sexta-feira, setembro 30, 2011

Deus de Amor



Oxalá nos tornemos de novo, nestes dias, cientes de quanto Deus nos ama e de como Ele é bom, para colocarmos, com plena confiança, nas suas mãos o nosso próprio ser e tudo o que faz mover o nosso coração e é importante para nós”,

Papa Bento XVI em declarações dirigida aos cidadãos de Friburgo na sua visita no passado fim de semana á Alemanha.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Eu ja assinei, assina tu também !


Vamos entregar a petição «Criar e Aprovar o Estatuto do Doente Crónico, tal como a Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde» (http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2218), que conta com mais de 10000 subscritores, na próxima terça-feira, dia 27 (amanhã) , às 16h no gabinete da Sua Excelência Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Teresa Caeiro.

Se ainda não assinou, assine. Ajude-nos a divulgar esta petição que é para TODOS, doentes crónicos e seus familiares. O seu apoio é fundamental. Envie este email aos vossos contactos.

Para assinar esta petição, clica aqui .

No fim do texto da petição encontra um ícon (rectângulo) onde deve clicar para assinar a petição. Vai aceder a um novo ecrã para o preenchimento dos seus dados. O nome completo, email e o nº do Bilhete de Identidade são de preenchimento obrigatório. No fim da página, encontra outro ícon para assinar.

Um doente crónico para ver reconhecida a sua situação tem de solicitar um atestado multiusos. Contudo, porque não existe uma Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde, a avaliação de incapacidade é calculada de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades. Em Portugal, as juntas médicas, ao atribuírem os diferentes graus de incapacidade, utilizam uma Tabela que se aplica às doenças profissionais e acidentes de trabalho e viação. Esta situação cria muitas injustiças e não salvaguarda os doentes crónicos pois, para as mesmas doenças, podemos ver aplicados critérios diferentes. É esta a razão que nos leva a entregar a petição.

sábado, setembro 24, 2011

À volta do Mundo em 60 segundos

Em apenas um minuto, a Estação Espacial Internacional, mostra-nos o planeta. Dar a volta ao mundo é agora mais rápido e cómodo.

O vídeo é uma compilação de imagens tiradas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original).

segunda-feira, setembro 19, 2011

Você emprestaria dinheiro a um país assim?


"Primeiro foi a instituição militar a fazer novas contratações e a aumentar a despesa sem cobertura na lei. Depois foi a contratação de 6500 funcionários para o Estado, também sem cobertura legal. Esta semana soubemos que na Faculdade de Direito se continuam a abrir "concursos de progressão de carreira". Também proibidos por lei. Ontem o Governo anunciou o fecho de 137 organismos do Estado mas disse não saber quantos dos funcionários afectados têm vínculo à função pública! Como? Então o Estado não sabe o que tem em casa?

Estas situações são a confirmação de que existe em Portugal um Estado dentro do Estado: uma organização com vida própria, que não acata as decisões de quem foi eleito para tomar decisões. Assim percebe-se porque sobe continuamente a despesa pública. Assim percebem-se as derrapagens financeiras das regiões autónomas, o sobreendividamento das autarquias, os investimentos desenhados para modernizar o país mas que servem apenas os interesses dos "lobbies"...

Era a isto que se referia Vítor Gaspar quando dizia que a reforma do Estado passa pela alteração da sua forma de funcionamento? Esperemos que sim. Porque nenhum país se pode reger desta maneira: sem informação estatística fiável (experimente perguntar a Paulo Macedo ou a Nuno Crato se têm informação credível sobre o universo dos seus ministérios…) e com um exército de decisores que faz o que quer e o que lhe apetece. Pisando a lei.

Em qualquer país sério coisas destas seriam sancionadas com processos judiciais. E, provavelmente, com cadeia. Em Portugal damo-nos ao luxo de assistir a este terceiro mundismo sem que alguém seja responsabilizado. Caro leitor, você emprestaria dinheiro a um país assim?"

(Camilo Lourenço)

sábado, setembro 17, 2011

Imaginação



É fantástico como podemos pegar na monotonia do nosso dia-a-dia, dar largas à imaginação e transformar a nossa rotina num sonho extraordinário!

Não será assim também que nascem as grandes obras de ficção?

Rita Casqueiro

quarta-feira, setembro 14, 2011

Mais de metade dos jovens portugueses valorizam a leitura


Há mais jovens a considerar que a leitura é importante para a sua vida pessoal. Em 2007, entre os que tinham 15 a 24 anos, 30,6% consideraram-na "muito importante". Em Março passado, neste grupo etário, já eram 52,4% os que afirmaram o mesmo. Este aumento de 22 pontos percentuais regista-se entre o primeiro e o quinto ano de vigência do Plano Nacional de Leitura (PNL), frisa-se no relatório de avaliação externa daquele programa, que será hoje apresentado em Lisboa.

Os resultados do último Barómetro de Opinião Pública PNL, com um inquérito desenvolvido em Março passado junto de uma amostra de 1257 indivíduos, mostram que é no grupo dos 15 aos 24 anos que se registou um maior aumento entre aqueles que consideram a leitura "muito importante" para a sua vida pessoal. A avaliação externa do plano é feita por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, coordenada por António Firmino da Costa. O primeiro estudo de avaliação foi divulgado em 2008.

Jornal Público

domingo, setembro 11, 2011

11.09 - Dez anos depois....



10 anos depois dos atentados terroristas aos Estados Unidos aqui fica a minha homenagem as vitimas e seus familiares.

quarta-feira, setembro 07, 2011

Bispo do Porto critica Igreja velha e distante da realidade


D. Manuel Clemente defende uso de uma linguagem menos fechada e recuperação da doutrina social da Igreja.

Numa conferência em Fátima, o bispo do Porto socorreu-se do trabalho feito nas dioceses e paróquias portuguesas para elencar 19 "sombras" e vinte "luzes de esperança" da Igreja Católica em Portugal.

D. Manuel Clemente salienta a necessidade de recuperar a doutrina social, fala numa igreja envelhecida, em rituais litúrgicos distantes da vida e "homilias extensas e tristes", mas destaca o esforço feito na promoção do diálogo ecuménico e inter-religioso e reconhece o "papel importante da mulher" na Igreja. O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa e o bispo de Viseu dizem que isto não é uma abertura ao fim do celibato nem à ordenação das mulheres.

Noticia : DN

domingo, setembro 04, 2011

'Bíblia Comigo' no telemóvel, computador ou tablet


A Bíblia vai ficar mais próxima dos fiéis graças a um projeto que está a ser desenvolvido pelos Franciscanos Capuchinhos para permitir aceder gratuitamente ao texto sagrado em qualquer lugar, através de telemóvel, computador ou tablet.

O responsável pelo projeto "Bíblia Comigo", frei Hermano Filipe, dos Franciscanos Capuchinhos, está satisfeito com os resultados conseguidos nas últimas semanas em que decorreu uma fase de teste.

Hermano Filipe garantiu que, para já, a iniciativa tem "superado as expetativas", dando o exemplo de um jovem de Barcelos, com cerca de 18 anos, que participou nas Jornadas Mundiais da Juventude.

"Logo que chegou a Portugal, telefonou-me a agradecer pela 'Bíblia Comigo' porque tinha ficado de levar a edição em papel para a oração de grupo e esqueceu-se, lembrando-se depois que tinha a Bíblia no telemóvel e, portanto, fizeram a oração de grupo a partir do telemóvel", explicou.

Sem que existam números concretos sobre as pessoas que já aderiram ao 'Bíblia Comigo', o frei Hermano Filipe acredita que será extremamente útil para todos, mas essencialmente para seminaristas e para uso na catequese, por catequistas e catequizandos.

"O 'Bíblia Comigo' é quase um prolongamento do trabalho que nós, os Franciscanos Capuchinhos, temos feito e desenvolvido em Portugal já desde a época de 1950, antes do concilio do Vaticano II", sublinhou.

Na altura os Franciscanos Capuchinhos foram responsáveis pela publicação de edições do Novo Testamento e de outros estudos bíblicos em edições económicas e em português, "o que era uma novidade na altura porque era tudo em latim".

"É assim de uma forma mais ou menos natural que surge o 'Bíblia Comigo', procurando ir ao encontro das pessoas e usando aqueles meios que a pessoas usam", referiu.

No site www.bibliacomigo.com podem ser encontrados para 'download' gratuito todos os programas disponíveis para telemóvel (nos sistemas Java -- que funciona em 80 por cento dos aparelhos disponíveis no mercado -, Iphone, Ipod e Android) e para computador (nos sistemas Windows, Linux e Mac).

No caso dos programas disponíveis para Iphone, Ipod e Android ainda só está disponível o Novo Testamento.

"Entretanto, continuamos a desenvolver o mesmo módulo da bíblia, mas vamos incluir imagens bíblicas, introduções e notas de rodapé, que ajudam as pessoas a entender alguns textos da bíblia por vezes um bocadinho mais difíceis", revelou Hermano Filipe.

Grande parte do projeto 'Bíblia Comigo', que disponibiliza o texto sagrado numa edição da Difusora Bíblica, foi realizado em Timor-Leste, onde frei Hermano Filipe é missionário.

"Lá trabalho 'offline' e depois, uma vez por semana, vou à capital, a Díli, onde há internet, para fazer 'update' quer dos nossos websites quer deste tipo de projetos", concluiu.