quarta-feira, dezembro 31, 2003

Relance 63

Boas Entradas e 3008 Visitas ...

A poucas horas de entrada de 2004, cá estou a dar um "olhinho" pelo o meu blog. Este espaço criado , neste ano que agora acaba, que permitiu trocas de opiniões e hipotese de bons amigos e convidados dizeram de "sua justiça".
É com algum orgulho que vejo que sem ainda três meses de criação , este blog, teve a visita a data de hoje, de 3008 visitas. Cá continuarei no novo ano, a partilhar tudo aquilo que sinto, penso ou me vai na alma.
Ja oiço a musica , o barulho e o movimento de pessoas na rua, para as comemorações, por isso, tudo de bom e que este ano de 2004 consigamos atingir aquilo que todos procuramos : A Felicidade

segunda-feira, dezembro 29, 2003

Relance 62

Ama sempre..... principalmente os que mais necessitam !

DIGNO DE SER LIDO


Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar
os seus estudos, viu que só lhe restava uma simples moeda de dez centavos e
tinha fome.
Decidiu que pediria comida na próxima casa. Porém, os seus nervos o traíram
quando uma encantadora mulher jovem lhe abriu a porta. Em vez de comida,
pediu um copo de água.
Ela achou que o jovem parecia faminto e assim lhe deu um grande copo de
leite. Ele bebeu devagar e depois lhe perguntou:
- Quanto lhe devo?
- Não me deves nada -respondeu ela. E continuou:
- Minha mãe sempre nos ensinou a nunca aceitar pagamento por uma oferta
caridosa.
Ele disse:
- Pois te agradeço de todo coração.
Quando Howard Kelly saiu daquela casa, não só se sentiu mais forte
fisicamente, mas também sua fé em Deus e nos homens ficou mais forte.
Ele já estava resignado a se render e deixar tudo.
Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os médicos locais
estavam confusos. Finalmente a enviaram à cidade grande, onde chamaram um
especialista para estudar sua rara enfermidade.
Chamaram o Dr.Howard Kelly. Quando escutou o nome do povoado de onde ela
viera, uma estranha luz encheu seus olhos.
Imediatamente, vestido com a sua bata de médico, foi ver a paciente.
Reconheceu imediatamente aquela mulher e determinou-se a fazer o melhor
para salvar aquela vida.
Passou a dedicar atenção especial àquela paciente.
Depois de uma demorada luta pela vida da enferma, ganhou a batalha.
O Dr. Kelly pediu à administração do hospital que lhe enviasse a factura
total dos gastos. Ele conferiu, depois escreveu algo e mandou entregá-la no
quarto da paciente. Ela tinha medo de abri-la, porque sabia que levaria o
resto da sua vida para pagar todos os gastos.
Finalmente abriu a factura e algo lhe chamou a atenção, pois estava escrito
o seguinte:

Totalmente pago há muitos anos com um copo de leite.

(assinado):
Dr.Howard Kelly.

domingo, dezembro 28, 2003

Relance 61

Políticos “Católicos” que Advogam Leis Abortistas e Sagrada Comunhão

Aqui fica um texto do meu amigo Pe. Nuno Serras Pereira, que nos deixa a pensar !


Há pecados que por serem graves ou mortais colocam o católico em condições tais de não poder receber a Sagrada Comunhão, a Eucaristia. E se forem públicos e obstinados o celebrante da Eucaristia ver-se-á perante o dever moral grave de recusar a Comunhão. Tal é o caso, por exemplo, dos casados validamente pela Igreja, que se separaram e vivem em nova união, registada ou não no civil (mesmo que, ultimamente, só Deus possa avaliar da responsabilidade subjectiva, a situação contradiz objectivamente de tal modo o que se celebra no mistério da Eucaristia que não admite a sua recepção). Outro exemplo a que se pode recorrer é o do racismo, ou o da pedofilia. Creio que ninguém com responsabilidades hierárquicas na Igreja aceitaria que políticos que promovessem e legislassem a favor destes crimes se pudessem abeirar da Comunhão Eucarística. A contradição seria tão patente, tão chocante e tão escandalosa que não admitiria dúvida nem ambiguidade alguma. De facto, “... qualquer ameaça à dignidade e à vida do homem repercute-se no próprio coração da Igreja, afecta o núcleo da sua fé na encarnação redentora do Filho de Deus, compromete-a na sua missão de anunciar o Evangelho da Vida por todo o mundo e a cada criatura” (João Paulo II, Evangelium Vitae, nº 3).



Como entender, então, que ao longo de tantos anos vejamos continuamente políticos que se dizem católicos e que têm graves responsabilidades no aborto, esse crime que de entre todos é o mais perverso e abominável, receberem a Santíssima Eucaristia? O Papa é muito claro “... No caso de uma lei intrinsecamente injusta, como aquela que admite o aborto ou a eutanásia, nunca é lícito [trata-se de um absoluto moral que não admite excepções e cuja matéria é grave] conformar-se com ela, nem participar numa campanha de opinião a favor de uma lei de tal natureza, nem dar-lhe a aprovação com o seu voto.” (João Paulo II, Evangelium Vitae, nº 73).



Há políticos católicos com responsabilidades na introdução e na manutenção de abortivos precoces tais como o DIU. António Guterres, quando deputado, votou a favor da liberalização do aborto até às 12 semanas, votou também favoravelmente a ignóbil “lei” abortista de 1984, já como Primeiro-ministro manifestou que continuava a concordar com ela, deu a sua anuência ao alargamento da mesma promovido por Strecht Monteiro, manteve o DIU e abriu a porta, através do Ministério da Saúde, à entrada em Portugal da pílula do dia seguinte, um abortivo precoce. A Cavaco Silva foi-lhe proposto, quando tinha maioria absoluta, que revogasse a “lei” iníqua de 84 e ele recusou; acresce que aquando da sua candidatura às Presidenciais manifestou publicamente a sua concordância com ela; como Primeiro-ministro manteve o DIU. Por altura do referendo sobre o aborto Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente do PSD, e todo o partido com ele, repetiu até à exaustão que a “lei” infame em vigor era boa, justa e equilibrada. Paulo Portas bradou aos quatro ventos que também concordava com a mesma e hoje continua a dizer que é, tão-somente, contra a liberalização total do aborto. Durão Barroso ainda não deu um passo para revogar essa “lei” injusta e selvagem, mantém a decisão de Guterres em relação à pílula homicida e deixa que se continue a comercializar o DIU (o Ifarmed, recorde-se, depende do Ministério da saúde). Maria de Belém em recompensa do seu empenho determinado em promover a morte legal dos bebés inocentes e indefesos foi escolhida, pelo o Pe. Vitor Melicias, para Presidente da Mesa Geral da União das Misericórdias. Toda esta gente, de “consciência tranquila”, comunga de mãos sacerdotais, perante as câmaras da TV, com ar beatífico e compungido, procurando entrar em intimidades celestiais com o mesmo Cristo que na Terra é, por responsabilidade deles, “legalmente” exterminado (as aspas servem para indicar que a legislação positiva chama impropriamente lei àquilo que é uma violência iníqua): “Sempre que fizestes isto a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes” (Mt 25, 40).

Ora, o respeito pelo culto e pela reverência devida a Deus e a Seu Filho sacramentado, o cuidado pelo bem espiritual dos próprios, a necessidade de evitar escândalo, e a preocupação pelos sinais educativos e pedagógicos para com o povo cristão e para com todos, pedem que se pare, de imediato, com este escândalo. Primeiro, chamando esses personagens à conversão, para que se arrependam. Depois, exigindo a manifestação pública do repúdio de tais iniquidades monstruosas. E caso se recusem, denegando-lhes a Sagrada Comunhão.



Uma vez que estes contra testemunhos têm vindo, ao longo dos anos, a corroer as consciências não espanta que no jornal PÚBLICO de hoje deparemos com a seguinte informação: “O PSD e o CDS já clarificaram que nesta legislatura não admitem mexer na lei nem repetir o referendo ao aborto. Mas aceitam debater o assunto depois de 2006 e até admitem, então, aceitar alterações à lei no sentido da descriminalização (sublinhado da nossa responsabilidade).” De facto, se se pode admitir a despenalização e liberalização do homicídio/aborto em tantos casos, aceitá-lo e aboná-lo legalmente em mais alguns não difere essencialmente da “lei” anterior, mas tão só em grau, sendo por isso matéria opinável, sujeita ao mero jogo político partidário.



Estamos, pois, avisados! Podemos desde já encetar ou não um programa de Evangelização que provoque uma mutação cultural a favor da vida. E embora muitas coisas de grande mérito se tenham feito, em particular, desde o Referendo de 1998, temos, no entanto, preguiçado em relação à batalha cultural, mesmo dentro da Igreja.



Como não ficar assustado com o número de jovens que após dez anos de catequese é favorável à legalização/liberalização do aborto, e de catequistas e de leigos empenhados e de seminaristas e de religiosos e de sacerdotes? Mas, entre outras razões, como é que esta gente não há-de pensar que isso é uma opção verdadeiramente lícita e mesmo boa se aqueles políticos e demais personagens públicos que vê e ouve na rádio e na TV a advogarem a descriminalização/liberalização do aborto e a tomarem decisões propícias à mesma são afavelmente admitidos à recepção da Eucaristia?

sábado, dezembro 27, 2003

relance 60

Será sempre assim ???



Paradoxos camonianos


Os bons vi sempre passar
no mundo graves tormentos;
e, para mais m'espantar,
os maus vi sempre nadar
em mar de contentamentos. [...]

Luis de Camões



quinta-feira, dezembro 25, 2003

Relance 59

Natal !

Existe Natal, porque Jesus nasceu.
E que pena, tantas e tantas pessoas se esquecerem disso .

segunda-feira, dezembro 22, 2003

Relance 58

Despenalizar o Aborto?

A questão do aborto volta a estar na ordem do dia.

Fala-se agora na hipótese de descriminalização (ou despenalização) do aborto, mantendo embora a sua proibição. O aborto deixaria de ser crime, continuando, porém, uma prática ilícita e proibida, não podendo ser realizado em hospitais públicos ou com autorização do Estado. Não era exactamente isto que era proposto no referendo de 1998, embora a pergunta então formulada (de forma pouco isenta) fizesse referência apenas à descriminalização. Estava em jogo a legalização ou liberalização do aborto, que passaria a ser praticado com a conivência ou colaboração activa do Estado, em unidades de saúde públicas e com recursos públicos. Esta proposta visará impedir apenas o julgamento da mulher grávida que aborta, podendo recolher assim um mais amplo consenso.

Importa, porém, esclarecer que a tutela da vida humana implica um regime legal coerente e que uma brecha na coerência desse regime pode afectá-lo no seu todo. Não se pode também ignorar que neste âmbito se assiste a uma estratégia de etapas sucessivas, e que à descriminalização mais facilmente se sucederia a liberalização.

Entende-se hoje geralmente que a função primordial do Direito Penal é o reforço da confiança da comunidade na vigência das normas que protegem bens jurídicos fundamentais na perspectiva do regular funcionamento dessa comunidade. Mais do que intimidar os potenciais violadores das normas, há que confirmar e fortalecer a atitude dos que a cumprem por motivos de ordem moral que vão para além desse temor. Esta função, que poderíamos considerar “pedagógica”, assume uma importância capital quando está em jogo o bem jurídico e valor supremo que é a vida humana. A própria ordenação sistemática dos tipos de crime no Código Penal reflecte esta proeminência do valor da vida humana. Os crimes contra a vida e os crimes contra a vida intra-uterina são os primeiros do elenco. Se o Código Penal define como crimes quaisquer atentados à integridade física (uma simples bofetada), quaisquer atentados à honra (uma qualquer injúria), ou à propriedade (um furto de um qualquer objecto de valor insignificante), estranho e incoerente seria que não definisse como crime um atentado à vida humana como é o aborto.

A simples definição solene de uma conduta como crime é relevante na perspectiva da aludida função pedagógica do Direito Penal. E esta função mantém-se ainda que as condenações não correspondam minimamente à frequência da prática do crime (como sucede com o aborto ou também com o consumo de droga, por exemplo) ou se revistam de carácter simbólico.

Não terá qualquer sentido, nesta linha, transformar (como sucedeu com o consumo de droga) o aborto em simples contra-ordenação, sancionável com uma coima. As condutas qualificadas como contra-ordenação (o estacionamento de um automóvel em local proibido, por exemplo) caracterizam-se precisamente pela falta da sua “ressonância ética”, falta que obviamente não se verifica num atentado à vida humana.

É certo que se poderá despenalizar apenas a conduta da mulher grávida que aborta, mantendo-se a penalização de quem (médico, parteira, etc.) provoca a aborto com o consentimento dessa mulher e faz dessa prática uma actividade lucrativa (muitas vezes altamente lucrativa). As críticas aos julgamentos que se têm realizado esquecem que é só sobre estas pessoas que têm recaído, e provavelmente virão a recair, penas de prisão. Mas não vislumbro algum princípio de ordem ético-jurídica ou lógica que justifique, em coerência, a criminalização desta conduta quando a conduta da mulher grávida que nela consente não é criminalizada. O que se verifica é que estas pessoas não beneficiarão das circunstâncias atenuantes de que poderão beneficiar as mulheres grávidas que abortam (tal como não beneficiará dessas circunstâncias atenuantes o pai da criança que seja cúmplice ou autor moral para se livrar das suas responsabilidades, indiferente ao trauma que representa o aborto para a mãe).

Não haverá, então, espaço para considerar o sofrimento das mulheres que abortam?

Muito sabiamente, o comunicado da Conferência Episcopal sobre esta questão, afirma que os tribunais deverão, «na análise das circunstâncias e possíveis atenuantes», aliar «a justiça e a misericórdia». Como juiz da área criminal e como cristão, não posso ser indiferente a este desafio.

Ensina-nos o exemplo de Jesus Cristo que há que ser firmes na condenação do erro e compreensivos e misericordiosos para com a pessoa que erra. A misericórdia não é a indiferença ou cumplicidade diante do mal. Não anula a justiça, antes a completa e enriquece.

No caso do aborto, estamos perante um crime que na sua objectividade se reveste de extrema gravidade (neste sentido, a Gaudium et Spes fala em «crime abominável»), pois está em causa um atentado à vida do mais inocente e indefeso dos seres humanos. Mas há que distinguir essa gravidade objectiva da responsabilidade subjectiva. Há que considerar, nesta perspectiva, que a mulher grávida que aborta normalmente não o faz com plena consciência da gravidade do seu acto, pode estar sujeita a pressões sociais que limitam a sua liberdade ou pode ser motivada por razões ligadas a dramáticas condições de existência.

O regime legal vigente permite considerar estas circunstâncias atenuantes e a opção pela suspensão da execução da pena. É essa opção que se tem verificado sempre nas condenações de mulheres grávidas que abortam e que certamente continuará a verificar-se. A suspensão da execução da pena mantém a censura solene do crime (e está, portanto, salvaguardada a função pedagógica do Direito Penal), não havendo lugar ao cumprimento de qualquer pena se o condenado não cometer crimes num prazo determinado. Associa-se, assim , em meu entender, a justiça e a misericórdia, a condenação do erro e a compreensão pela situação concreta da pessoa que erra, com a consideração das circunstâncias atenuantes que rodeiam a sua conduta.

Diga-se ainda que o regime vigente também permite recorrer nestes casos, quando se considere diminuta a culpa, à suspensão provisória do processo (sem que haja, pois, lugar a julgamento e condenação) com imposição de injunções e regras de conduta.

Descriminalizar (ou despenalizar), em nome da compreensão para com a pessoa que erra, significaria anular a censura do erro, do crime na sua objectividade. Seria sacrificar a justiça em nome de uma pretensa misericórdia, quando, como disse, esta não anula a justiça, antes a completa e enriquece. E seria também sacrificar a verdade. À mulher adúltera, disse Jesus: «Vai e não tornes a pecar». Não lhe disse que não tinha pecado.

Pedro Vaz Patto
Juiz de Direito



domingo, dezembro 21, 2003

Relance 57

Irmãos de S João de Deus


Este meu primeiro fim de Semana, depois de ter completado 31 anos de idade, foi passado com os irmãos de S João de Deus na sua residencia em Lisboa.
Uma festinha de Natal e uma ida a Fatima, foram algumas das coisas que aconteceram.
Aproveito hoje , aqui este espaço para divulgar um pouco a obra desta irmandade que esta mais perto dos doentes mentais :

sexta-feira, dezembro 19, 2003

***************Relance 56********************

Dia do meu aniversário .... Dia de Alegria !

É sempre com enorme alegria que festejo mais um aniversário.
Este ano, particularmente com muito alegria e felicidade , pois estive há muito pouco tempo no Brasil, onde toda a forma de ser e estar daquele povo contagia qualquer pessoa !
Quero agradecer a todos que me tem ajudado e apoiado.. um grande bem haja ! Quanto aos outros que não gostam de mim e que me tem julgado precipitadamente, rezo por vós ... sempre que quiserem a minha porta estará aberta .
Viva a vida !

quinta-feira, dezembro 18, 2003

Relance 55

Participação Jornalistica


A Elsa Resende além de uma querida amiga é uma excelente e optima jornalista, como pouco existem por ai, garanto vos ! A sua forma integra, honesta e pura de trabalhar faz dela para mim uma pesoa muito especial.
E a confirmar tudo o que digo, há que ler com maximo de atenção esta sua participação neste meu humilde blog :)
Aqui fica :

O dia começa por volta das 09:00 com a consulta dos jornais na Internet. Fazem-se, em seguida, os primeiros telefonemas. Começo a ficar inquieta quando do outro lado da linha não há nenhuma novidade ou pista para uma futura notícia ou reportagem.
Nestas alturas, recordo-me sempre de uma senhora idosa que um dia, quando era mais nova, encontrei sentada num banco de uma igreja, em Lisboa.
Não me lembro das feições dela, mas lembro-me do que ela me disse, agarrando-me por um braço: “Nunca devemos desistir!”.
É com estas palavras na cabeça que, volta e não volta, mesmo desmotivada, insisto, insisto... pergunto mais uma vez e... chateio, incomodo... tudo para conseguir ter uma boa história para contar.
Nem sempre me saio bem na tarefa. Mas quem disse que o jornalismo é uma profissão fácil?
Sendo correspondente local, sou obrigada a aturar, nem sempre com a mesma disposição, autarcas com os mesmos discursos e sessões de câmara e assembleias municipais quase intermináveis.
Não raras vezes perco a paciência quando os políticos, em vez de discutirem os problemas da terra, se perdem em guerras partidárias sem interesse e argumentos.
Eis o lado enfadonho do jornalismo.
Mas há depois o lado mau, que é quando ouvimos críticas injustas, ameaças, insultos e... andamos sempre a correr e o telefone não nos dá sossego.
E há, felizmente!, o lado bom, que é quando surgem histórias inesperadas, se conhece gente fantástica, o público agradece por esta ou aquela notícia e o mundo fica melhor.
Porque acredito que estamos cá para desempenhar uma missão, aos 16 anos (e depois de uma péssima professora do secundário ter desfeito o meu sonho de ser historiadora) decidi que queria ser jornalista para ajudar a construir um mundo melhor.. informando, denunciando, contando histórias de pessoas e lugares.
Em tão pouco tempo que tenho de profissão, já vi a dignidade de gente pobre mas feliz, o desalento de quem não consegue fazer pela vida, a amargura de quem se sente só.
Não esqueço o orgulho das mulheres que fazem a recolha do lixo no Barreiro, a traquinice dos miúdos de rua do Projecto Adrenalina, de Almada, a ternura dos rapazes dos bairros sociais de Amora que, a troco de uma moeda para o mealheiro, ajudam os automobilistas a arrumar os carros por altura da Festa do Avante.
Na minha memória registo ainda o deslumbramento que senti quando os golfinhos do Sado vieram à minha beira ou... o cheiro a miséria do Bairro das Palmeiras, no Barreiro, as lágrimas das costureiras da VESTUS desempregadas, a firmeza de um siderúrgico a lutar por justiça.
Fiz muitas entrevistas sentada a uma secretária, mas também empoleirada num barco semi-rígido a toda a velocidade, de pé sob chuva, frio e calor intensos, de cócoras na cabina do piloto de um avião, de ténis enterrados no esgoto. São ossos do ofício!
Tal como no primeiro dia de trabalho, enfrento cada conferência de imprensa com nervosismo, tremo por dentro quando apontam um dedo a um dos meus artigos, reajo mal quando não me levam a sério, escondo-me por trás da discrição quando oiço (de vez em quando) um elogio.
De gente simples e excêntrica, letrada e iletrada, velhos e novos... tenho tirado muitas lições de vida.
Sofro com os erros e vibro com uma reportagem (quase) perfeita. Mas sempre com humildade, porque, como diz a minha mãe, está-se sempre a aprender.
No frenesim diário por uma notícia ganhei dissabores... mas também amizades.
E é isto que me impede de vacilar, mesmo nos piores momentos.

Elsa Resende



terça-feira, dezembro 16, 2003

Relance 54

Estou de Regresso !

Saio do Brasil, com mais de 30 graus e chego a Portugal com 10 .
O Corpo humano acusou a diferença e acabei por ficar doente.....
A vida volta a normalidade, ja com o Natal a porta e mais uma vez com a certeza de que como é tão diferente o continente Europeu da America do Sul.

sexta-feira, dezembro 12, 2003

Relance 53

Encontro com Padre Marcelo Rossi

Ontem, estive numa missa com o Padre Marcelo Rossi com mais de 2 mil pessoas.
Quando cheguei , em cima da hora, o local onde estava a ser a celebração ja estava cheio. Tive então, que ir andando até chegar mais a frente…. quando entro em conversa com uma das voluntarias que estava a dar assistencia .. e digo ¨sou portugues e gosto muito do Pe Marcelo.” Pouco tempo, essa senhora leva me perto da mae do padre e logo em seguida fui encaminhado para ao altar onde fiquei sentado ao lado do sacristão.
Excelente ! Assisti as quase duas horas de missa ali bem perto deste padre que tanto admiro pela a forma como demonstra a sua fé . !
No final da missa, eu mais umas pessoas , recebemos a benção do Padre Marcelo, e quando chegou perto de mim, informei mais uma vez : “Sou portugues …” Ele abençou me e disse : “ Sede Bem Vindo…” em seguida tirei uma foto e quando ja se ia embora Padre Marcelo ainda me disse : “ Olhe reze por mim.. para que posso dar continuidade a esta minha missão” e continuo o seu caminho.
Pouco tempo de conversa , mas suficiente para sentir esta igreja Universal Catolica a que pertencemos. .

quarta-feira, dezembro 10, 2003

Relance 52

Tiroteio, agitação e muita emoção

A alguns dias de regresso a Portugal , vim ate S Paulo onde estou hospedado em casa de amigos
Como durante o dia eles trabalham. Meti me no metro e tenho feito algumas visitas.
Uma delas foi a rua 25 de Março ( a nossa Feira da Ladra), só que em vez de ser semanal esta feira é diaria.. Tudo se pode comprar, e a preços acessiveis.
E eu com os poucos dolares que trouxe, troquei os por Reais (moeda Brasileira) e andei por lá a fazer umas compras…. Quando de repente se ouve tiros e mais tiros …. A confusão instalou se, pessoas deitadas no chão para se proteger acompanhado por alguns gritos.
Resumindo e concluido, foi um vendedor de rua que tinha roubado a mercadoria do outro, e este estava lá para resolver o problema (!) ….. como diria uma senhora que estava ao meu lado a vender abacaxi .. ¨as vezes isto acontece ¨
E assim cá estou eu , depois das favelas Nordestinas, agora na Grande S Paulo, com 12 milhoes de pessoas (mais que Portugal inteiro), terceira maior cidade do mundo e uma das mais perigosas…e claro, misturado no meio do ¨povão¨, afinal de contas como eu gosto .

segunda-feira, dezembro 08, 2003

Relance 51

Pensamento Sábio

“Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam muitos dias e são melhores, há os que lutam anos e são excelentes, mas … há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis. “

Brecht

domingo, dezembro 07, 2003

Relance 50

Despedidas e o trabalho ja realizado

Depois das despedidas de todas as pessoas onde desenvolvi trabalho comunitario e missionário , estou agora em Salvador .
Saio feliz, porque na cidade onde trabalhei, há 11 anos atrás não existia projectos nem um trabalho de acompanhamento de crianças de rua .
Hoje também com ajuda de nós jovens portugueses, existe cerca de 10 projectos coordenados por leigos italianos e a diocese local.
Embora ainda exista muita pobreza , ja se vê algum trabalho com frutos e algumas crianças que ajudei no passado devidamente acompanhadas e a aprender uma profissão .
Sempre que exista fé , força, convicção e que não tenhamos medo , os resultados aparecem, essa é uma certeza que aprendi na vida .

sábado, dezembro 06, 2003

Relance 49

Querer é poder !

“A Filosofia do “não posso” tem sido a causa principal de muitas ruinas. A confiança é a chave mágica que abre portas do êxito e da felecidade “

O.S. Marden

sexta-feira, dezembro 05, 2003

Relance 48

Mente Púra e Íntegra


“Existem três coisas que precisamos deixar de fazer : julgar, controlar e ter a mania que somos os donos da verdade. Se conseguirmos livrar nos das três, teremos assim, uma mente íntegra e vibrante como de uma criança.”


Hugh Prather

quinta-feira, dezembro 04, 2003

Relance 47

É (principalmente) por estas e por outras que o Brasil não cresce !

Escândalo abala São Desidério


(Prefeito no Brasil e para nós portugueses, Presidente da Camara Municipal)

Prefeito é acusado de liderar o nepotismo entre todos os municípios do interior baiano e de favorecer empresas controladas por amigos e parentes, provocando uma sangria violenta nos cofres municipais


O município de São Desidério, no Oeste baiano, está sendo investigado por auditores da Controladoria Geral da União. Apesar da discrição com que realizam o trabalho, um rosário de irregularidades já foi constatado, a ponto de os técnicos solicitarem a Brasília a permanência da equipe por um período de mais sete dias. Segundo denúncias apresentadas até o momento, o prefeito João Barbosa Sobrinho teria criado em torno de si uma rede capaz de favorecê-lo e à sua família às custas dos recursos públicos. As denúncias dão conta de que o prefeito emprega quase 30 parentes em órgãos-chaves da cidade, muitos dos quais proprietários de empresas que prestam serviços à prefeitura. O escândalo, aliás, foi identificado pelo Tribunal de Contas dos Municípios em 13 de novembro de 2001, quando as contas de São Desidério foram rejeitadas por apresentarem uma série de irregularidades, conforme parecer prévio número 496/2001. Apesar disso, surpreendentemente essas mesmas contas acabaram sendo aprovadas com ressalvas.
A prefeitura de São Desidério, pelos números apresentados até agora, lidera o ranking de nepotismo em todo o Estado. Há suspeitas ainda de que o desvio de dinheiro público seja tão escandaloso quanto o ocorrido recentemente em Porto Seguro, também investigado pela força-tarefa do governo federal, por solicitação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A consequência disso foi a cassação do prefeito Ubaldino Júnior, determinada ontem pelo Tribunal Regional Federal. Os ocupantes do primeiro escalão são irmãos do prefeito, com exceção apenas da secretária de Ação Social, Marizete Bastos, que vem a ser a mulher do prefeito, por sinal ex-prefeita de Brejolândia, também apontada por práticas de corrupção e desvio de verbas, conforme pareceres prévios do TCM, sob os números 227/01, 245/00, 503/99 e 171/98, respondendo ainda a processo número 23400019386/99-66, por não prestação de contas de convênios e por desvio de dinheiro do Fundev. Funcionários insatisfeitos com os desmandos têm fornecido algumas informações até então reservadas ao grupo de João Barbosa Sobrinho.
As estimativas iniciais, feitas através da soma dos salários dos parentes e dos recursos repassados a empresas ligadas à prefeitura seriam correspondentes à metade da arrecadação do município, que atinge mais de um milhão de reais por mês. O prefeito, os irmãos e a primeira-dama seriam também donos de oito fazendas no Pará e donos de inúmeros imóveis em Barreiras, muitos dos quais em nome de terceiros. Herbert Barbosa, irmão do prefeito e secretário de Finanças do município é dono de uma área de terra de 73 hectares ( Fazenda Nossa Senhora Aparecida), em Barreiras. Na declaração de Imposto de Renda, o bem está avaliado em R$ 25 mil, mas corretores de Barreiras acreditam que o valor real do imóvel pode chegar a 30 vezes mais. Herbert também é dono de 56 hectares em São Desidério, adquiridos por R$ 250 mil, sendo pagos com os cheques emitidos contra o Banco do Brasil número 850.262 e 850.263 e mais duas parcelas de R$ 50 mil pagas através dos cheques 850.254 e 850.255, agência do BB de São Desidério.
O escândalo não pára aí. Duas empresas, sendo uma do prefeito e outra de irmãos têm endereço registrado na Junta Comercial à rua Barão de Cotegipe, em Barreiras. No local, porém, existe apenas uma humilde sapataria. Diante de todas as evidências de irregularidades contra o prefeito, a população de São Desidério espera com expectativa a apresentação do relatório final da força-tarefa da CGU. Mais ainda, aguarda uma posição da Câmara de Vereadores do município, que tem se mostrado indiferente às acusações. Entidades sindicais locais planejam convocar o Ministério Público para que se incorpore às investigações em andamento e, inclusive, solicitar à Justiça a quebra dos sigilos bancário e fiscal do prefeito e seus familiares.

Quadro do nepotismo

- Prefeito - João Barbosa Sobrinho

- Vice-prefeito - Antenor Barbosa dos Santos (primo do prefeito)

- Secretário de Educação, Cultura, Turismo e Esporte - Jeferson Neves Barbosa (irmão do prefeito)

- Secretário de Administração e Finanças - Herbert de Souza Barbosa (irmão do prefeito)

- Secretário de Saúde - Jeanne Barbosa (irmão do prefeito)

- Secretária de Ação Social - Marizete de Souza Bastos (Esposa do prefeito)

- Engenheiro Civil - Gilson Barbosa de Souza e Silva (irmão do prefeito), mora em Salvador.

- Diretora do Departamento de Finanças - Elionete de Souza (cunhada do prefeito)

- Chefe de Transporte e Diretor de Compra da Maternidade - José Ilton (irmão do prefeito)

- Tesoureiro - Arnon Lessa (primo do prefeito)

- Contabilidade - Celso Lessa (primo do prefeito)

- Assessor de Gabinete - José Menezes (primo do prefeito)

- Chefe de Transporte - João Barbosa dos Santos Neto (primo do prefeito)

- Diretor da Maternidade Municipal - Celso Barbosa Neves Filho (irmão do prefeito)

- Bioquímico da Maternidade - José Barbosa dos Santos (primo do prefeito)

- Bioquímico da Maternidade - João Barbosa Filho (tio do prefeito e mora em Salvador recebendo salário da Prefeitura de São Desidério)

- Presidente da Cooperativa de Trabalho de São Desidério - Edson Candido de Souza (primo da mulher do prefeito)

- Assessora da Secretaria de Administração - Odelci Moreira de Carvalho (sogra do irmão do prefeito)

- Empreiteiro de Pinturas - Lourenço Evanilson Gomes (cunhado da sogra do irmão do prefeito)

- Tesouraria - Evandro Antonio de Souza (cunhado do irmão do prefeito)

Fonte : Jornal Tribuna da Bahia
Relance 46

850 milhões de pessoas passam fome, segundo a ONU



Relatório sobre a fome no mundo cita o Brasil entre os 19 países onde existe grande número de subnutridos .

Roma - Apesar dos esforços internacionais para reduzir a pobreza, a fome cresce no mundo, depois de ter diminuído durante a segunda metade da década de 90. Cerca de 850 milhões de pessoas passam fome - a maioria delas na África e na Ásia. O número de desnutridos nos países em desenvolvimento cresce à razão de quase 5 milhões de pessoas por ano.

Os dados são do relatório anual da FAO, a agência das Nações Unidas voltada para a agricultura e a alimentação, que está sendo divulgado hoje. O relatório, "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo", pinta um quadro desolador.

Há, no entanto, algumas boas notícias no relatório: 19 países conseguiram reduzir o número de famintos desde 1990-1992. Um total de 80 milhões de pessoas saiu da faixa dos desnutridos nesses países - entre os quais o Brasil. "Essa lista inclui" - diz o relatório - "países grandes e relativamente prósperos, como o Brasil e a China, onde o nível de subnutrição já era moderado, e também países menores, onde a fome era maior, como o Chade, a Namíbia, Sri Lanka e a Guiné". Bangladesh, Haití e Moçambique estão entre os 22 países que conseguiram "reverter a maré de fome"na segunda metade dos anos 90.

O relatório cita entre os sinais positivos a promessa do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva de erradicar a fome antes do fim de seu mandato, daqui a pouco mais de três anos.

Apesar disso, o levantamento da FAO indica um retrocesso na luta contra a fome nos cálculos mais recentes - feitos entre 1999 e 2000 -, o que torna cada vez mais remoto o objetivo da ONU de reduzir pela metade o número de desnutridos no mundo até 2015, diz o diretor geral adjunto da FAO, Hartwig de Haen. "É preciso acelarar as reduções anuais a 26 milhões, mais de 12 vezes a taxa de 2,1 milhões alcançada durante os anos 90", explicou.

Falta vontade política

A FAO afirmou que "é hora de os países descobrirem porque milhões de pessoas passam fome em um mundo que produz alimentos mais do que suficientes para cada homem, mulher e criança". "Para sermos claros, o problema não é tanto da falta de alimentos, mas de falta de vontade política", explicou a agência.

Segundo a FAO, salvo quando a guerra e os desastres naturais atingem os países em desenvolvimento, "se fala pouco e se faz menos ainda" para se aliviar o sofrimento de 798 milhões de pessoas que padecem de fome crônica nesses países. Esta cifra é superior à toda população da América Latina e da África, informou a FAO. A estes números ainda se somam 11 milhões de famintos nos países desenvolvidos e 34 milhões nas nações em transição.

A reunião sobre a fome realizada pela ONU em 1996 adotou a meta de reduzir o número de desnutridos pela metade até 2015. A reunião do Milênio, em setembro de 2000, colocou este objetivo no topo das prioridades globais. O número de famintos, que caiu 37 milhões na primeira metade dos anos 90, aumentou mais de 18 milhões, à razão de 4,5 milhões por ano, entre 1995 e 2001, no mundo em desenvolvimento.

quarta-feira, dezembro 03, 2003

Relance 45

No Brasil , 25 milhoes ainda não sabem ler e escrever


De acordo com dados do IBGE, que considerou como alfabetizada uma pessoa capaz de ler e escrever um simples bilhete


X @#* #$ZyAw %!$k%&. Não entendeu? Pois é assim que mais de 25 milhões de brasileiros com mais de 5 anos de idade lêem, ou melhor, tentam ler diariamente pelo país. O dado do censo escolar de 2000 é do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que classifica a situação da educação nacional como “perversa”.
Para o IBGE, considerou-se como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples. Aquela que aprendeu a ler e escrever, mas esqueceu e a que só assinava o próprio nome foi considerada analfabeta. Segundo o instituto, 84% da população acima dos 5 anos é alfabetizada. “16% são um percentual extremamente alto, o que equivale dizer que aproximadamente 24 milhões de brasileiros não possuem uma das condições básicas para serem cidadãos participantes de uma sociedade letrada. Esta parece ser uma forma de exclusão social, cuja base é a exclusão escolar”, afirma o texto do IBGE. O número de analfabetos, porém, pode se tornar até maior, se levar em conta que exatos 3.365.604 milhões de jovens entre 7 a 14 anos ainda estão em processo de aprender a ler e escrever.

Fonte : Jormal Tribuna da Bahia

terça-feira, dezembro 02, 2003

Relance 44

No Brasil tudo pode acontecer :
Prefeito proíbe acesso de homossexuais à cidade



Conhecido por criar polêmicas com suas atitudes, o prefeito de Bocaiúva do Sul, a 40 quilômetros de Curitiba, Élcio Berti (PFL), vai se deparar com mais uma. Ontem, ele assinou o decreto 413/2003, proibindo “a concessão de moradia e a permanência fixa de qualquer elemento ligado a esta classe (homossexuais), que não trará qualquer natureza de benefícios para este município”. “Estou fazendo isso pela moralidade e pensando no futuro de nossa população”, justificou. No próprio decreto, ele registrou que o objetivo é a “preservação do respeito a um ambiente familiar edificante”. Segundo o prefeito, a decisão de editar o novo decreto foi tomada quando recebeu a ligação telefônica de um homem que queria morar no município. Berti perguntou se a pessoa, identificada como Marcelo, era casada. “Ele disse que vinha com o namorado”, contou. Para o prefeito, essa é uma “tentativa de ridicularizar a instituição do casamento como instituição natural para a geração e educação de filhos”.
Na justificativa de seu decreto, ele registrou ainda que “a luta deste município para suportar os encargos sociais precisa trazer indústrias e com isso necessitam (sic) de pessoas com punhos firmes (grifado e negrito) para manejar os instrumentos de produção”. Questionado sobre a constitucionalidade do decreto, Berti desconversou. “Tem tanta coisa inconstitucional no País, mortes, assaltos”, disse. “Eu quero disciplina e respeito por nossa população”.
Um dos líderes do Grupo Dignidade, que defende os direitos dos homossexuais em Curitiba, Toni Reis, disse, assim que soube do decreto, que iria entrar em contato com sua advogada. “Vamos entrar com denúncias em todas as instâncias cabíveis, Ministério Público, Justiça Federal, Comissão de Direitos Humanos...”, enumerou. “Essa é uma atitude nazista, que fere a Constituição Federal e todos os tratados de direitos humanos.” Berti tornou-se folclórico em razão de suas iniciativas. O prefeito já chegou a distribuir pacotinhos de amendoim, que chamou de “viagra brasileiro”, com o intuito de aumentar a população de 9 mil pessoas e receber mais verbas do Fundo de Participação dos Municípios. Ele também tentou proibir camisinhas e cigarros no município, além de ter anunciado a construção de um Ovniporto, com a intenção de atrair extraterrestres.

Fonte Jornal da Tribuna da Bahia