sexta-feira, dezembro 28, 2007

Amor ao pôr-do-sol



Um casal contempla o pôr-do-sol em Venice Beach, Los Angeles (EUA).

Foto: Lucy Nicholson/Reuters

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Coragem de arriscar....



Depois do Natal, cá vos deixo (em espanhol) com um videoclip que mostra a simplicidade de arriscar.

domingo, dezembro 23, 2007

O Natal de Jesus




Normalmente não gosto desta altura festiva do Natal.

Barulho por todo lado, compras, créditos e esbanjamento de dinheiro para as prendas e mais prendas. As pessoas esquecem que o Natal existe porque Jesus nasceu….
Vimos um Natal travestido de Pai Natal, mais uma época que continua a lógica do Ter sobre o Ser…. E lembrar que Jesus nasceu num estábulo na pobreza!

Milhões de pessoas comemoram o Natal. Os pinheiros são enfeitados, as casas e ruas ficam cheias de luzes, ceias familiares são realizadas e muitos presentes são trocados. Mas, será que pode existir uma comemoração real sem a presença d´Aquele por causa de quem o Natal é festejado?

Vivemos uma época de decadência desenfreada rumo à capitalização e marketing desse dia 25 de Dezembro. Com o real significado do Natal cada vez mais esquecido….Vejo pelas crianças que já tem inteligência suficiente para saber que Pai Natal não existe, e que o Rudolph e os gnomos ajudantes são só uma continuação dessa mentira. E elas sabem quem é Jesus? Obviamente que não.

Mas coitadas das crianças! A culpa não é delas: a sociedade e principalmente os pais é que fazem essa “lavagem cerebral” ensinando aos filhos que o Pai Natal veio do Pólo Norte, que tem um trenó e tal, e simplesmente ignoram o nascimento do menino Jesus. Com o avançar da idade, os pequenos enganados descobrem que o velhote das barbas brancas não existe, e com isso, não fica nenhuma imagem de Cristo.

Para ajudar a esta situação, as lojas, mercados e indústrias aproveitam-se da data para vender, vender, vender. Vendem brinquedos, roupas, penduricalhos, comida para a ceia e principalmente os presentes, por que afinal, na cabeça das pessoas o que é o Natal sem compras? O Natal é justamente isso prendas e mais prendas!
Sinto-me tantas vezes angustiado, numa época que deveria ser de comemoração do nascimento d`Aquele que mais amo, transformado no lixo consumista que se tornou esta sociedade que vivemos.

Temos um Natal transformado em dia de presentes e da ceia. E tantas vezes nem a ceia as pessoas sabem qual o seu verdadeiro significado.

Amigo Leitor, a verdade é que:
Há 2000 anos, Jesus Cristo, o Nazareno nasceu em Belém. Agora ele quer passar o Natal com aqueles que O amam! No dia 25 de Dezembro o que se comemora é uma mensagem de Paz e Amor para todos.
Realmente, sem Ele, o Natal perde o sentido! Sem um relacionamento vivo com o Redentor eterno, com Jesus Cristo, a vida é muitas vezes uma sequência de preocupações e aflições sem sentido.

Por isso, amigo leitor, neste Natal abra o seu coração. Deixe Jesus entrar na sua vida!!

Cláudio Anaia

quinta-feira, dezembro 20, 2007

The Celestine Prophecy, de Armand Mastroianni



The Celestine Prophecy é um livro magnífico.
Li-o recentemente, muito recentemente até, e de certa forma mudou a forma como levo as coincidências e a energia que trago dentro de mim, bem como os pensamentos e os sonhos que tenho. E penso que o facto de ter achado o filme que nele se inspirou uma desilusão, não foi coincidência. Teve a sua razão de ser.Esta adaptação trazida pela mão de Armand Mastroianni o ano passado, não é uma adaptação fiel do belíssimo livro de James Redfield, mas consegue por demasiadas razões tornar-se num filme que vale a pena ver. Mas essa tentativa penso que só deveria vir a seguir a ser lida a obra, porque esta é quem realmente tem de levar os créditos todos.Armand Mastroianni desfiou os 100 minutos de filme de uma maneira demasiado despreocupada, onde as situações se tornam pesadas facilmente, e onde a não sucessão lógica das cenas nos leva a torcer o sobrolho, a nós quem lemos a obra de Redfield. Porque a linha narrativa do filme não segue a do livro e isso chega para lhe tirar valor que sobra.
Muitos planos foram ridiculamente introduzidos, muitas personagens cruciais esquecidas e se a floresta parece complicada, nem esperem para analisar as sequências por Mastroianni escolhidas.Desta feita, Mastroianni apenas consegue utilizar uma mão cheia de planos meramente nus de originalidade, perspectivas completamente descabidas do ponto de vista da narração e, como já referi, sequências que em nada entregam respeito ao projecto. Pontos fulcrais acerca da história foram inaceitavelmente deixados de lado e o teor anti-religioso tantas vezes sublinhado no livro completamente ridicularizado.Mas há ainda coisas que é necessário valorizar nesta adaptação, como as belíssimas paisagens nos planos muito gerais, com o desfiar da energia falada na história genuinamente entregue aos efeitos especiais, mas perfeitamente entregue também. Esses não decepcionam de todo a não ser em certa medida, em inícios do filme.A entrega do papel de Cardeal Sebastian a Hector Elizondo foi das únicas, se não a única escolha de casting bem feita, pois tanto a da personagem principal, Matthew Settle para o papel de John como a de Annabeth Gish para o de Julia foram escolhas que trouxeram o filme 180 graus abaixo do seu rendimento, ainda que Gish tenha feito a sua performance perfeitamente bem, a sua constituição física em nada tinha que ver com a descrita no livro.
Por outro lado a participação do nosso bem Português Joaquim de Almeida suaviza certas vezes o sentimento áspero que a falta de credibilidade de Settle nos entrega, e isso é no mínimo agradável de se sentir, por até agora ter apenas existido um vazio seco e azedo entre mim e Joaquim.Uma das coisas que eu penso que tenho que deixar bem assente, é que eu sou mais como a música, “I’m a believer”, a que nos cantou a banda Smash Mouth, e por isso acredito que corpos irradiam energia, e que os nossos pensamentos nos podem ditar o nosso destino. E é pela coragem de Mastroianni de adaptar esta obra que eu entrego ainda um sorriso ao filme. Há uma sensibilidade sempre presente, e uma quase suave metáfora envolvente em todos e cada plano que nos suga e imobiliza, ainda que tantas vezes só apeteça pegar no comando e esquecer que foi feita. Mas é uma adaptação que foi importante ser tomada e pegada.
E se há mediocridade, nessa mesma mediocridade consegui encontrar um equilíbrio aditivo, uma esperança por assim dizer, e um série de pensamentos profundos.E eu acredito que isso chega para seguir em frente e aceitar esta adaptação da melhor das formas que se conseguir.

Madalena Tavares

quarta-feira, dezembro 19, 2007


Bom Dia!

Antes de mais quero aproveitar para agradecer a todos que continuam a visitar este espaço todos os dias. O blog já conta com quase 100 00 visitas e têm aumentado de dia para dia.
Isso é muito encorajador para continuar.Hoje é dia 19 de Dezembro dia do meu aniversário.

Obrigado pela vossa visita !!

terça-feira, dezembro 18, 2007

Maior árvore de Natal da Europa



Depois de 2 ou 3 anos seguidos em Lisboa, a maior árvore de Natal da Europa foi este ano até ao Porto, na avenida dos Aliados.
A árvore, sob a forma de um cone brilhante com 76 metros de altura, encimado por uma estrela azul, conta com 2,4 milhões de microlâmpadas multicoloridas.
Além da árvore, mesmo ao lado da Torre dos Clérigos, a Câmara montou uma roda gigante no Jardim da Cordoaria, um pista de gelo na Praça de D. João I e insufláveis da Praça dos Poveiros.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Finalmente : Dia 1 de janeiro entra em vigor nova lei do tabaco


Com a chegada do dia 1 de Janeiro, finalmente chega a nova lei do tabaco. O Relances deixa aqui o essencial da nova lesgilação para conhecimento de todos seus leitores :

Multas de 50 a 250 mil euros


As multas para quem puxar de um cigarro em espaços fechados e fora das zonas previstas para fumadores oscila entre os 50 e os 750 euros, e entre os 50 e os 1000 euros para os proprietários de estabelecimentos privados e órgãos directivos de serviços da Administração Pública.
Os valores mais elevados, entre os 30 mil e os 250 mil euros, correspondem a infracções no que respeita à composição e medição das substâncias contidas nos cigarros; à rotulagem e embalagem dos maços; à venda, publicidade e promoção do tabaco; e às campanhas de informação.


Os 3 pontos importantes a saber sobre a nova lei


Genericamente, a nova lei do tabaco proíbe o fumo em espaços fechados, nomeadamente locais de trabalho, cafés, restaurantes, estabelecimentos de saúde, áreas de serviço, postos de abastecimento de combustíveis, centros comerciais e parques de estacionamento cobertos.
A lei prevê excepções. Todos os estabelecimentos com menos de 100 metros quadrados podem optar entre proibir ou permitir o fumo, desde que obedeçam aos seguintes requisitos: áreas devidamente sinalizadas e separadas fisicamente das restantes instalações; ou disposição de sistema de ventilação adequado.
A legislação prevê a criação de consultas especializadas de apoio aos fumadores que pretendam deixar de fumar em todos os centros de saúde integrados no Serviço Nacional de Saúde e nos serviços hospitalares públicos.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Laços (Ties) - Project: Direct



Esta semana não teremos o habitual comentário da nossa colaboradora Madalena Tavares.

Trago a curta metragem vencedora do concurso do Youtube.

O primeiro lugar do concurso de curtas-metragens "Project Direct", promovido pelo YouTube, foi arrecadado pelo Brasil. "Laços" é o nome do filme, realizado por Flávia Lacerda e produzido por Adriana Falcão, que além dos cinco mil dólares (cerca de 3500 euros) de prémio vão ter ainda a oportunidade de participar no "Sundance Festival", em Janeiro, nos Estados-Unidos.

Com início em Outubro, o "Project Direct" foi "um desafio lançado a todos os realizadores que têm algo para dizer". Ao todo chegaram ao YouTube mais de 3600 curtas-metragens, vindas de países como França, Itália, Estados-Unidos e Canadá. Vinte destes vídeos foram seleccionados como finalistas pelo realizador Jason Reitman, em conjunto com uma equipa de outros especialistas do Fox Searchlight. Depois coube aos utilizadores do YouTube votarem e escolherem o grande vencedor.

Uma boa história a não perder, confirmo e garanto !!

terça-feira, dezembro 11, 2007

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Junta de Freguesia da Verderena - Barreiro


A junta de Freguesia da Verderena, no Barreiro é uma junta que aposta no apoio social, aqui deixo o relatório das actividades ja desenvolvidas :
Tem sido preocupação deste Executivo, desde a sua tomada de posse em Novembro de 2005, a área social.
Para além dos contactos e apoios institucionais em diversas áreas como:
Ø Instituto de Reinserção Social – colocação de pessoas em trabalho comunitário para cumprimento de sentenças judiciais
Ø Instituto de Emprego e Formação Profissional – colocação em estágios em contexto de trabalho (Cursos de Técnicos Administrativos e de Jardinagem), colocação de trabalhadores através de Programa de Apoio a Carenciados ou Desempregados de Longa Duração
Ø Protocolo de colaboração com Centro Jovem Tejo – sinalização de casos e de locais de consumo e provável tráfico de estupefacientes.
Ø Apoio à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho do Barreiro – apoio financeiro e em materiais para diversas iniciativas.
Ø Iniciativas e Apoio no âmbito do CLASB (Conselho Local de Acção Social do Barreiro), Grupo Concelhio para as Questões dos Idosos e Programa de Cuidados Continuados
Ø Sinalização e acompanhamento de casos para as entidades acima referidas bem como: Hospital Nossa Senhora do Rosário, Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal do Barreiro, Centro Paroquial Padre Abílio Mendes, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, PSP e Delegado de Saúde.
Ø Colocação de Jovens em estágio em contexto de trabalho de: Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, Escolas Secundárias Alfredo da Silva e Augusto Cabrita.
Ø Protocolo com a Associação Frater, que inclui recolha de roupas e medicamentos; rastreios regulares de colesterol, hipertensão arterial, glicemia e próstata; iniciativas de Debate e esclarecimento com a população.
Ø Corporações de Bombeiros do Concelho (Salvação Pública e Sul e Sueste), Associação de Diabéticos, Delegação da APD, CERCIMB, RUMO, NÓS, Associação de Dadores de Sangue, Associação de Reformados do Concelho – Apoio financeiro, apoio em materiais, transporte, fotocopias, etc.

No entanto para além destas acções decorrentes do funcionamento regular da autarquia e dos contactos e parcerias com outras instituições são notórias as carências da população nas mais diversas áreas o que levou à criação de Projectos específicos:

PROGRAMA +SAÚDE – Nasceu da constatação da insuficiência de ajudas técnicas, nomeadamente: camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos e canadianas. Assim desde 2005 a Junta de Freguesia tem vindo a adquirir este tipo de material para cedência directa e gratuita à população que dela necessita. A cedência é feita directamente, condicionada ás disponibilidades de equipamento e à apresentação de declaração médica justificando a necessidade do equipamento. No caso do material de maiores dimensões o transporte e montagem é efectuado pela Autarquia.


BANCO ALIMENTAR – Através de Candidatura ao Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados da Segurança Social (PCAAC), a qual foi aceite iniciou esta Autarquia o apoio, a cerca de 20 famílias, número que rapidamente se multiplicou para o dobro. No entanto e como o apoio alimentar, deste Programa consiste em duas remessas anuais de alimentos de mercearia (arroz, massas, açúcar, cereais, bolachas) e lacticínios (manteiga, queijo e leite em pó) o que se revela claramente insuficiente foi necessário expandir este apoio, assim em articulação com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Quinta Nova da Telha, com quem foi estabelecida parceria, passou a existir um apoio suplementar semanal de alimentos frescos (regra geral fruta, legumes e yougurtes), proveniente do Banco Alimentar Contra a Fome, bem como um apoio suplementar em época natalícia, que em 2006 se traduziu num “Cabaz de Natal” por família constituído por: bacalhau, azeite, espumante, ananás de lata, bolachas, chocolates, compota e grão, inteiramente suportado pela Autarquia. Em 2007 foram já pedidos apoios diversos ao comércio local para esta acção.

PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES “APRENDER A BRINCAR” - Programa de Ocupação de Tempos Livres que corre no mês de Julho, para crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. O Programa é integralmente suportado pela Autarquia e no decurso do mesmo para além da ocupação com diversos desportos, jogos lúdicos e artes plásticas, proporcionam-se ainda idas à praia, ao campo e diversos passeios. Assim cerca de 50 crianças usufruem de férias gratuitas, de actividades onde se verifica que de outra forma não teriam acesso devido à carência económica das suas famílias.


Em jeito final não pode deixar de ser referido que nenhuma destas actividades é competência própria da Autarquia, no entanto são patentes as carências crescentes da população nestas áreas pelo que tem vindo a Junta de Freguesia da Verderena a investir nelas cada vez mais, tendo atingido de momento o seu limite devido à sua indisponibilidade orçamental. Só será possível alargar a intervenção da Autarquia no campo social com mais meios financeiros, técnicos e humanos; aguardando-se neste momento o resultado de uma candidatura ao Programa de Boas Práticas Administrativas no campo da intervenção social, que a concretizar-se poderá facultar um apoio maior e melhor à população da Freguesia.
Ana Porfirio
Membro do Executivo da Junta Freguesia da Verderena

sábado, dezembro 08, 2007

Disponível só em 2010- Carros Eléctricos





A General Motors ja apresentou o seu carro eléctrico, o Chevrolet Volt, mas que só poderá ser comercializado em 2010.Este veículo híbrido poderá ser carregado através de uma ficha eléctrica caseira.

Para que isso seja possível, o Volt está equipado com um sistema E-Flex, a última geração de propulsores eléctricos da GM e pode percorrer mais de 60 quilómetros apenas com a energia das suas baterias.
O novo protótipo precisa de seis horas para que as suas baterias de lítio-ion estejam carregadas e pode ser ligado a qualquer ficha eléctrica com 110 volts, a voltagem standard nos EUA. Quando as baterias estiverem descarregadas, o futuro Chevrolet passa a depender do seu motor de 1.000 centímetros cúbicos e três cilindros, podendo utilizar um combustível «ecológico» composto por 85 por cento de etanol, derivado do milho, e 15% de gasolina.
No entanto, a GM alerta que para que o Volt se converta em realidade é necessário melhorar as baterias, criando uma «pilha» eficaz para aguentar mais quilómetros autonomamente da gasolina.

A empresa explicou que necessitará de uma bateria com cerca de 181 quilogramas, o que faz com que o lançamento do Volt só seja possível em 2010. O vice-presidente da GM, Robert Lutz, destacou que com o Volt uma pessoa que faça 100 quilómetros gastará apenas 1,5 litros de gasolina, adiantando que este carro facilitará a vida daqueles que percorrem normalmente 60 quilómetros por dia, pelo que poderão nunca ter necessidade de usar gasolina.

Desta forma, parece que a GM, que durante anos considerou que os veículos híbridos que utilizam motores de combustão e eléctricos para reduzir o consumo de gasolina não tinham futuro, quer agora recuperar o terreno perdido num campo liderado pelo seu principal adversário, a Toyota.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Jesus Cristo Super Star em Lisboa

Filme da Semana:" Vacancy, de Nimród Antal "


Se Kontroll deveria ser um ponto de referência do mestre Nimród Antal, e que o é sem dúvida, Vacancy deveria ser visto como uma ponte, para o que poderá vir. Esperemos, melhor.Com um teor tão vulgar de terror, com uma oferta pouco inteligente de um rumo a seguir, é de estranhar que Antal tenha conseguido chegar onde quis. E a verdade é que o conseguiu plenamente.

Este é um filme que se transfigura de uns quantos clichés em amostras bastante mais conseguidas disso mesmo, um mergulho de cabeça nas inspirações de outros, conjuntamente com o facto de conseguir ir além do que essas primeiras ideias foram. Mas não deixa de ser um emprestar, digamos assim, de um plot que sempre deixou e sempre deixará muito a desejar.Eu, como amante do terror tive de o ver fosse qual fosse o lado das opiniões dos mais aclamados críticos, e vi-o ainda em terras do Tio Sam. Mas se por um lado me acabou por entreter, por outro tornou-se também desconfortável através de faltas e exageros.

A claustrofobia, as sombras constantes, o batimento cardíaco e a sequência entusiasta de planos devidamente equilibrados para um determinado efeito, acabam por fazer parte do entretenimento agradável que se retém ao longo dos totais 85 minutos de filme. O elenco é claramente outras das razões da crítica se encontrar sensivelmente do lado positivo acerca de todos os aspectos do filme. O pior? Pouco, talvez mesmo seja o facto de passado já algum tempo de o ter visto, me seja mais complicado fazer uma crítica aprofundada, e juntando a esse facto o de que eu acho que mesmo que o tivesse acabado de ver novamente o problema se mantivesse.Resumindo, Vacancy é um filme de terror que não traz muito mais do que os demais que nos chegaram recentemente como o The Hitcher ou o segundo Hostel, mas que se consegue manter acima desses pela maneira como Antal conseguiu espalhar mais do que uma sequência de planos meramente pesados e gores para se basear num ambiente simples de terror infantil, de encurralamento e correria constante. Um ou outro "I don't care anymore, I love you", aparecem para suavizar uma necessidade constante de alcançar o negro do alma humana, o terror emerso no lado obscuro da sagacidade humana, animal, e acaba por entregar uma constante correspondência com clássicos que sempre ficaram e que não passarão nunca. Falo claro está de Psycho.

No fundo acho que Vacancy é mais um dos que fazem parte de um enorme rolo de situações dramáticas de que os Estados Unidos se tem mostrado tão necessitado, mas que vai além do que se espera integrando-se numa necessidade de encontrar emoções humanas nas mais profundas desumanas acções. O plot recai num desconhecer do seu próprio rumo e muitos dos diálogos entregam-nos sensações que não deveriam ser sentidas, mas Vacancy ultrapassa as nossas expectativas de uma maneira que por exemplo, o Hostel de Roth nunca ultrapassou. Serenamente.

E às vezes ultrapassá-las é o suficiente.
Madalena Tavares

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Porquê Continuar a Destruir Embriões?



Está em preparação a legislação portuguesa relativa à investigação com células estaminais e terminou há pouco o período fixado pela Assembleia da República para a discussão pública da questão. No âmbito da União Europeia, foi já ultrapassada a oposição de alguns Estados que (como “minoria de bloqueio”) vinham impedindo o financiamento da investigação destrutiva de embriões humanos.

Por estes motivos, não pode deixar de ser dada toda a atenção a uma notícia que quase tem passado despercebida entre nós.

Os sectores que se opõem, em nome da tutela da vida humana na sua fase mais precoce (mais frágil e menos visível, mas não menos digna), à investigação destrutiva de embriões humanos vêm, desde há muito, salientando que, para além das questões éticas envolvidas, há alternativas a esse tipo de investigação, com uso de células estaminais adultas. Este uso tem, mesmo, uma eficácia terapêutica já comprovada, ao contrário do que se verifica, por ora, com as células estaminais embrionárias, que, para além do mais, envolvem riscos de propagação cancerígena e exigem a recolha de grande número de ovócitos em condições muito gravosas para as mulheres que os fornecem. E estas são previsivelmente mulheres pobres, atraídas por compensações monetárias.

Mesmo assim, há quem atribua à maior “pluripotencialidade” das células estaminais embrionárias benefícios superiores aos das células estaminais adultas.

Duas equipas de investigadores, uma dirigida pelo norte-americano James Thomson (pioneiro nos estudos sobre células embrionárias humanas) e outra dirigida pelo japonês Shinya Yamanaka, chegaram a conclusões semelhantes, publicadas recentemente nas revistas Science e Cell: a reprogramação de células adultas da pele em células estaminais de tipo embrionário permite obter dessas células tudo aquilo que se poderia obter das células embrionárias. E a circunstância de serem utilizadas células do próprio paciente beneficiário evita riscos de rejeição. O facto de duas equipas independentes entre si chegarem aos mesmos resultados é, para os especialistas, um sinal importante de fiabilidade dos mesmos.

Perante estes resultados, deixa de haver quaisquer razões científicas (para além das razões de ordem ética) para preferir a investigação com células estaminais embrionárias em detrimento da investigação com células estaminais adultas. Ian Wilmut, responsável pelas primeiras experiências de clonagem (com a famosa ovelha Dolly), declarou, numa entrevista ao Daily Telegraph, que deixaria de se dedicar a trabalhos de clonagem com utilização de embriões humanos, para se dedicar apenas à investigação com células estaminais adultas, mais prometedora e sem implicações etica e socialmente nocivas. Sobrarão, pois, apenas razões puramente ideológicas, ou relativas a interesses particulares de alguns investigadores, algumas empresas ou alguns países, para justificar a investigação com células estaminais destrutiva de embriões humanos.

São estes os motivos que levaram a que tenha surgido, a partir de Itália, a proposta de estabelecer, no âmbito da União Europeia, uma moratória de cinco anos que suspenda a investigação com células estaminais destrutiva de embriões humanos. A proposta foi lançada pelo jornal Avvenire e recolheu a pronta adesão da associação Scienza e Vita, do Movimento per la Vita e do Forum delle Associazioni Famigliari. Recolheu, também, a adesão de parlamentares italianos e europeus de diferentes quadrantes.

É sabido como a questão do estatuto ético e jurídico do embrião humano não recolhe consensos. Mas já será consensual o acolhimento que tem sido dado ao princípio da precaução (tantas vezes invocado no âmbito da protecção do ambiente e da saúde): mais vale “prevenir do que remediar”, mais vale evitar uma prática cujos efeitos possam ser (mesmo que não haja certezas a esse respeito) danosos. Neste caso, que possam ser atentatórios da vida humana. E, sobretudo, quando deixou de haver razões científicas ou terapêuticas que tornem essa prática, seja de que perspectiva for, necessária ou conveniente.
Pedro Vaz Patto
Juiz de Direito

segunda-feira, dezembro 03, 2007

DEFICIÊNCIAS



'Deficiente' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. 'Louco' é quem não procura ser feliz com o que possui.

'Cego' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

'Surdo' é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

'Mudo' é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

'Paralítico' é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda.

'Diabético' é quem não consegue ser doce.

'Anão' é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: ' A amizade é um amor que nunca morre.


A amizade é um amor que nunca morre.
Mário Quintana