sexta-feira, março 08, 2024

O príncipe da democracia

 


A Dom Quixote laçou no passado dia 5 de março, "Um Princípe da Democracia",uma biografia de Francisco Lucas Pires, do advogado Nuno Gonçalo Poças, editado no ano em que completaria 80 anos e nos 50 anos do 25 de Abril.

Nenhuma outra figura foi intelectualmente tão relevante para a afirmação da direita liberal em Portugal como Francisco Lucas Pires. Criado numa família com formação clássica e espírito de liberdade, tornou-se um constitucionalista inovador, um jurista criativo, um político de dimensão intelectual rara à escala nacional e europeia – e, acima de tudo, um cidadão inconformado com
o destino de Portugal.
Nuno Gonçalo Poças reconstitui o percurso e as ideias deste homem invulgar, neto de um "aristocrata pobre e de um comerciante empreendedor", cujo legado permanece em grande parte por cumprir, e passa em revista os seus sucessos e fracassos. Graças à absoluta contemporaneidade do pensamento do biografado, a obra ajuda a compreender as grandes questões que Portugal e a Europa continuam a enfrentar, mostrando ao mesmo tempo uma elegância política difícil de conceber quando olhamos à nossa volta.
Mais do que um retrato elucidativo de Lucas Pires, que partiu precocemente aos 53 anos, este é um documento fundamental para responder aos desafios do futuro numa altura em que o 25 de abril completa meio século.

"Costumo dizer que passei por todas as direitas, no período do liceu e até no período da própria universidade, embora possamos dizer que a parte mais vasta do meu pré-25 de Abril seja a de uma direita liberal. Mas passei episodicamente por grupos, é verdade, que podiam ter alguma pretensão heróica… Mas mesmo aí a minha opinião dominante foi sempre liberal. Devo, de resto, dizer que, ao mesmo tempo, era sócio do organismo mais à esquerda da universidade, o CITAC. Tudo isto representava um grande gosto pela experiência", disse Francisco Lucas Pires.
Colunista no jornal Observador, onde também publicou ensaios sobre políticas públicas e História Contemporânea, Nuno Gonçalo Poças é autor do livro Presos por um Fio – Portugal e as FP-25 de Abril (Casa das Letras, 2021) e O Fenómeno Marcelino da Mata – O Herói, o Vilão e a História (Casa das Letras, 2022).