brody, Jason Schwartzman e Owen Wilson são magníficos. Na verdade tenho de dar relevo a Wilson por me impressionar bastante com a sua presença, revelando-se um outro actor com novas limitações daquele que nos foi habituando.

Com uma procura igual mas levada tão diferentemente, as personagens vão-se perder delas mesmas para encontrar o equilíbrio, a importância da irmandade e no fundo encontrarem-se como um só.Com uma curta metragem que antecede ao filme, Wes Anderson introduziu o relato que se seguiria, a história intima de um dos irmãos.

Com Natalie Portman, os poucos minutos que duraram serviram para que durante a longa conseguíssemos idealizar as opiniões dos irmãos, mas suportar a dor de Schwartzman.Wes Anderson vai assim desfiando o filme entre tristezas e alegrias, entre um drama sempre presente e situações que se proclamam cómicas, marcam, como já foi pegado em The Life Aquatic With Steve Zissou, a procura incessante de um caminho, de um retorno às coisas puras, de um rumo que os torne mais espirituais, e assim mais unidos. Com uma banda sonora magnífica e um elenco e fotografia quase mágicos, The Darjeeling Limited é um filme bonito que vale a pena ver.Um retrato de pessoas danificadas com humor e compaixão, levam a que este filme supere uma expectativa inicial. Sem ironia nem máscaras a dor está à vista.

Penso que acima de tudo esta é a primeira vez que Anderson o faz, e talvez seja por isso que no fim a única coisa que persiste é um sorriso nos lábios. Sem dúvida alguma que é uma viagem que vale a pena.

Madalena Tavares

terça-feira, março 04, 2008

O Milagre do Ser


O ser e a razão, estão intimamente ligados; a bem dizer, estão indissoluvelmente ligados – por natureza.

Nesta fase de agressiva compressão do personalismo cristão ― como dizia alguém, do “paradoxo do indivíduo ‘encontrado em Jesus Cristo” ― é indispensável mantermo-nos firmemente, constitutivamente, arreigados à verdade.

Recordo a esse título, a formidável intuição cartesiana da síntese “Cogito ergo suum” – à letra, “Penso logo sou” – que derivou na tradução comum de “Penso logo existo”.
Tenho para mim que qualquer desvio a essa conjunção profunda e primacial é um desvio anti – natural, contra – natura, porque atinge a própria natureza das coisas.

Nesta lógica, na propalada crise de valores humanos actual não está em causa a sua profunda realidade, o seu intrínseco mérito e bondade (sendo certo que os verdadeiros valores não desaparecem, nem morrem – não há “maus” valores), mas a imposição voluntária, sistemática, programada de uma intenção objectiva de relativização, aviltamento e rebaixamento do ser a soldo de uma superstrutura social e político – partidária usuária dos diversos aparelhos do poder, também no Estado.

Isto é pura desordem, acto irracional, precisamente porque marcha contra a razão ordenada e livre (que nunca pode ser arbítrio).
Volta a repisar-se: este caminho desregrado conduz por natureza a um beco sem saída, a um precipício: veja-se a liberalização do aborto, pense-se na eutanásia, no ataque organizado à família tradicional, no projecto parental alternativo.
Em tudo um denominador comum: o triunfo de um EU fechado contra o ser e contra a razão no pequeno interesse individual e egoísta.

Para todas essas situações, esses aparelhos do poder carregam com vastas justificações (na verdade, cada vez mais displicentes), só formalmente e aparentemente racionais, antes, perdidamente cegas e erradas.
Curiosamente, sob a aparência da modernidade e do progresso.
Mas é o caminho MORTAL da desordem do ser, do abuso, da prepotência e do crime sobre os demais, principalmente os mais indefesos.
É, numa palavra, o regresso ao passado mais bárbaro e atrasado, à lei do mais forte, do homem brutal e brutalizador, donde só podemos sair por um processo sério de conversão à verdade.
Para começar, é necessário chamar as coisas pelos nomes e ler a realidade tal como é e não como a vendem.


Miguel Alvim

domingo, março 02, 2008

Estou fora....


Amigos leitores,
Sou um sortudo.
Estou em Paris em passeio. Por isso não irei "bloggar" durante alguns dias.