quinta-feira, maio 31, 2007

Contra os sites de pornografia infantil


PELA NOSSA IMPOTÊNCIA FACE A ESTA VERGONHA, ERGAMOS A NOSSA VOZ NO SILÊNCIO DE UMA VELA VIRTUAL SIMBÓLICA, PARA GRITAR BEM ALTO QUE NÃO SOMOS CONIVENTES, É URGENTE UM POLICIAMENTO NA INTERNET.
Está a ser feita uma petição online para acabar com os site de Pornografia infantil. A única coisa que nos pedem é para acender uma vela virtual.
O objectivo de acender um milhão de velas em 4 meses foi cumprido em 60 dias. Quantas mais velas, melhor. O link está mais abaixo. Eu já acendi a minha... As crianças agradecem.
E o resto do mundo também.
Clicar e seguir as instruções http://www.lightamillioncandles.com/

quarta-feira, maio 30, 2007

Intervenção Brilhante !!




Apesar de ser ainda muito novo, ando na vida social e politica há mais de 20 anos.
Descobri através de um e-mail de uma amiga um vídeo Youtube com uma intervenção que para mim, foi das melhores declarações que já assisti ate hoje.

A intervenção foi no ECO-92 numa realização das Nações Unidas no Rio de Janeiro. por uma criança de 12/13 anos.

São 6 m.41s que pode assistir aqui, (basta clicar no Play) que nunca mais vai esquecer.

terça-feira, maio 29, 2007

Mais uma vergonha ...........



IVG por Opção dá direito a 30 dias de licença
António Bagão Félix diz que se está perante um “duplo financiamento público. A intervenção médica e o subsídio”.

A mulher que interrompa voluntariamente a sua gravidez, até às dez semanas de gestação, e que esteja empregada, tem direito a uma “licença de maternidade” com a “duração mínima de 14 dias e máxima de 30 dias”, conforme prescrição médica. O montante do subsídio é de 100% da remuneração de referência (salário bruto), sendo assim, maior que o salário líquido mensal. Esta licença é igual à das mulheres trabalhadoras que abortem espontaneamente e resulta da nova Lei nº16/2007, que alterou o artigo 142º do Código Penal. Fonte institucional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social disse ao “Semanário Económico” que “a regulamentação está acabada. A Lei não vai ser mexida”.

Alguns defensores do “Não” ao referendo sobre a IVG, mostraram-se “indignados”, realçando que “uma mulher que esteja grávida e que se veja forçada a ficar de baixa antes do parto, sem este ser de risco, recebe um subsídio de apenas 65% do seu salário base”. Estes salientam ainda a “injustiça” de uma mãe trabalhadora que “tenha de assistir na doença o seu filho menor”, que recebe, também, apenas 65% do seu ordenado bruto.

Bagão Félix, antigo ministro das Finanças e da Segurança Social, e um dos mandatários da Plataforma não Obrigada, disse em declarações ao “Semanário Económico” que “os ilustres parlamentares e governantes, por certo, não terão ainda pensado em tão insignificante pormenor”, adiantando que “estamos na presença – inovadora, pois então! – de um duplo financiamento público (intervenção médica e subsídio) resultante de uma opção para a qual não há sequer a necessidade de invocar motivo. Espantoso”.

Esta possibilidade, para quem opta pela IVG, deve-se ao facto de o artigo 142º do Código Penal Ter sido alterado, legalizando a IVG a pedido até às 10 semanas, mas o artigo 35º do Código do Trabalho (CT) se Ter mantido inalterado. Este diz, no seu nº 1, que a “trabalhadora tem direito a uma licença por maternidade de 120 dias consecutivos, 90 dos quais necessariamente a seguir ao parto, podendo os restantes ser gozados, totalou parcialmente, antes ou depois do parto”. Mas o nº 6 do mesmo artigo do CT deixa claro que “a licença prevista no nº 1, com a duranção mínima de 14 dias e máxima de 30 dias, é atribuída à trabalhadora em caso de aborto espontâneo, bem como nas condições previstas no artigo 142º do Código Penal”.

Carlos Caldeira
Semánario Economico 25-05-2007

segunda-feira, maio 28, 2007

À mão de um clique


Hoje trago como convidada para este blog, uma "amiga virtual" que conheci na internet e tenho trocado mensagens e pensamentos via blog.

Na passagem das 60 000 visitas deste espaço aqui fica um texto da Rute Borges.


Num mundo que se torna aos poucos, ausente de tempo, surdo de demora, impaciente na escuta, as novas ideias, os atropelamentos de exposição, abriram caminho sombrio ao ciberespaço.
Suavemente novas formas de comunicar emanam, ora sem rosto, ora agregado ao renome já instituído na praça de uma sociedade inevitavelmente diferente.
Dez anos se passaram desde o surgimento da tão badalada e discutida blogosfera.
Cerca de 50 milhões de pessoas fazem do blog a sua leitura diária e mais de 15 mil novos são criados todos os dias.
Um universo onde o espaço é para todos, onde a informação e a opinião é permitida e automática, onde se mostra e se vê, onde se aprende e se ignora, onde se erra e se reconstrói, onde se critica e elogia, onde se ofende e se encanta, onde o anónimo se torna gente e a gente, um igual.
Os géneros acompanham os interesses percorridos pelas mentes que os habitam, políticos, poéticos, publicitários, babyblogs, diários, entre tantos outros, mistos de motes, mas onde o parecer impera como uma verdade universal e única, onde os comentários são permitidos, como vozes que ecoam fazendo ampliar o mundo que por eles é povoado.
Verdades? Tantas, que escondem a dúvida que teima em morder o calcanhar tatuado pela vida.
A cada visita, está um ser, que começa por ser um enigma a desvendar, uma curiosidade que preenche o dia, uma surpresa saudável, uma mágoa.
O regar da flor, o aumento dos contadores, a luta por um lugar ao sol.
O vício simplificado do puxar de um cigarro carregado de significado ou facilitado pelo gesto. Uma dependência que preenche os dias e desata as amarras da solidão, do grito a viva voz de tudo o que não consegue ser escutado na comunicação tradicional.
Ao clicar a cruz, o mundo esconde-se e sobramos nós, agora mais ricos em memórias de vivências solitárias por detrás de um ecrã.

Parabéns Claúdio pelas mais de 60 000 visitas.

Rute Borges
http://pegadasemim.blogspot.com/

sexta-feira, maio 25, 2007

ATL da Galiza



www.atldagaliza.blogspot.com é um blog tem como principal objectivo dar visibilidade aos projectos do ATL da Galiza e da Casa Grande mas acima de tudo às vidas, aos saberes e às experiências de muita gente que por aqui têm passado ao longo destes 24 anos.

Pessoas oriundas de comunidades fragilizadas, que sofrem de carências e dificuldades de vária ordem, capazes de viver o seu dia-a-dia com coerência e verdade, dando testemunhos humanos muito ricos e consistentes de solidariedade e amor ao próximo. Pelos anos que a nossa Instituição aqui permanece é também necessário e em nome daqueles que servimos diariamente devolver tudo aquilo que com eles aprendemos e vivemos e que fazem parte do arquivo “vivo” deste centro.

O nosso blog rege-se por valores baseados na «construção de uma sociedade mais digna e justa onde a Vida de cada ser humano é amada, respeitada, defendida e promovida em todas as etapas e em todas as suas dimensões (cultural, raça, religião, sexo, etc.), desde a concepção à morte natural». São estes os princípios que norteiam, desde 1983, o caminho e a missão do ATL da Galiza e desde 2003 a Casa Grande.

Veja o video e o blog, vale a pena !!

quinta-feira, maio 24, 2007

Desiquilibrados


Eu desconfio sempre daquelas pessoas que estão constantemente a criticar os outros.
Na minha opinião sofrem de algum desequilíbrio.
Por isso amigo leitor, se for alvo destes desequilibrados, ignore e siga em frente.

Afinal de contas a vida é tão bela. !!

quarta-feira, maio 23, 2007

UE: Portugueses dos maiores defensores da proibição de fumar em locais públicos fechados



Nove em cada 10 portugueses apoiam a proibição de fumar em espaços públicos fechados, com uma clara maioria a defender a que a interdição abranja restaurantes e mesmo bares, revela um estudo divulgado hoje pela Comissão Europeia.

O "Eurobarómetro" sobre a atitude dos europeus face ao tabaco, divulgado hoje por ocasião do segundo aniversário da campanha anti-tabagista "Help", promovida pelo executivo comunitário, revela que o apoio a espaços livres de fumo é generalizado na União Europeia, e em Portugal fica mesmo acima da média comunitária.

De acordo com o estudo, 92 por cento dos portugueses apoiam a proibição de fumar nos escritórios e outros locais de trabalho fechados, e 91 por cento defendem a interdição de fumo em todos os espaços públicos fechados, como metro, aeroportos e lojas (a média comunitária em ambos os casos é de 88 por cento de apoio).

Uma expressiva maioria dos portugueses (84 por cento) também apoia a proibição de fumar em restaurantes (contra 77 por cento da média comunitária), e mesmo no caso que divide mais a opinião pública europeia, a interdição de fumar em bares e "pubs", a medida é apoiada por três quartos dos portugueses (74 por cento), acima da média comunitária (62 por cento).
O estudo demonstra ainda que Portugal é o país da União com uma maior percentagem de pessoas que nunca fumou (64 por cento dos inquiridos, contra 47 da média da UE), mas também aquele onde menos fumadores deixaram o cigarro de lado (12 por cento, tal como Chipre, contra 21 por cento da média comunitária).

Todavia, os fumadores portugueses - um em cada quatro inquiridos (24 por cento, quando na União a média é 32 por cento) - são dos que fumam mais já que a esmagadora maioria (97 por cento) fá-lo todos os dias, e 38 por cento fumam mais de um maço de cigarros por dia (sendo a média comunitária de 26 por cento).

O "Eurobarómetro" foi realizado entre Outubro e Novembro de 2006 junto de 28.584 pessoas, tendo em Portugal sido inquiridas 1.006 pessoas pela TNS Euroteste.

Lusa

terça-feira, maio 22, 2007

A minha felicidade está centrada em Cristo.


Conheci a Katya o ano passado, no Multifestival em Fatima. Com um feitio muito próprio e bastante determinada é ela hoje a minha convidada de opinião deste blog.

A minha felicidade está centrada em Cristo.

Quando o Cláudio me sugeriu a escrita de um artigo sobre a minha experiência como “mulher de Deus” pensei que não seria capaz de o fazer porque há mulheres bem mais empenhadas na Igreja do que eu, e assim de doação completa a este Deus que eu amo. Mas rapidamente percebi que poderia testemunhar algo de diferente... porque sou uma mulher igual a tantas outras que “ vive no mundo mas não é do mundo “

Todos nós temos um passado que constitui a nossa história de vida. Para uns essa história é cheia de alegrias, sorte, dinheiro, boas familias...na giria diz-se: “nasceram num berço de ouro”. Outros têm a vida bem mais dificultada porque são oriundos de familias com dificuldades financeiras, com tristezas quase desumanas, dívidas... para estes diz-se: “não há nada que não lhes aconteça”. Há ainda aqueles que têm tudo aquilo mas que enfrentam as situações de maneira diferente porque acreditam num Deus que TUDO pode. Eu sou uma dessas pessoas !

Hoje estou casada, a trabalhar numa rádio depois de leccionar durante 10 anos e sempre feliz! Fui criada num clima católico, os pais praticantes mas o resto da familia nem por isso (os chamados não praticantes embora eu pense que esta classe não exista, apenas há católicos)... Tive uma infância e juventude dentro dos parâmetros normais, aluna assídua, responsável, com muitas actividades culturais, sociais, divertida e sempre pronta para a aventura! No final do curso de Organização e Gestão de Empresas no I.S.C.T.E um acontecimento na minha vida aproximou-me de Deus...a morte do meu pai. Hoje vejo que podia ter procurado outros meios para apagar a dor sentida mas não sei porquê agarrei-me a algo que não tinha muito nessa altura, Fé em Jesus Cristo.

Deu-se uma transformação que eu não sei explicar como aconteceu... é algo muito pessoal. Cada pessoa que é tocada por este Jesus tem uma história diferente para contar...
O meu afastamento, a minha revolta, a minha indiferença contra a Igreja Católica começou a dissipar-se porque percebi que lutava contra qualquer coisa que não conhecia...

Fui procurar... conhecer melhor... iniciei um caminho de encontro pessoal com Jesus. Viajei por países missionários, conheci várias comunidade dentro de movimento Carismático Católico. Eu que aprendi musica durante a minha juventude tive a oportunidade de colocar os meus dons ao serviço da Igreja com uma mensagem de evangelização focada em Jesus !

Neste momento creio que pertenço a uma Igreja feita de homens e mulheres cheios de pecados e por isso errante, uma Igreja livre em que podemos entrar e sair sem pedir autorização, uma Igreja com leis igual a qualquer país ou credo, uma Igreja a favor da vida, da solidariedade, da caridade ou seja de valores não só cristãos mas sobretudo humanos. Uma Igreja com lugar para todos, crianças, jovens, adultos, idosos... todos são bem vindos e todos, procurando, conseguem encontrar um movimento, uma ordem, uma associação ou comunidade que os acolha, uma Igreja cheia de santos que nos ajudam a orientar a nossa vida para um ideal mais proximo do céu.

Este fim-de-semana foi mais um daqueles cheio de actividades dentro da nossa Igreja ! No sábado tive a oportunidade de participar nas Jornadas “ Juntos pela Europa 2007” em Coimbra.
É um evento-testemunho, inspirado nos valores da fraternidade e da partilha que deseja oferecer uma contribuição para que sejam superados preconceitos, nacionalismos, conflitos sociais etc, em resposta aos questionamentos sobre os significados e os valores da Europa. É organizado por vários movimentos cristãos entre os quais estão os católicos, evangélicos e ortodoxos. Uma etapa deste caminho foi assinalada pela primeira grande manifestação do dia 8 de Maio de 2004, em Stuttgart, e que se tem realizado todos os anos começando com 170 movimentos atingindo este ano 250.
Estas pessoas comprometeram-se a vários sins... sim à vida, sim à familia, sim à criação, sim a uma economia igualitária, sim à solidariedade, sim à paz, sim à responsabilidade, sim...também nós somos convidados a este compromisso !

No Domingo estive no Santuário de Fátima no meio daqueles 500 mil peregrinos. Uma experiência de fé viva e vivificante... muito sofrimento, muita entrega, muita oração mas também muita alegria e muita comunhão. Vivi um clima intenso de oração ... oração pela conversão e pela paz no mundo.

Esta semana celebra-se a Semana da Vida em todas as paroquias do nosso país. Eventos, oração, palestras, catequeses, encontros... uma diversidade de actividades para celebrar a Vida, não só a concepção mas toda a caminhada feita por cada ser humano.

É a esta Igreja que eu pertenço... uma Igreja cheia do Espirito Santo, cheia de Amor, cheia de Esperança e com lugar para todos... basta querer e abrir o coração a Jesus.

Coragem ...
Deus vos abençoe
Katya

domingo, maio 20, 2007



Este pequeno filme mostra duas crianças,uma é "normal" outra tem síndrome de Down. Como sabemos o seu dia a dia, concluímos o óbvio..... mas no final existe uma surpresa significante.
Este video é uma parte do Sprout Touring Film Festival

sexta-feira, maio 18, 2007

O DIVÓRCIO UNILATERAL E A SOCIEDADE SEM VÍNCULOS


Retomando um projecto já apresentado em legislaturas anteriores, foi agora apresentado um projecto de lei, pelos deputados do Bloco de Esquerda, que consagra o chamado divórcio unilateral. De acordo com este projecto, o divórcio passará a depender apenas da vontade expressa de qualquer um dos cônjuges, mesmo que o outro a tal se oponha, mesmo que tenha sido o requerente a violar os seus deveres conjugais e independentemente de qualquer período de separação efectiva. O projecto vai na linha da recente alteração legislativa espanhola que consagrou a figura que veio a ser popularmente designada como divórcio expresso. Para a lei espanhola, o divórcio pode ser requerido por qualquer dos cônjuges depois de decorrido o prazo de apenas três meses após a celebração do casamento.
Os proponentes já afirmaram que se trata «da mais importante proposta de modernização do direito da família desde 1975». Talvez seja de lhe dar razão quanto à relevância da proposta. Só que não se trata de qualquer progresso. Será, antes, o culminar de uma progressiva descaracterização do próprio casamento e do próprio direito da família.
A alteração legislativa espanhola veio acompanhada da redefinição do casamento como união que deixa de supor a dualidade sexual. Uma e outra subvertem e descaracterizam o casamento na sua essência. Com o divórcio unilateral, perde qualquer alcance o casamento enquanto compromisso e enquanto vínculo. O casamento passará a ser, talvez, o mais instável e precário dos contratos, mais do que um contrato de trabalho ou de arrendamento. Se, a qualquer momento, qualquer dos cônjuges pode desvincular-se independentemente do motivo, pode perguntar-se qual é, afinal, a diferença entre estar casado e não estar. A mesmo tempo que se vão estendendo os direitos das uniões de facto (hoje a equiparação destas ao casamento, no plano dos direitos, é quase total, apesar de haver ainda, até agora, uma evidente diferença no plano dos deveres, inexistentes para quem não está vinculado pelos laços conjugais), por outra via também se vão esbatendo as diferenças entre a união de facto e o casamento. É o enfraquecimento progressivo dos deveres conjugais. Com o divórcio unilateral, qualquer dos cônjuges pode a qualquer momento deixar de os cumprir. Daqui à abolição do próprio casamento, à sua irrelevância jurídica, o passo é muito pequeno.
O divórcio começou por ser encarado como uma sanção contra o cônjuge que violou gravemente os seus deveres conjugais (foi assim em Portugal até 1977). Depois, passou a corresponder também à verificação de uma situação já irremediável, porque são ambos os cônjuges a requerê-lo, ou porque o tempo de separação de facto revela a prática irreversibilidade da situação (é assim o regime actualmente vigente entre nós). Com o divórcio unilateral, aquilo que começou por ser uma sanção contra quem viola os deveres conjugais acaba por ser um verdadeiro prémio para o infractor.
Sempre se considerou um progresso civilizacional, reflexo da influência cultural do cristianismo, a abolição da figura do repúdio, que permitia ao marido a desvinculação imotivada dos seus compromissos conjugais. Com o divórcio unilateral, pode dizer-se que renasce das cinzas tal figura. Dir-se-á que se trata, agora, de um direito de qualquer dos cônjuges, e já não apenas do marido. Mas, di-lo a experiência e também vários estudos, é, na maior parte dos casos, a mulher a sofrer as consequências nefastas (no plano económico, psicológico e afectivo) da ausência de vínculos e do abandono conjugal. Nas famílias monoparentais, o progenitor ausente é sempre o pai. Nunca houve tantas mulheres sós e pobres…
Políticos habitualmente sensíveis à necessidade de contrariar as consequências do individualismo no campo das relações económicas, com o que ele implica de sacrifício dos mais fracos e da coesão social, propõem agora a consagração do individualismo mais extremo no âmbito da família, do núcleo social mais estruturante e fundamental.
Quer-se “agilizar” e facilitar o divórcio como se não estivesse ele já suficientemente difundido, ou fosse essa difusão socialmente irrelevante, ou até benéfica. Mas o divórcio já está “suficientemente” difundido, entre nós como noutros países onde chega a verificar-se uma proporção de um divórcio para cada dois casamentos (proporção de que estamos a aproximar-nos). As consequências socialmente nocivas dessa difusão também são evidentes, apesar de, muitas vezes, se pretender fechar os olhos a essa evidência, porque, acima de tudo, não se quer pôr em causa essa “conquista” da liberdade individual que será o divórcio. Às vezes, parece que se pretende convencer-nos de que é salutar o crescimento e educação de uma criança ou de um jovem sem a presença contínua do seu pai e da sua mãe, e que é socialmente irrelevante que tal se verifique numa proporção de crianças e jovens que se aproxima da maioria.
Também se diz que «mais vale um bom divórcio do que um mau casamento». Mas quase nunca se diz que um “mau casamento” não é uma fatalidade (como não é uma fatalidade que de dois casamentos um termine em divórcio), que muitas das dificuldades de um casamento podem ser ultrapassadas num esforço de abertura ao outro, de harmonização de diferenças e de perdão recíproco.
É verdade que não é a Lei, por si só, que destrói ou fortalece a família. Tal depende, sobretudo, de factores sociais e, sobretudo, culturais e de educação. Mas a Lei não deixa de ter o seu papel. Além do mais, porque ela própria contém sempre uma mensagem cultural. Não pode desligar-se a difusão do divórcio em Portugal da sua consagração legal em relação à maioria dos casamentos (os casamentos católicos) a partir de 1975. Afirmava-se, então, que não podiam ignorar-se as situações dos casamentos fracassados, que eram, então, apesar de tudo, uma pequena minoria. A partir daí, o divórcio passou a “gerar divórcio”, porque passou a ser maior a ligeireza com que se contrai o casamento e passou a ser menor o incentivo a superar as dificuldades do casamento. Aquele que era o drama de uma pequena minoria, generalizou-se de forma exponencial (não só por causa da Lei, como é óbvio, mas também por causa da Lei)
Parece que hoje se pretende ir ainda mais longe, se quer criar uma sociedade de indivíduos isolados e sem quaisquer vínculos. Mas será isso, sequer, possível? Será possível, por exemplo, contrariar o suicídio demográfico da Europa, a que temos assistido impassivelmente e para o qual começamos agora a estar alertados, quando se recusam quaisquer compromissos e quaisquer empenhos que vão para além do imediato?

Pedro Vaz Patto

quinta-feira, maio 17, 2007

MANIFESTAÇÃO ANTI-TOURADAS



MANIFESTAÇÃO ANTI-TOURADAS - 17 DE MAIO
Touradas - Cultura de tortura, exploração e sofrimento
Hoje, 17 de Maio (5.ª feira), às 19h, em frente à entrada principal do Campo Pequeno, em Lisboa, esteja com a ANIMAL e com 26 Organizações da Europa, da América do Sul e da América Central, na Grande Manifestação Internacional Contra as Touradas Por Um Mundo Livre de Touradas.

terça-feira, maio 15, 2007

IVA reduzido para bens de primeira necessidade - Comunicado da APFN





Várias associações e federações de família europeias, entre as quais a ELFAC - European Large Families Confederation de que a APFN é sócia fundadora, em conjunto com diversos eurodeputados, reclamam à Comissão Europeia que pressione os governos europeus a aplicar IVA reduzido num conjunto de bens de primeira necessidade e serviços de apoio às crianças, incluindo fraldas, biberões, carrinhos de bebé, cadeirinhas para os carros, roupa e calçado infantil, serviços de apoio, etc. Este apelo é feito no Dia Internacional da Família e coincide com uma reunião dos Ministros da Família europeus perto de Hannover.


Esta coligação apela à Comissão Europeia para apoiar as famílias com filhos através de uma alteração à regulamentação comunitária (6ª Directiva do IVA, anexo H) sobre a aplicação do IVA reduzido em bens essenciais para as famílias.
Tendências recentes da demografia mostram claramente que a Europa necessita urgentemente de políticas amigas da família, a fim de travar as decrescentes e preocupantes baixas taxas de fecundidade. As famílias desempenham um papel imprescindível como elemento base da coesão social e necessitamos de políticas que apoiem as famílias, tanto a nível nacional como europeu. Por isso, a Comissão Europeia tem que ter um papel activo para forçar os governos a deixarem de penalizar fiscalmente as famílias através da aplicação de um IVA elevado em bens de primeira necessidade.


Esta tomada de posição é efectivada por a Comissão Europeia ter-se mostrado incapaz de o fazer até agora, conforme promessas anteriores. Recorde-se que, em Julho de 2006. a Comissão Europeia comprometeu-se a publicar uma proposta de redução do IVA nas fraldas para bebés, um bem essencial que milhões de famílias consomem diariamente para benefício da saúde doss seus filhos. Contudo, e até à data, a Comissão Europeia nunca fez tal proposta.
"A redução do IVA em bens de primeira necessidade para as crianças irá beneficiar milhões de famílias em toda a Europa. A experiência demonstra que a redução do IVA em certos produtos é transferida directamente para as famílias", afirma Marie Panayotopoulos-Cassiotou, membro do Parlamento Europeu e Presidente do Intergrupo da Família e Protecção da Criança.
Recorde-se que, por acção do então Ministro das Finanças, Dr. Bagão Félix, Portugal reduziu o IVA das fraldas para bebés de 19% para 5% e os preços para o consumidor reduziram sensivelmentre nesse valor. Desde então, os preços têm-se mantido a esse nível. Esta é a oportunidade de ouro para a Comissão Europeia alterar a 6ª directiva, honrando o seu compromisso para ajudar as famílias e mostrar como a Europa está atenta às suas necessidades.
A coligação de associações de família europeias congratula-se com os esforços recentes da Comissão Europeia em desenvolver uma política de apoio das famílias europeias, incluindo a sua intenção em lançar um documento sobre política de apoio às famílias, assim como o esforço do passado encontro da primavera da Comissão Europeia no sentido de criar a Aliança Europeia pelas Famílias. Contudo, as famílias reclamam medidas concretas que reflitam estas intenções políticas.
É nesse sentido que esta coligação apela à Comissão Europeia para que altere a 6ª Directiva para reduzir o IVA das fraldas, biberões, carrinhos, cadeirinhas para os carros e outros acessórios, roupa e calçado infantil, para que os benefícios de um IVA reduzido sejam rapidamente transmitidos às famílias.
Este apelo irá ser entregue no dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família, em Bruxelas, durante o especial evento promovido pelo Intergrupo da Família e Protecção da Criança, subscrito pelas seguintes associações e federações de família:
Confederation of Family Organisations in the European Union
Eurochild
European Delegation of the World Movement of Mothers (MMMEurope)
European Federation of Unpaid Parents and Careers at Home (FEFAF)
European Large Families Confederation (ELFAC)
European Parents Association (EPA)
European Region of the World Family Organization (E-WFO)
Federation of Catholic Family Associations in Europe (FAFCE)
Institute for Family Policies European Network


Maio de 2007
APFN – Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

segunda-feira, maio 14, 2007

LusoFonias X



Chega hoje ao Fim as 10 semanas em que todas 2ªas Feiras dediquei este blog as LusoFonias.

Quero agradecer a todos o apoio, principalmente ao Programa Lusofonias que passa na Rádio Renascença a divulgação desta iniciativa.
Passei por todos os países desta comunidade mostrando artes e culturas destes grandes povos.

Guardo para o último Timor Lorosae com a música "Oh Timor". Um Povo que admiro muito pela sua luta e coragem e independecia.


Loro Sae é uma ilha da Insulíndia, politicamente repartida em duas metades: o Timor Oeste (ou Nusa Tenggara Timur), que constitui uma província da Indonésia, e Loro Sae, outrora uma colônia portuguesa, mais tarde ocupada e anexada pela Indonésia em Novembro de 1975 e chamada Timor Leste, e que se tornou independente em 2002, passando ao atual nome de Loro Sae.

Em Loro Sae a língua portuguesa é falada por cerca de 5% da população. A língua tétum predomina e é língua oficial junto com o português.

domingo, maio 13, 2007

Visita do papa Bento XVI ao Brasil

Terminou hoje a visita do Papa Bento XVI ao grande pais de nome BRASIL.

Com uma agenda muito ocupada :

Começou com um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, depois, com milhares jovens no estádio do Pacaembu.

Na sexta-feira o papa participou de uma missa no Campo de Marte, também em São Paulo. Na ocasião, o frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), o frei Galvão, foi canonizado por Bento 16. Logo em seguida participou de um encontro com bispos na Catedral da Sé, no centro de São Paulo.

No sábado , o papa esteve Guaratinguetá , onde visitou um centro de recuperação de toxicodependentes na Fazenda da Esperança.

No domingo celebrou a missa de abertura da 5ª Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe).

sábado, maio 12, 2007

Estive em Fatima


Hoje estive em Fatima com mais de 500 000 pessoas.

Participei na procissão das velas e em comunidade com todos os presentes rezei o Terço.

sexta-feira, maio 11, 2007

Classe Politica Portuguesa: Tenham VERGONHA na cara !!


Esta é a foto da filha de um casal de amigos meus. A Maria do Carmo.

Aconteceu-lhes uma situação no minimo lamentável e que venho por este meio denunciar.

Fica aqui o texto da mãe da bebê :

Incentivos à natalidade

A nossa filha Maria estava "prevista" para dia 20 de dezembro, data em que completava as 40 semanas de gestação. Acontece que a Maria, vá-se lá saber porquê, decidiu vir ao mundo mais cedo, dia 29 de Novembro, data em que completava 37 semanas.
Quando me dirigi à segurança social para receber a baixa fui informada que assim sendo, não teria direito a nada, porque a bebé nasceu antes do tempo, logo eu em Novembro não teria o tempo de descontos necessário para usufruir do subsidio de maternidade... Portanto, se a Maria do Carmo tivesse nascido dia 1 de Dezembro por exemplo ou depois disso receberiamos a baixa na sua totalidade, como foi dia 29 não tivemos direito a nada.Até aqui tudo bem, tudo bem quer dizer, tudo mal, mas adiante, tudo bem porque o tempo vai passando e nós vamos esquecendo estes "contratempos" do nosso portugal...

Esta semana fomos forçados a recordar estas coisas... é que descobrimos que não só não tive direito a receber subsidio de maternidade, como ainda tenho que pagar esses 4 meses em que estive em casa sem trabalhar (e portanto sem receber NADA) à segurança social.Depois de várias cartas e mais cartas agora vou escrever mais uma, desta vez a pedir o "favor" de não me cobrarem o tempo que estive em casa com a minha filha, sem receber baixa nem ordenado...

Vamos lá ver se me perdoam esta minha dívida ao estado!É o país que temos, o estado subsidia abortos sem requisitos, sem ser necessário descontar 6 meses para a segurança social:) Quanto aos bebés que nascem e são o futuro do nosso Portugal, o estado só os ajuda se os seus pais fizerem bem as contas, se planearem bem as datas, e se os bebés não lhes pregarem a partida de nascer umas semanas antes do previsto...

Alexandra de Sá Guerreiro

Maddie McCann's


Quero no meu blog, associar-me a divulgação da foto da pequena criança inglesa Maddie, que desapareceu do seu quarto (na Praia da Luz - Algarve) onde estava de férias com o seus pais.

Se tiver algum sinal desta menina ligue para um destes números de telefone: 289 884 500 , 282 405 400 , 218 641 000 , 112 .

Multifestival 2007



Aproxima-se o Multifestival Gaudeo 2007, aquele que é considerado o maior evento de musica com bandas jovens católicas , a decorrer de 9 a 12 de Agosto.

É um novo desafio dentro da Igreja, cujo lema é: No Olhar… o segredo da paz. É um desafio que se lança a todos os jovens. Se tens um grupo musical católico, que procuras evangelizar através da arte musical, inscreve-te para dares a conhecer o teu trabalho.

Podes o fazer também através do número, 918689691. Consulta também o site, http://www.multifestivalgaudeo.com/ e lança-te neste desafio.

Vêm e traz um amigo também ....

quinta-feira, maio 10, 2007

Testemunho de Vida


Durante as eleições do último referendo, conheci muitas pessoas e fiz muitos amigos.

Um deles foi o Pedro Duarte. Aqui deixo um texto em que ele fala dele e sua expêriencia de vida :

Sou apenas um espermatozóide que gostaria de ser gente. Se a Mãe Natureza deixar, hei-de conseguir. Parece que vai ser agora, os meus futuros pais estão a fazer amor… entrei no corpo da minha futura mãe, só falta encontrar o óvulo, e finalmente farei parte de um ovo (início da vida, neste caso a humana) … Ops! Já está, já sou um ovo. Sinto-me mais importante que nunca: já sou gente, mesmo sem ninguém saber.

Passaram os dias, 28 precisamente, e o meu corpo já conta com milhares de células a lutar pela vida, ainda que apenas a minha mãe suspeite da minha existência. Começaram os problemas… Tenho espinha bífida: uma má formação no tubo neural ou seja, no cérebro e na espinal-medula. Poderei vir a ter problemas de saúde como não andar, ser incontinente, etc… Mas o que é isso comparado com a alegria de nascer e poder viver?

Passou mais tempo, mais ou menos cinco meses, e agora deixei de me mexer. Posso estar a correr risco de vida mas não desisto. Os meus pais já há muito que me amam e estão a lutar por mim e pelo melhor para mim, que é NASCER, e estar sempre rodeado de bons profissionais de saúde e acima de tudo de muito AMOR.

24 de Outubro de 1971 Finalmente nasci! Mas… Nasci com uma saliência nas costas formada pela saída dos revestimentos da medula. Sou diferente, mas, não somos todos diferentes (gordos/ magros, brancos/pretos, louros/ruivos…)? Preciso urgentemente de ser operado e tenho 80% de probabilidades de morrer na operação, mas os meus pais, a família, os amigos, a equipa de saúde e sobretudo EU agarrámo-nos aos 20% restantes e fomos à luta. Graças a Deus correu bem, e a minha vida continua como qualquer outro bebé que exige cuidados especiais de saúde.

Hoje tenho 35 anos. Sofri um pouco com a falta de saúde. Fazendo uma retrospectiva à minha vida: passei por 13 intervenções cirúrgicas, 1,5 a 2 anos de internamento. Algumas manhãs, tardes ou noites no banco das urgências do hospital. Desde a última operação, já lá vão 16 anos, que continuo a ter problemas de saúde e a ir com alguma regularidade aos hospitais. Devido aos meus problemas de saúde, e tendo em conta que pertenço a uma família de classe média, não fizemos férias, não estudámos em colégios, não vestimos roupa de marca, mas o amor que sentimos uns pelos outros supera tudo.

Tendo em conta que tenho 35 anos, durante mais de 33 anos tive uma vida normal. Estudei, entrei no I.S.C.A. Agora tenho uma papelaria, uma casa onde sou independente: cozinho, arrumo e limpo a minha casa, recebo amigos. Em suma sou feliz e tento fazer os outros também felizes. Em 33 anos ALGUÉM mudou o mundo, portanto, penso ter valido a pena viver e cada dia que passa vale a pena estar vivo. Por isso tudo que passei e pelas oportunidade que a vida me deu, sinto-me obrigado a lutar para que não seja tirada a vida a pequenos seres humanos que não se podem defender.

Actualmente, pessoas como eu podem legalmente ser abortadas até às 24 semanas, pode-se tirar a vida a seres humanos cujas mães tenham sido violadas ou sofram de problemas de saúde. Para quê aumentar uma licença de morte já tão permissiva?

Pedro Duarte

quarta-feira, maio 09, 2007

Bebê com um terço do peso de gêmeo sobrevive



Dois gêmeos idênticos nascidos prematuros, um deles muito menor do que o irmão, conseguiram sobreviver na Austrália.
Lincoln Ryman pesava apenas 530 gramas e seu irmão Byron, 1,5 quilo, quando nasceram, 11 semanas antes do previsto.

Os médicos do Royal Hospital, em Sydney, resolveram que o parto prematuro era necessário devido a uma complicação incomum na gravidez.
O sangue estava passando de Lincoln para Byron, colocando ambos em risco.

Cirurgia

A mãe, Nicole Ryman, foi preparada para o pior quando foi decidido realizar o parto com 29 semanas.
As chances de sobrevivência de Lincoln eram de apenas uma em três em função do seu tamanho, segundo os médicos.
Apesar de nascer com pouco peso e ter necessitado de uma cirurgia no coração, Lincoln sobreviveu e passa bem.
Nicole e seu marido, Todd, que realizaram fertilização in vitro, disseram que as primeiras semanas após o nascimento dos gêmeos foram tensas.
"Estamos felizes porque não acreditávamos que iríamos ter os dois", contou Nicole. "Levamos alguns sustos no caminho, mas eles estão muito bem agora e sei que poderei tomar conta de ambos em casa."
Byron poderá ser levado para casa nos próximos dias, mas Lincoln deverá ficar na UTI por mais um mês.
"A chance de sobrevivência que dei a ele era de menos de 30% porque era muito pequeno", afirmou o médico Parag Misha, que cuida dos bebês.

"Há esperança de que ele comece a ganhar peso em breve e muito mais rápido, chegando cada vez mais perto do seu irmão."
Noticia : BBC

segunda-feira, maio 07, 2007

LusoFonias IX





Hoje trago imagens de Capoeira, uma expressão cultural particada em varios países da LusoFonia.

A Capoeira é uma expressão cultural que mistura desporto, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.

Da história sabe-se que foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente ginástico-acrobático. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.

A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

domingo, maio 06, 2007

Parabéns Vanessa Fernandes !!



A atleta Vanessa Fernandes, tricampeã europeia, venceu hoje em Lisboa, a etapa da Taça do Mundo de triatlo, ao fazer o tempo de 2:04.45 horas, e passou a liderar o «ranking» mundial.

Vanessa Fernandes, de 21 anos, cortou a meta no Pavilhão Atlântico com mais de um minuto de vantagem sobre a segunda classificada, a britânica Michelle Dillon, e a terceira, a alemã Christiane Pilz. A atleta lusa não começou da melhor maneira ao chegar no segundo grupo da prova de natação, mas conseguiu recuperar no ciclismo e dominou na última parte, a corrida, ao distanciar-se das suas adversárias e a cortar a meta na frente com tranquilidade.

Depois ainda procurou um cachecol do Benfica, clube que representa, antes de se abraçar ao pai, com quem trocou breves palavras, depois de concluir a terceira etapa do circuito na liderança.

sexta-feira, maio 04, 2007

Sociedade sem valores, um povo que adormece


A mãe mata o filho que traz no seu seio e o Estado ajuda? É uma mulher livre. A mãe entrega o filho que não pode criar a alguém que o acolhe com amor e desvelo? É uma mulher desnaturada.

Pode-se matar, mas não dar… Põem-se todos os dias, em grande plano, frente aos olhos das crianças, todas as porcarias e até a venda de bebés, como aconteceu, recentemente, numa telenovela portuguesa? Estamos numa sociedade livre. Descobre-se na Internet uma rede propagandeada de venda de crianças, a nível europeu e que também actua em Portugal? Logo os grandes do direito vêm a terreiro e ameaçam com os castigos da justiça, e as vestes dos bem pensantes rasgam-se a proclamar que “Isto não é possível!”Há autarcas a criar programas locais para favorecer a natalidade e fixar os casais jovens nas suas terras? Aplaudem-se as iniciativas. Cada dia nos centros de planeamento familiar, até nas sedes de concelho onde se luta por mais gente, se ensina a não procriar e se calam os métodos que estimulam e ajudam a crescer?
E a isto chama-se favorecer a boa informação de que as boas mães precisam e as jovens adolescentes não dispensam, porque o sexo deve ser seguro.Encontram-se crianças desnutridas, que vão cada manhã para a escola sem terem comido nada e só fazem alguma coisa por elas os que lá dentro, atentos às situações e a sofrer por isso, procuram modos de ajudar? São as famílias que não se sabem governar nem educar.Continuam por aí crianças, como todos sabemos, sem alguém que as acolha quando a escola fecha? Oficialmente diz-se que isto não é verdade. Entretanto, ignoram-se e destroem-se instituições que foram criadas e equipadas para ir ao encontro das famílias, que não podem estar para acolher os filhos às horas oficiais…Vê-se, a cada passo, a corrosão interior progressiva de filhos pequenos por via do divórcio irreflectido de muitos pais? Estamos num país evoluído. Assim, os senhores legisladores e governantes, muitos deles também divorciados, continuam, impunemente, a fazer e a regulamentar as leis, não favorecendo, antes pelo contrário, nem a justiça, nem a dignidade da família, nem a consistência do casal e do agregado familiar, hipotecando, deste modo, o presente e o futuro do país.Aparece agora para os países da UE, a partir de uma Directiva do Parlamento, uma proposta traduzida e equacionada pelo binómio “Europa e Mercado”. Toda a concepção da vida em sociedade está vazada em resultados materiais. As instituições intermédias, que já contam cada vez menos, deixarão de contar, dando-se, assim, passos largos para a desumanização das pessoas e das relações sociais. A antropologia, com bases filosóficas e exigências de ética, é coisa de somenos importância, e as pessoas concretas são empecilhos para quem tem nas mãos os cordelinhos do comando, que não são, nem nunca foram, as pessoas que conhecemos e dão o rosto e o nome para serem meros executores…Por cá, tudo isto vai entrando, com a normalidade silenciosa que não acorda nem espevita, porque não faltam ideólogos que sabem adormecer o povo e não têm outro sentido de vida que o materialismo do “mercado” e do “prestígio”.
Até quando? Até que o povo, famílias, instituições, grupos organizados e com princípios, o queiram. Não é o povo quem mais ordena? Sim, se estiver acordado e afirmar a sua dignidade.

António Marcelino

quarta-feira, maio 02, 2007

Parabéns ao Governo !!

Finalmente foi hoje aprovado na Assembleia da República a conhecida lei anti- tabaco.

Os fumadores que insistam em fumar em áreas proíbidas poderão pagar uma multa que vai dos 50 até aos mil euros. A nova legislação do Governo, já aprovada, prevê ainda multas para estabelecimentos e fabricantes de tabaco que não cumpram as novas regras.

A fiscalização ficará a cargo da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), sendo que caberá às autoridades responsáveis pelos mais de 20 espaços onde esta proibição entrará em vigor o alerta aos fumadores que não cumpram a lei.

Boa iniciativa, parabéns ao nosso governo !!

terça-feira, maio 01, 2007

Visita a Cáceres


No Passado fim de semana fui até a cidade de Cáceres na Espanha.

Notei as diferenças das cidades do nosso Portugal : Ruas mais bem sinalizadas, limpas e floridas. As compras nos Shopings são relativamente mais baratas.

Cácares uma cidade histórica muito bonita e qual penso um dia mais tarde voltar.

Cáceres é um município da Espanha na província de Cáceres, comunidade autónoma da Extremadura, de área 1752,61 km² com população de 88245 habitantes (2004) e densidade populacional de 50,35 hab/km².

Esta cidade foi considerada o terceiro Conjunto Monumental Europeu em 1968 e Património da Humanidade pela UNESCO em 1986.