Entre as formas da natureza, memórias e emoções
O Espaço das Artes da Casa na Cultura, em Setúbal, inaugurou hoje e estará patente até dia 12 de fevereiro a nova exposição de Sandra Duarte, intitulada “No silêncio… luz”, uma mostra que conduz o público a um espaço onde luz, silêncio e memória se fundem numa narrativa sensorial e contemplativa.
Radicada em Setúbal desde a infância, Sandra Duarte desenvolveu uma linguagem visual marcada por atmosferas semiabstratas, texturas expressivas e reflexos dourados — elementos que se tornaram assinatura da artista. A natureza e o universo emocional surgem nas suas composições como paisagens internas, evocativas e poéticas, onde o gesto e a cor se transformam em emoção visual.
Em “No silêncio… luz”, a artista explora a profundidade dos instantes silenciosos, momentos de suspensão em que a luz revela memórias, sensações íntimas e formas que parecem emergir de um sonho. Cada obra convida o visitante a um percurso contemplativo guiado pela sensibilidade da artista.
A exposição apresenta ainda peças da coleção “Gesto e Forma” (2025), composta por objetos utilitários e decorativos em cerâmica fria, que ampliam o universo criativo de Sandra Duarte através da relação entre gesto, delicadeza e função.
Nos retratos femininos, a artista inclui breves descrições poéticas, criando uma ligação íntima e emocional com cada criação.
“No silêncio… luz” estará patente até dia12 de fevereiro, no Espaço das Artes, Casa da Cultura de Setúbal, de terça a domingo, das 16h às 19h.