A Diocese de Setúbal, foi criada em 16 de julho de 1975, pela bula Studentes Nos do Papa Paulo VI. A 26 de Outubro do mesmo ano foi ordenado, na Sé Catedral de Santa Maria da Graça, o primeiro bispo da diocese, o carismático, D. Manuel da Silva Martins.
Uma diocese muito activa que conta com um total de 52 paróquias agrupadas em 7 vigararias, geograficamente com uma área de cerca 1500 km2, a diocese de Setúbal abrange 9 concelhos: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo (incluindo as freguesias de Canha, Pegões e Santo Isidro, desmembradas da Arquidiocese de Évora), Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e ainda duas parcelas territoriais que ficaram a integrar a nova paróquia da Comporta (Comporta - proveniente da freguesia e concelho de Alcácer do Sal, Arquidiocese de Évora e Troia - proveniente da freguesia de Melides, concelho de Grândola, Diocese de Beja).
De acordo com os dados dos Censos de 2021, a Diocese de Setúbal tem cerca de 545.000 católicos. A população total da região é de cerca de 779.373 habitantes. Em 2021, os católicos representavam aproximadamente 80% da população total.
A Diocese de Setúbal é a segunda menor em área em Portugal, mas a quarta em número de católicos, atrás de Lisboa, Porto e Braga
Na Diocese de Setúbal ficam também localizados os seguintes Santuários:
· Santuário Nacional de Cristo Rei · Santuário de Nossa Senhora da Atalaia
· Santuário de Nossa Senhora do Cabo
Até aos dias de hoje, passaram pela Diocese 4 bispos:
1º D. Manuel da Silva Martins (1975-1998)
2º D. Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis (1998-2015)
3º D. José Ornelas Carvalho (2015-2022), Nomeado Bispo de Leiria-Fátima
4º D. Américo Manuel Alves Aguiar (2023-Atual)
A Celebração do 50º aniversário da Diocese de Setúbal que teve neste seu jubileu como lema "Peregrinos de Esperança", teve início em julho de 2024 e que se estende até ao final de 2025, incluiu durante todo o ano diversas iniciativas e celebrações para marcar a data.
As celebrações do dia de hoje, começaram de manhã com a oração “Te Deum” tradicionalmente rezado em momentos de celebração e em ações de graças.
E na parte da tarde com a inauguração da exposição "Faça-se Luz", na Galeria Municipal do 11, em Setúbal. A mostra, organizada em parceria com a Câmara Municipal, apresenta obras de 30 artistas contemporâneos, explorando o simbolismo da luz em diversas expressões artísticas. A exposição estará aberta ao público até 30 de agosto.
Cláudio Anaia