segunda-feira, dezembro 10, 2007

Junta de Freguesia da Verderena - Barreiro


A junta de Freguesia da Verderena, no Barreiro é uma junta que aposta no apoio social, aqui deixo o relatório das actividades ja desenvolvidas :
Tem sido preocupação deste Executivo, desde a sua tomada de posse em Novembro de 2005, a área social.
Para além dos contactos e apoios institucionais em diversas áreas como:
Ø Instituto de Reinserção Social – colocação de pessoas em trabalho comunitário para cumprimento de sentenças judiciais
Ø Instituto de Emprego e Formação Profissional – colocação em estágios em contexto de trabalho (Cursos de Técnicos Administrativos e de Jardinagem), colocação de trabalhadores através de Programa de Apoio a Carenciados ou Desempregados de Longa Duração
Ø Protocolo de colaboração com Centro Jovem Tejo – sinalização de casos e de locais de consumo e provável tráfico de estupefacientes.
Ø Apoio à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho do Barreiro – apoio financeiro e em materiais para diversas iniciativas.
Ø Iniciativas e Apoio no âmbito do CLASB (Conselho Local de Acção Social do Barreiro), Grupo Concelhio para as Questões dos Idosos e Programa de Cuidados Continuados
Ø Sinalização e acompanhamento de casos para as entidades acima referidas bem como: Hospital Nossa Senhora do Rosário, Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal do Barreiro, Centro Paroquial Padre Abílio Mendes, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, PSP e Delegado de Saúde.
Ø Colocação de Jovens em estágio em contexto de trabalho de: Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, Escolas Secundárias Alfredo da Silva e Augusto Cabrita.
Ø Protocolo com a Associação Frater, que inclui recolha de roupas e medicamentos; rastreios regulares de colesterol, hipertensão arterial, glicemia e próstata; iniciativas de Debate e esclarecimento com a população.
Ø Corporações de Bombeiros do Concelho (Salvação Pública e Sul e Sueste), Associação de Diabéticos, Delegação da APD, CERCIMB, RUMO, NÓS, Associação de Dadores de Sangue, Associação de Reformados do Concelho – Apoio financeiro, apoio em materiais, transporte, fotocopias, etc.

No entanto para além destas acções decorrentes do funcionamento regular da autarquia e dos contactos e parcerias com outras instituições são notórias as carências da população nas mais diversas áreas o que levou à criação de Projectos específicos:

PROGRAMA +SAÚDE – Nasceu da constatação da insuficiência de ajudas técnicas, nomeadamente: camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos e canadianas. Assim desde 2005 a Junta de Freguesia tem vindo a adquirir este tipo de material para cedência directa e gratuita à população que dela necessita. A cedência é feita directamente, condicionada ás disponibilidades de equipamento e à apresentação de declaração médica justificando a necessidade do equipamento. No caso do material de maiores dimensões o transporte e montagem é efectuado pela Autarquia.


BANCO ALIMENTAR – Através de Candidatura ao Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados da Segurança Social (PCAAC), a qual foi aceite iniciou esta Autarquia o apoio, a cerca de 20 famílias, número que rapidamente se multiplicou para o dobro. No entanto e como o apoio alimentar, deste Programa consiste em duas remessas anuais de alimentos de mercearia (arroz, massas, açúcar, cereais, bolachas) e lacticínios (manteiga, queijo e leite em pó) o que se revela claramente insuficiente foi necessário expandir este apoio, assim em articulação com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Quinta Nova da Telha, com quem foi estabelecida parceria, passou a existir um apoio suplementar semanal de alimentos frescos (regra geral fruta, legumes e yougurtes), proveniente do Banco Alimentar Contra a Fome, bem como um apoio suplementar em época natalícia, que em 2006 se traduziu num “Cabaz de Natal” por família constituído por: bacalhau, azeite, espumante, ananás de lata, bolachas, chocolates, compota e grão, inteiramente suportado pela Autarquia. Em 2007 foram já pedidos apoios diversos ao comércio local para esta acção.

PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES “APRENDER A BRINCAR” - Programa de Ocupação de Tempos Livres que corre no mês de Julho, para crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. O Programa é integralmente suportado pela Autarquia e no decurso do mesmo para além da ocupação com diversos desportos, jogos lúdicos e artes plásticas, proporcionam-se ainda idas à praia, ao campo e diversos passeios. Assim cerca de 50 crianças usufruem de férias gratuitas, de actividades onde se verifica que de outra forma não teriam acesso devido à carência económica das suas famílias.


Em jeito final não pode deixar de ser referido que nenhuma destas actividades é competência própria da Autarquia, no entanto são patentes as carências crescentes da população nestas áreas pelo que tem vindo a Junta de Freguesia da Verderena a investir nelas cada vez mais, tendo atingido de momento o seu limite devido à sua indisponibilidade orçamental. Só será possível alargar a intervenção da Autarquia no campo social com mais meios financeiros, técnicos e humanos; aguardando-se neste momento o resultado de uma candidatura ao Programa de Boas Práticas Administrativas no campo da intervenção social, que a concretizar-se poderá facultar um apoio maior e melhor à população da Freguesia.
Ana Porfirio
Membro do Executivo da Junta Freguesia da Verderena