quarta-feira, outubro 31, 2007

Africando


Sebastião Salgado, in Africa

Sou viciado em África, sendo o primeiro na admissão. Mal soube que o brasileiro Sebastião Salgado lançou o seu mais recente livro em Lisboa, intitulado "África" com textos do moçambicano Mia Couto, nem hesitei. Ontem tentei, hoje levei. Só precisei pousar os olhos nas fotografias, (todas) a preto e branco, uns instantes para ter a certeza que nos restantes estaria a passar cartão à carteira. Infelizmente esta é uma das vantagens de não estar em África... passar calmamente numa livraria e comprar um livro destes.

Afonso Vaz Pinto

sexta-feira, outubro 26, 2007

O Maior avião do Mundo


Airbus A380 tem uma cama a sério

No novo gigante do ar, o AirbusA380, que hoje completou o seu primeiro voo inaugural, entre Singapura e Sidney, até se pode dormir numa cama a sério. Mas há mais, para além desta cama com que todos já sonhamos em viagens de longo curso. Champanhe, caviar, sofás, televisão com acesso à Internet, são alguns dos luxos com que os passageiros, pelo menos os de primeira classe, podem contar. Eilliam Leong, um dos passageiros do voo inaugural, pagou 38 mil euros para viajar com a família, incluindo o seu pai de 91 anos. O Airbus A380 vira uma nova página na história da aviação comercial.

Para mais pormenores ir ao site do jornal Público : http://static.publico.clix.pt/homepage/infografia/economia/a380/a380.asp

Foto: Nir Elias/Reuters

quinta-feira, outubro 25, 2007

Cinema ás Quintas


Apresento-vos a Madalena Tavares.

O que nos une é uma mesma paixão: O Cinema
Por isso convidei-a para as 5ª feiras ter aqui uma rubrica sobre a 7ª arte.
Aqui fica por palavras delas quem é a nova colaboradora do Relances.
------------------------------------------------------------------------------------------------
O Cláudio Anaia pediu-me para falar sobre mim num curto texto. Mas eu não sei falar sobre mim. Podia começar por dizer que estou a estudar cinema, ou então que tenho 18 anos, e que vivo em Lisboa, ou que cresci na Ericeira. Mas isso é conversa desinteressante que se faz no café com o novo colega do trabalho que acabámos de arranjar. Pouco interesse senão para se fazer uma primeira imagem física – e isso não interessa para nada.

Passei também grande parte da minha vida a devorar livros de “crescidos” e a escrever as minhas histórias – a família ainda espera que eu venha a ser a primeira presidente da república. A minha irmã, uma escritora. Mas eu sei que vou ser toda eu cinema.
Eu sempre fui muito diferente de todos os meus amigos, para além de jogar à bola na rua com a minha irmã e com os rapazes do bairro, barricava-me no meu quarto e bebia Camões e Pessoa com pouco mais que oito anos, e um pouco mais tarde encontrei em mim um conhecimento enorme sobre actores e realizadores sem fazer a mínima de como adquirira esse conhecimento, de como os sabia sequer existir.

Hoje abasteço-me de cinema para ser feliz. No fundo isso resume quem sou.
É cinema que quero em mim, e espero que consigam senti-lo quando escrevo. Mas como disse, eu não sei falar sobre mim. Nunca soube.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Não leve a vida tão a sério

“ Eu vejo o que decido e a reajo como prefiro”


Amigo leitor,

Concerteza que ao ler este título poderá pensar que é um texto irreal ou de alguém irresponsável, fora da realidade que não está com os pés bem assentes na terra e não conhece a sociedade onde está inserido. É verdade, as coisas não estão fáceis e as pessoas cada vez mais nos surpreendem pela negativa com comportamentos egoístas onde o “ter” se sobrepõe quase sempre ao “ser”. Também sei que a vida não está para brincadeiras e que até dizem que isto está cada vez pior.


Mas o que lhe proponho hoje é uma mudança de atitude.


Dou o meu exemplo de vida: durante alguns anos, e ainda hoje, há quem não me dê muito crédito ou não me leve muito a sério, por certas posturas e comportamentos que tive e nalguns casos que ainda hoje tenho. E é curioso que eu apercebo-me, e não me preocupo minimamente como isso!Porquê, poderá perguntar??? Porque um dia decidi na minha vida escolher um caminho: ser Cristão e não levar a vida tão a sério.

Eu explico, Nas centenas de pessoas que trabalhei e com quem convivi, descobri que a maior parte dos problemas delas estão dentro delas, sempre com a preocupação de levar a vida tão preocupada e infelizmente pela negativa. Nós somos os principais causadores da maioria das coisas más que nos acontecem, guardamos tudo cá dentro como se fosse um santuário com problemas, preocupações e veneramos tudo isso de uma forma doentia como se fosse um objecto precioso.

Estamos sempre com medo de algo que esteja para acontecer, e varia, tanto na saúde ou então numa situação aborrecida que nos tenha acontecido recentemente, ou mesmo nos casos crónicas situações com anos e mais anos, tudo guardado em lugar de honra no santuário que criamos.·
Levar a vida muito a sério é viver com a mente fragmentada, o que é mau, pois causa muita instabilidade e destrói o bem interior, não esquecendo que cria sensações desagradáveis e desgastantes, causa falsas impressões de deveres cumpridos e andarmos a enganarmo-nos a nós próprios.·

Então o que fazer???


Obviamente que temos tantas coisas que nos acontecem e que nos incomodam tanto..., mas olhe, não lhes dê muita importância. Direccione as suas energias para o que é bom, para o que lhe dá prazer, por exemplo, em espalhar Amor por todos... embora às vezes custe muito, principalmente por aqueles que não nos tratam bem, marque a uma posição... seja diferente. E é por aqui que temos que ir, temos que seguir um Deus de Amor, que está sempre do nosso lado, e aceitar a religião que promove o conforto, o amparo e o perdão.


Recuse sempre os líderes religiosos, sejam eles de que religiões forem, que fomentam na sua doutrina o medo e opressão, e até nalguns casos mesmo, com a intenção para aumentar as contribuições dos seus fiéis.·

Obviamente temos que ser responsáveis, mas quem cria a sua própria realidade é você mesmo. Conheci alguns casos de pessoas bem colocadas na vida, que no entanto deixaram que sentimentos pesados contaminassem o seu espírito e acabassem por arruinar a sua vida. Por outro lado, conheci pessoas bem humildes, bastante felizes, que transformaram as suas mentes, fugindo do autêntico lixo mental que sempre criámos.·Não tenho a mínima dúvida que tudo o que sou hoje em dia o devo à forma com encarei a vida e a relação importante que tenho com o Deus bom em que acredito e que me ama.·

Portanto tudo depende de si, se quer levar a vida muito a sério e com preocupações estará a bloquear a porta do seu coração e a fazer que a sua entrada seja complicada. Se abrir o seu coração, tiver humor e acreditar sempre com pensamento positivo, irá ter um resultado totalmente diferente. Tudo depende da forma como usamos a nossa força de vontade
Nunca esqueça que a felicidade e as frustrações nos acompanham desde o início das nossas vidas, assim teremos que ser nós a escolher o caminho, não levar a vida tão a sério e sermos melhor para os outros e mais de meio caminho andado para ser feliz, eu garanto e confirmo.·

Por isso façam o favor de serem felizes!



Cláudio Anaia

segunda-feira, outubro 22, 2007



"Quem tem bastante no seu interior, pouco precisa de fora"

Johann Goethe

quinta-feira, outubro 18, 2007

Aquecimento Global


" O desastre não irá acontecer num futuro fictício, dentro de muitos e muitos anos, mas a tempo de atingir a esta geração."

Nicholas Stern

Os governantes do mundo continuam em nome do lucro a fazer mal a terra e a comprometer desde ja as próximas gerações.

Um relatório hoje divulgado alertou para o risco de o aquecimento global causar o encolhimento em 20% da economia do mundo, caso não haja uma ação imediata e vigorosa para se conter o problema.
O estudo, encomendado pelo governo britânico e conduzido pelo ex-economista-chefe do Banco Mundial Nicholas Stern, diz que, se o planeta mantiver as emissões de carbono no ritmo atual, a temperatura da Terra poderia subir até cinco graus dentro dos próximos cem anos, com graves conseqüências.

Stern disse que, se forem tomadas medidas imediatas para se combater o problema, o custo dessas medidas seriam equivalente a se pagar somente “1% a mais por tudo”, o que, segundo ele, seria viável.
O desastre não irá acontecer em um futuro fictício, dentro de muitos e muitos anos, mas a tempo de atingir a esta geração.

Para ele, o aquecimento global atingirá todos os países, mas os países pobres serão os que mais sofrerão.

quarta-feira, outubro 17, 2007

A maior vergonha da Classe Política : A fome do seu povo.


Hoje é o Dia Internacional para a erradicação da Pobreza.

Para Portugal devia ser um dia de vergonha : Temos dois milhões de pobres.

De acordo com dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a população residente em situação de risco de pobreza era de 19 por cento em 2005, ou seja, cerca de dois milhões dos residentes em Portugal eram pobres ou em vias de se tornarem pobres. Em comparação com o ano anterior, registou-se uma ligeira melhoria, tendo a taxa diminuído um por cento.

Segundo o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, realizado em 2005, um quinto da população residente vivia em risco de pobreza. Este valor correspondia à proporção dos habitantes com rendimentos anuais por adulto inferiores a 4321 euros no ano anterior (cerca de 360 euros por mês), explica o INE, após as transferências sociais. Os idosos com mais de 65 anos e os menores de 16 anos registavam as taxas de pobreza relativa mais elevadas: 28 e 23 por cento, respectivamente.

Em comparação com outros países europeus, a taxa de risco de pobreza apenas era superior na Lituânia e Polónia, com 21 por cento da população em risco. A média europeia cifrava-se nos 16 por cento.De acordo com os dados do INE, a taxa de risco de pobreza mais elevada era de 42 por cento (idosos vivendo sós e famílias com dois adultos e três ou mais crianças dependentes).A distribuição de rendimentos demonstrava as desigualdades que grassam pelo País: o rendimento dos 20 por cento da população mais rica era 6,9 vezes superior ao dos 20 por cento da população com menor rendimento. Ou seja, os dois milhões de residentes com menos posses obtinham apenas sete por cento do rendimento líquido das famílias, enquanto aos dois milhões de residentes com mais riqueza correspondia 45 por cento do total do rendimento das famílias.

Post tendo com base nóticia do Jornal Correio da Manhã

sexta-feira, outubro 12, 2007

Um livro a não perder : " Diário Russo"



No dia 7 de Outubro fez um ano que a jornalista Anna Politkovskaya, acérrima crítica de Vladimir Putin e considerada a "consciência moral da Rússia", foi assassinada à porta de sua casa, em Moscovo.
Este livro é um diário que cobre o período que decorre entre as eleições parlamentares russas de Dezembro de 2003 e o trágico resultado do cerco à escola de Beslan em 2005: o livro inclui relatos em primeira-mão, reflexões, conversas, observações que reflectem acontecimentos como as eleições parlamentares e presidenciais de 2003 e 2004, o desastre de Beslan, a revolução na Ucrânia e a demanda da Chechénia.
Politkovskaya denuncia as circunstâncias nada democráticas em que o presidente Putin foi reeleito, o silenciamento da imprensa, a neutralização dos partidos da oposição, bem como a incapacidade dos liberais e democratas para formar uma oposição unida e eficaz, e a lentidão com que a população russa contesta os ultrajes legislativos do governo. Face à tirania da governação levada a cabo por Vladimir Putin, refere Anna Politkovskaya, os governantes ocidentais continuam a prestar-lhe homenagem. Um Diário Russo é o relatório arrepiante da destruição das reformas democráticas conseguidas na Rússia nos anos 90. A 7 de Outubro de 2006, Anna Politvoskaya foi morta a tiro à porta da sua casa, a meio de uma investigação que estava a levar a cabo para o jornal Novaya Gazeta sobre a tortura na Chechénia. A 24 de Novembro de 2006, dois colegas do mesmo jornal que investigavam o seu assassinato receberam ameaças de morte.

quarta-feira, outubro 10, 2007

Dia Mundial da Saúde Mental

As doenças psiquiátricas afectam, anualmente, cerca de um milhão de portugueses. O director da Comissão para Reestruturação da Saúde Mental alerta para o facto de se tratar de um problema de saúde pública grave, para o qual falta, muitas vezes, o apoio necessário, nomeadamente a nível psicossocial.

As doenças psiquiátricas afectam anualmente cerca de um milhão de portugueses. Os dados são avançados no Dia Mundial da saúde Mental.

Ouvido pela TSF, o director da Comissão para Reestruturação da Saúde Mental alertou para o facto de as doenças psiquiátricas afectarem muitos portugueses, constituindo mesmo um problema de saúde pública grave.

«Todos os anos, teremos mais de um milhão de pessoas com doenças psiquiátricas diagnosticadas», afirmou Caldas de Almeida, destacando as «perturbações de ansiedade e depressão». O responsável apontou ainda outros problemas de saúde pública «graves», embora menos frequentes, como é o caso das «psicoses, esquizofrenia, a doença bipolar, assim como os problemas ligados ao abuso de álcool e drogas».

Apesar do número elevado de doenças psiquiátricas, há doentes que não têm a ajuda necessária, conforme explicou Caldas de Almeida.

«Comparando com os países europeus, os estudos revelam que Portugal não está numa situação brilhante», alertou, acrescentando que «em termos de apoio clínico, a qualidade dos serviços portugueses é praticamente equivalente à dos outros países».No entanto, sublinhou, «quando falamos de apoios e cuidados a nível psicossocial, sobretudo o apoio à família, à reabilitação, ao acompanhamento de pessoas com doenças crónicas, Portugal fica muito atrás dos outros países».

terça-feira, outubro 09, 2007

Partilhar uma sopa, em Chaco



Jeremias, Felix e Pedro partilham uma sopa num refeitório comunitário em Chaco, Argentina, alheios a tudo menos à fome. Chaco é o canto mais pobre de toda a Argentina, o país mais rico da América Latina, que nos últimos cinco anos testemunhou um forte crescimento económico. Mas essa realidade ainda não chegou a Chaco, a 650 quilómetros de Buenos Aires.
Foto: Marcos Brindicci/REUTERS

quinta-feira, outubro 04, 2007

Vamos ajudar o Afonso !




O Afonso é um menino de três anos, muito alegre e meigo, mas que ficou a padecer de paralisia cerebral, provavelmente devido ao facto de ter nascido de parto trigemelar (trigémeos), prematuramente, com pouco peso e com necessidade imediata de manobras de reanimação. Os irmãos Tiago e Diogo, embora tenham passado por situação semelhante, são saudáveis e os três são o orgulho da irmã Inês de 10 anos.

Apesar de não existir cura, surgiu agora a oportunidade de fazer um tratamento em Guimarães, cujo único objectivo é proporcionar ao Afonso alguma qualidade de vida e a possibilidade de no futuro vir a ser autónomo e feliz.

O tratamento será longo e personalizado e consiste em duas sessões diárias de fisioterapia, com um fisioterapeuta cubano. Cada sessão custa 30 euros. Em Guimarães, deram-lhe grandes probabilidades de ter sucesso no caminhar e no segurar-se e assim tentar contrariar as probabilidades de ficar confinado a uma cadeira de rodas.

O tratamento é dispendioso e incomportável pelos pais. A ida do Afonso para Guimarães é neste momento a sua grande esperança, mas para isso, é necessário angariar fundos suficientes e quem quiser ajudar pode fazê-lo depositando o seu donativo na conta bancária com o NIB 003508130005401130097
OuCaixa Geral de Depósitos – Nº de conta 0813-054011300 TomarTitular: Afonso Lopes Reis Coelho

quarta-feira, outubro 03, 2007

Ainda tomaremos um café todos juntos

Um dia, um professor, diante da sua turma, sem dizer uma só palavra, pegou num frasco de vidro grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golf.Quando não cabiam mais, ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio e todos responderam que sim.
O professor, então, pegou num saco de berlindes e, ao chocalhar o frasco, estes iam entrando para os buracos vazios entre as bolas.

Quando não cabiam mais, ele perguntou aos estudantes se achavam que o frasco estava cheio e voltou a ouvir a mesma resposta.

Nesta altura, o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco. Como é óbvio, a areia ocupou todo o espaço restante do frasco.
Quando não cabia mais, perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio e todos responderam que sim.
Foi então que o professor agarrou em dois copos de café e os entornou lá para dentro.Agora sim, não havia mais espaço.

Os alunos desataram a rir!!!“Agora”, disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, “eu quero que vocês entendam que o frasco de vidro representa as nossas vidas.As bolas de golf são as coisas mais importantes: a família, os amigos e a saúde e tudo o que vos é mais querido, de modo que se tudo o resto desaparecesse na vossa vida e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia! Os berlindes são as outras coisas que preenchem a nossa vida e que também importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo,... A areia representa todas as pequenas coisas que ajudam a ocupar a nossa vida.

Mas, se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, já não haveria espaço para as bolas de golf e para os berlindes. O mesmo se passa com a nossa vida. Se gastarmos todo o tempo e energia com as pequenas coisas, nunca vamos ter espaço para as coisas que são verdadeiramente importantes para nós.

Prestem atenção às coisas que são essenciais à vossa felicidade: brinquem com os filhos, arranjem tempo para ir ao médico, talvez fazer um check-up, saiam para se divertir com a família e os amigos, dediquem algum tempo a vocês mesmos, procurem o conhecimento, pratiquem o vosso desporto favorito.... Tenham prioridades!

Vai haver sempre tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar e, de seguida, dos berlindes. Para o resto – a areia - vai sempre haver espaço. ”Aqui, um aluno levantou-se e perguntou o que representava o café e o professor respondeu: “Ainda bem que perguntaste, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja a nossa vida, sempre haverá lugar para tomar café com um amigo.

Auto desconhecido

segunda-feira, outubro 01, 2007

Encosta-te a mim com Jorge Palma



Começemos a semana com uma boa música e último sucesso de Jorge Palma.

Encosta-te a mim

Encosta-te a mim, nós já vivemos cem mil anos
encosta-te a mim, talvez eu esteja a exagerar
encosta-te a mim, dá cabo dos teus desenganos
não queiras ver quem eu não sou, deixa-me chegar

Chegado da guerra, fiz tudo p´ra sobreviver
em nome da terra, no fundo p´ra te merecer
recebe-me bem, não desencantes os meus passos
faz de mim o teu herói, não quero adormecer

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo
o que não vivi, hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim

Encosta-te a mim, desatinamos tantas vezes
vizinha de mim, deixa ser meu o teu quintal
recebe esta pomba que não está armadilhada
foi comprada, foi roubada, seja como for

Eu venho do nada porque arrasei o que não quis
em nome da estrada onde só quero ser feliz
enrosca-te a mim, vai desarmar a flor queimada
vai beijar o homem-bomba, quero adormecer

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo
o que não vivi, um dia hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim

Jorge Palma