Actualmente, perante o panorama mundial, estamos de volta de mais uma crise que teima em não sair do nosso quotidiano. Todos os dias ouvimos fábricas que fecharam, que o desemprego não pára de aumentar. Já para não falar das sucessivas manifestações contra o governo, relativamente à falta de verbas para subsidiar algumas instituições, como por exemplo, a educação.
Será este o mundo que nós queremos, onde o dinheiro tem o papel principal de nos dar motivação para continuar? Eu acredito que não!
Hoje em dia, somos ensinados desde crianças, a dar mais valor ao dinheiro do que aquilo que realmente gostamos de fazer. Resumindo, damos mais valor a um papel produzido por um banco, do que à nossa realização como pessoas. O dinheiro provoca estratificação social, desigualdades, escassez quando não a há (basta dar o exemplo do petróleo, dos preços dos alimentos, etc). Vivemos numa sociedade em que os interesses das organizações sobrepõem o nosso bem estar. Porque é que existe a patente da criação da vacina para a gripe A, proibindo outros laboratórios de produzi-la. Se estamos a falar de uma epidemia mundial, porque não actuar de maneira a possibilitar que outros possam produzir esta protecção?
Todas as empresas vêem apenas o lucro como único meio para existirem e fazem de tudo para o ter: poluir o ambiente e matar-nos lentamente com alimentos geneticamente modificados são alguns exemplos, onde o lucro é a palavra de ordem.
Porque não usar a tecnologia que temos para melhorar as nossas vidas? Porque não potenciar o desenvolvimento humano entre todos, partilhando o conhecimento? Será que queremos uma sociedade que precisa de entrar sempre em crises, porque o papel (dinheiro) está sobre-valorizado? O dinheiro é apenas papel, e só existe devido a um consumo cíclico da nossa parte. Sabiam que mais de 95% do dinheiro que existe no mundo é digital? Não perpetuemos este sistema económico que só existe para “escorraçar e maltratar” aqueles que não têm o “papel”.
A existência de uma sociedade sem dinheiro é explicada mais ao pormenor em http://www.thevenusproject.com/
Hugo Monteiro
http://www.hugomonteiro.net