segunda-feira, março 27, 2017

Conversas Finais De Bento XVI, com Peter Seewald



Peter Seewald é um jornalista alemão que nasceu em 1954 numa família muito católica. Trabalhou para as revistas Spiegel (1981-87) e Stern (1987-1990). Acompanhou Joseph Ratzinger durante as últimas duas décadas. Vive em Munique. O único Papa da era moderna que se retirou do cargo de Sumo Pontífice quebra o silêncio e faz um balanço da sua vida e do seu pontificado. Com um interlocutor de longa data, o jornalista alemão Peter Seewald, conversa sobre a sua vocação, a bem-sucedida carreira de teólogo, a amizade com João Paulo II, os dias do Concílio Vaticano II, a sua eleição e renúncia em 2013, a relação com o seu sucessor, Francisco. É o seu testamento que agora a Dom Quixote edita em Portugal.

Gostou de ser Papa?
Diria que sabia que era ajudado e, por isso, estou grato pelas muitas e boas vivências. Mas foi também, naturalmente, sempre um fardo.

Durante o seu pontificado vieram a lume factos que durante muito tempo tinham sido encobertos?
Quis claramente fazer mais do que podia. Muitos disseram: «Ah, o Papa, agora, vai intervir!». E bem quis, mas podemos estragar mais do que consertar. É por isso temos de actuar devagar e com cautela. Exactamente quando é que foi informado sobre os problemas [da pedofilia]? Só o fui depois de tudo ter acontecido. Não compreendo como é que, sendo o caso tão conhecido, nenhum de nós deu por ele. Para mim é incompreensível, inconcebível.

O Papa Francisco falou de um lobby gay no Vaticano que era um problema. Também era esta a sua opinião? 
De facto, informaram-me da existência de um grupo, que entretanto desfizemos. Do relatório da comissão de três cardeais constava justamente que tinha sido identificado um pequeno grupo de quatro, talvez cinco pessoas, e desfizemos esse grupo. Se há, outra vez, grupos que se estão a formar, não sei, mas, seja como for, não se pode dizer que esses casos abundem no Vaticano.

Como Papa, foi apenas um reformador, um conservador ou, como dizemos seus críticos, até um falhado?
Não me posso considerar um falhado. Durante oito anos prestei o meu serviço. Houve muitos assuntos difíceis durante esse período. Eu sabia que o meu pontificado não seria longo.Não me sentia propriamente mal, mas é verdade que, no início, nos sentimos quase oprimidos por esse fardo. Temos de nos habituar a desempenhar as funções de Papa.

Está satisfeito com o mandato do Papa Francisco?
Sim. Uma lufada de ar fresco na Igreja, uma nova alegria, um novo carisma com o qual as pessoas se identificam; de facto, é algo bonito.

Fonte : http://www.leya.com/pt/

quarta-feira, março 22, 2017

"Sem Fronteiras" com Martins Bastos



Fundada aproximadamente no ano 500 AC, Toledo é uma cidade histórica, riquíssima em monumentos e cultura e por isso considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A cidade é atravessada pelo rio Tejo pelo que conta com inúmeras pontes, muitas delas com centenas de anos. Cidade amuralhada na parte antiga, conta com monumentos centenários como o Alcázar ou a Catedral. No entanto, a vida cultural não se limita aos monumentos já que existem em Toledo vários museus e galerias onde se encontram durante todo o ano inúmeras exposições dedicadas a todo o tipo de artes e de todas as épocas!

Dica: Situada a apenas 70 km da capital Espanhola, a cidade de Madrid, os acessos à cidade de Toledo são bons e rápidos, pelo que se estiver de visita a Madrid, não se deve perder a oportunidade de conhecer a lindíssima cidade de Toledo.

 João Martins Bastos
web: www.martinsbastos.com

segunda-feira, março 20, 2017

Lagoa do Fogo - Açores


 Faz parte integrante da Rede Natura 2000, pelo facto de ter sido classificada como zona especial de conservação, aprovado por Decisão da Comissão Europeia no dia 28 de Dezembro de 2001, nos termos da Directiva Habitats 92/43/CEE do Conselho.

Esta lagoa de águas muito azuis ocupa uma área de 1 360 ha, que é bastante tendo em atenção as dimensões da própria ilha. O vulcão do Fogo dá forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, localizado na zona central da Ilha de São Miguel.

Toda esta zona é rodeado por uma densa e exuberante vegetação endémica. A caldeira vulcânica, tal como o vulcão, que lhe deu forma, é a mais jovem da Ilha de São Miguel e ter-se-á formado há cerca de 15 000 anos. A sua configuração actual é resultado do último colapso, tido como importante e que ocorreu no topo do vulcão, há aproximadamente 5 mil anos. A última erupção data de 1563. Esta lagoa, é também a mais alta da Ilha de São Miguel, facto que se deve a se encontrar no cimo de uma montanha cujo ponto mais alto se eleva a 949 metros. Localiza-se no topo do grande vulcão do Fogo, também conhecido como vulcão de Água de Pau.

A caldeira tem forma de colapso tem forma elíptica e dimensões aproximadas de 3 x 2,5 km. As paredes desta caldeira chegam a atingir desníveis de 300 metros.

sábado, março 18, 2017

Fátima 2017: Santuário apresenta site oficial da visita do Papa


Página apresenta informações para peregrinos, curiosidades sobre a vida da Igreja e percurso biográfico de Francisco

O site é : http://www.papa2017.fatima.pt/pt

O Santuário de Fátima acaba de lançar o site da viagem do Papa à Cova da Iria, de 12 a 13 de maio, apresentando informações para peregrinos e dados biográficos de Francisco. O Papa vai chegar à Base Área de Monte Real, onde Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991) também aterraram para rumar a Fátima, seguindo para o santuário nacional de helicóptero.

A página evoca a primeira viagem de um Papa a Fátima, há 50 anos, realçando que presidente do Conselho, Oliveira Salazar, “chegara a pensar proibir a visita, não emitindo os necessários vistos”, mas acabou por aceitar a viagem do pontífice “enquanto peregrino de Fátima”, segundo relato de Franco Nogueira, ministro dos Negócios Estrangeiros. “É numa conjuntura totalmente diferente, mas com motivações idênticas, que Francisco viaja até Fátima para, com os portugueses, rezar junto da Imagem da Virgem Maria, num dos maiores santuários marianos do mundo”, pode ler-se.

Carmo Rodeia, diretora de comunicação e porta-voz do Santuário de Fátima, explica à Agência ECCLESIA que a instituição católica quer propor um “conjunto de subsídios”, particularmente destinados aos peregrinos, num “ano jubilar” que assinala o Centenário das Aparições. “Para facilitar a comunicação, criamos um site, onde há um conjunto de informações úteis, dirigidos essencialmente à imprensa mas também ao comum dos peregrinos”, precisa.

A página papa2017.fatima.pt apresenta a imagem que ilustra o cartaz desta visita, no Centenário das Aparições, oferecendo aos visitantes menus com dados para quem se pretende deslocar à Cova da Iria, na peregrinação internacional de maio, a pé, de carro ou integrado num grupo, prevendo ainda casos de necessidades especiais. Além do hino, logótipo, cartaz e oração oficiais, os visitantes podem ficar a conhecer vários dados sobre locais e a história de Fátima, a sua relação com os Papas, informações de segurança e “curiosidades” sobre a vida da Igreja Católica em Portugal ou sobre o papamóvel, por exemplo. A página dedica uma secção à relação entre “Francisco e Fátima”, recordando que a imagem venerada na Capelinha das Aparições já esteve no Vaticano, em outubro de 2013, para o encerramento da Jornada Mariana do Ano da Fé.

O Papa vai chegar a Fátima dentro de dois meses, para tornar-se o quarto pontífice a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Fonte : Agencia Ecclesia

quinta-feira, março 16, 2017

Estreia hoje : "A bela e o monstro", uma fábula que continua


 É extraído da fábula francesa "La belle et la bête", de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, publicada em 1756 - ainda que se diga que as suas origens são incertas, até anteriores -, o filme "A bela e o monstro", dirigido por Bill Condon, que vê entre os autores Emma Watson, a Hermione Granger de "Harry Potter", e Dan Stevens, conhecido do grande público pelo papel de Matthew Crawley na série televisiva inglesa "Downtown Abbey".

Trata-se de uma revisitação proposta pela Disney, após o sucesso do desenho animado de 1991, com o objetivo de divulgar novamente os grandes clássicos da infância em chave de ação, sempre na linha educacional e de entretenimento.

Para os amantes da versão em desenho animado em estilo musical, diga-se desde já que não ficarão desiludidos.

Veja a noticia completa AQUI

Veja o trailer AQUI 

Fonte : SNPC

sexta-feira, março 10, 2017

“Gosto do livro que hoje foi aqui apresentado, porque foge ao politicamente correcto e a agendas mediáticas que cada vez mais nos tentam manipular“, acrescentou Cláudio Anaia.





Em plena época litúrgica de Quaresma, com mais de uma centena de presenças na plateia, Zita Seabra e Padre Gonçalo Portacarrero de Almada estiveram na passada 4ª feira na Paróquia de Santa Maria a conversar sobre o livro “7 pecados capitais”, da editora Aletheia, resultado desta parceria.

 Zita Seabra falou da cumplicidade que tem com o Padre Gonçalo, que já a fez ”escrever 3 livros em conjunto“, são eles o “Auto da Fé”, “As palavras da Palavra – Dicas sobre as parábolas de Jesus” e agora os “7 Pecados capitais”. Adiantou ainda que a escolha desta obra, de Hironyimus Bosh (1450-1516), como base para este livro é devida à admiração que tem por este artista. A obra, pertença da colecção do rei Filipe II de Espanha, está actualmente em exposição no Museu do Prado, em Madrid.

Padre Gonçalo Portacarrero de Almada, numa forma muito peculiar e cativante de comunicar, falou que vivemos uma época especial onde deveria haver mais consciencialização para o nosso pecado, não esquecendo que temos sempre o Amor de Deus que nos perdoa se houver verdadeiro arrependimento.

De forma bem-disposta lembrou a passagem do livro em que diz: “Se não houvesse pecado estaria desempregado. O Confessor existe para ajudar o pecador (…)”. Cláudio Anaia, o moderador do debate, em declarações ao Distritonline disse: “Estamos a viver uma época muito especial, a Quaresma. Estamos a preparámo-nos para comemorar a ressurreição Daquele que mais amo: Jesus Cristo”. “Gosto do livro que hoje foi aqui apresentado, porque foge ao politicamente correcto e a agendas mediáticas que cada vez mais nos tentam manipular“, acrescentou Cláudio Anaia.

 Catarina Marques
 Fotos: Domingos Silva

Veja a noticia AQUI

quinta-feira, março 02, 2017

Cláudio Anaia em entrevista nos Açores


 Depois de no mês passado ter moderado uma conferência sobre Autarquias, o cronista, Cláudio Anaia vai estar em directo na radio Atlântida em Ponta Delgada, no próximo sábado, dia 4 de Março 2017 onde o tema de conversa será “A importância das redes sociais nos dias de hoje”

Em declarações ao DistritOnline, Cláudio Anaia disse :” É sempre uma alegria voltar aos Açores e também uma honra ser convidado pela Radio Atlântida para falar num tema tão actual “
 A entrevistadora será pela conduzida a conhecida animadora de Rádio e da RTP – Açores, Graça Ventura Moniz coordenadora do programa “manhãs d’atlântida”

 A entrevista em directo poderá ser ouvida, ás 11 horas (hora de Portugal Continental) ou as 10 horas (hora dos Açores) em : www.radioatlantida.net/

A noticia pode ser vista AQUI