segunda-feira, abril 30, 2007

LusoFonias VIII



Hoje trago Eneida Marta , uma voz femenina da Guiné Bissau.

Eneida Marta é uma das grandes promesa dentro do panorama musical actual da música africana. As suas palavras e música ganham inspiracão a partir da vida diaria. As cancões celebram os breves momentos intensos da vida, as tradicões da solidariedade entre as pessoas, especialmente entre as mulheres, o valor de viver em épocas duras.

Desde os seus inicios, Eneida Marta conviveu com mais diversos ambientes musicais, graças ao apoio do seu pai, um conhecido artista angolano.

sexta-feira, abril 27, 2007

1 de Maio 2007 - Livres para ser o Futuro!




No dia 1 de Maio, na Cidadela Arco-Íris, em Abrigada – concelho de Alenquer – cerca de 1500 Jovens Para um Mundo Unido (JPMU) de todo o país, bem como uma delegação vinda de Espanha, vão reunir-se a partir das 10h30 naquela que já é a sua tradicional jornada anual: um ponto de encontro com um programa muito variado – música, coreografias, fóruns temáticos, workshops, histórias de pequenos factos quotidianos de quem procura construir, à sua volta, pedaços de fraternidade.
Os protagonistas são os jovens que, com o seu entusiasmo e singularidade, arregaçam as mangas para construir um mundo unido.

O tema central da edição deste ano é a liberdade. Os JPMU apresentam o seu estilo de vida: pôr em prática, no dia-a-dia, os grandes valores universais. Acreditam que “liberdade” significa avançar sempre mais para o Bem, tornando o Homem verdadeiramente livre e a Humanidade uma só família.

Com este tema de grande actualidade, propõem um novo olhar sobre o conceito de liberdade, em campos muito concretos do quotidiano.

Também este ano o encontro terá um carácter de internacionalidade: conta-se com a presença de jovens espanhóis, cujo número irá aumentar relativamente ao ano passado. Também eles irão participar activamente neste encontro, testemunhando iniciativas de nível pessoal e colectivo, que estão a desenvolver durante este ano para construir um Mundo Unido.

Eu vou lá estar.... vêm e tráz um amigo também

quarta-feira, abril 25, 2007

Coimbra


Passei o dia em Coimbra.

Apesar do tempo frio e chuvoso, Coimbra têm sempre o seu encanto.
Visitar amigos e passeio pelo coração da cidade e um bom lanche com pasteis de Tentúgal.

Coimbra é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Coimbra, situada na região Centro e subregião do Baixo Mondego, com cerca de 150 000 habitantes. Contando com os cerca de 40 000 residentes em municípios vizinhos que mantém posto de trabalho em Coimbra, e com os cerca de 20 000 estudantes de fora, a cidade terá aproximadamente 210 000 habitantes de população presente, o que faz dela a terceira cidade do país.
É sede de um município com 319,4 km² de área e 168 105 habitantes (2006), subdividido em 31 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Mealhada, a leste por Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, a sul por Condeixa-a-Nova, a oeste por Montemor-o-Velho e a noroeste por Cantanhede.
Foi Capital Nacional da Cultura em 2003, e é uma das cidades mais antigas de Portugal, tendo como principal ex-libris a sua Universidade, uma das mais antigas da Europa.

terça-feira, abril 24, 2007

Monsanto


Depois de um bonito fogo de artificio de domingo para segunda feira, ontem estive na romaria, missa e procissão da Nossa Senhora do Almortão.
Bonitas tradições que se devem manter.

Hoje fui até aldeia histórica de Monsanto.

Monsanto, avista-se na encosta de uma grande elevação escarpada, designada de o Cabeço de Monsanto (Mons Sanctus) . Situa-se a nordeste de Idanha-a-Nova e irrompe repentinamente do vale. No ponto mais alto o seu pico atinge os 758 metros. A presença humana neste local data desde o paleolítico. A arqueologia diz-nos que o local foi habitado pelos Romanos, no sopé do monte. Também existe vestígios da passagem Visigótica e Árabe. Os Mouros seriam derrotados por D. Afonso Henriques e em 1165 o lugar de Monsanto foi doado á Ordem dos Templários que sob orientações de D. Gualdim Pais, mandou construir o Castelo de Monsanto. O Foral foi concedido pela 1ª vez em 1174 pelo Rei e sucessivamente rectificado por D.Sancho I (1190)e D. Afonso II (1217).
Foi D. Sancho I que repovoou e reedificou a fortaleza que entretanto foi destruída nas lutas contra Leão. Seriam novamente reparadas um século mais tarde , pelos Templários. Em 1308 D.Dinis deu Carta de Feira, em 1510 seria El Rei D. Manuel I a outorgar de Foral Novo e deu-lhe a categoria de Vila. D. Luís de Haro ministro de Filipe IV, em meados do século XVII, tenta cercar Monsanto, mas sem sucesso. No século XVIII o Duque Berwik também cerca Monsanto, mas o exercito português comandado por Marquês de Mina derrota o invasor nas difíceis escarpas que se erguem até ao Castelo. Monsanto foi sede de concelho entre 1758-1853. Um grave acidente no século XIX destruiu o Castelo Medieval , pela explosão do paiol de munições.

segunda-feira, abril 23, 2007

LusoFonias VII



Angola com os seus ritmos. Com a Banda Irmãos Verdades.

Esta banda surge em 1986(então uma formação de 14 elementos) integram a “Duo Ouro Negro” e iniciam-se actuando como bailarinos .A partir de 1989 alguns desses elementos surgem como banda musical de Raul Indypwo, continuando os restantes a constituir o corpo de bailarinos do cantor. Foi durante este projecto que percorrendo diversos países tiveram o privilegio de pisar palcos como o Olympia de Paris ou actuarem nas melhores salas dos EUA e Canada.

Uma Banda que ainda hoje é um dos maiores sucessos e que nos seus 21 anos de existencia ja lançou varios Cd´s

domingo, abril 22, 2007

Ladoeiro



Desloco-me para o interior do País e vou passar o fim de semana ao Ladoeiro, uma simpatica aldeia a 45 Km da Fronteira com Espanha.

Terra de pessoas simpaticas e amáveis numa freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, com 63,11 km² de área e 1 386 habitantes (2001). Tem uma densidade demográfica de 22,0 hab/km²

sábado, abril 21, 2007

Alcobaça


Amigos Leitores,

Começo hoje uma visita por várias cidades e sitios do meu querido Portugal.

Hoje estou por Alcobaça, uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria, região Centro e subregião do Oeste, com cerca de 9 800 habitantes (16.400 na área urbana). A cidade dista cerca de 109 km da capital Lisboa, situando-se entre três, Caldas da Rainha, Marinha Grande e Leiria.
É sede de um município com 417,05 km² de área e 56 794 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós, Santarém e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste envolve por completo a Nazaré e tem dois troços de costa no Oceano Atlântico.
É banhada pelos rios Alcoa e Baça, nomes de cuja aglutinação a tradição faz derivar o seu nome -- o que está longe de ser consensual.

sexta-feira, abril 20, 2007

Corrida ao négocio do Aborto


«Todos somos contra o aborto, só não queremos que as mulheres que o praticam sejam penalizadas». Quantas vezes não ouvimos da boca de partidários do “sim” no referendo de Fevereiro este tipo de afirmações? Ou, também, a ideia de que o aborto não seria liberalizado nem banalizado, que o número de abortos não iria aumentar, que passaria a vigorar um sistema de aconselhamento tendente a evitar esse aumento de uma forma alternativa em relação à penalização e até mais eficaz do que esta? Recordo-me muito bem de ter ouvido esta ideia em debates em que participei a vários dos meus interlocutores partidários do “sim”. Continuo a acreditar na sinceridade e na boa fé desses meus interlocutores. Mas estranho que estas ideias tenham deixado de se ouvir a partir do dia seguinte ao do referendo (é verdade que anda as ouvi na própria noite de 11 de Fevereiro, pouco depois de serem conhecidos os resultados) ou não tenham sido ouvidas durante a discussão da lei entretanto aprovada pela Assembleia da República.

Essa lei, deliberadamente, não fala em “aconselhamento”, mas em “acompanhamento”, com o propósito claro de afastar qualquer ideia de dissuadir ou desaconselhar a prática do aborto (o que não deixaria de respeitar a vontade livre da mulher, respeito que os resultados do referendo impõem). Tal como se rejeitou qualquer propósito de «encorajar a continuação da gravidez» (expressão decalcada da lei alemã, lei muitas vezes mencionada na campanha, designadamente pela Drª Maria de Belém Roseira e pelo Engº José Sócrates), através do apoio à busca de alternativas ao aborto. Os médicos objectores de consciência não poderão participar na consulta prévia e no referido “acompanhamento” (não vão eles incorrer na “perigosa” e “subversiva” prática de algum tipo de aconselhamento de alternativas ao aborto!). O “acompanhamento” ocorrerá no âmbito de clínicas lucrativas, obviamente pouco interessadas em limitar a prática do aborto, que é a fonte do seu lucro. Um projecto de proibição da publicidade que incite à prática do aborto, apresentada pelas deputadas Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda, semelhante ao de projectos anteriormente apresentados pelo próprio Partido Socialista, foi rejeitado liminarmente.

O que vemos como efeito imediato do referendo não é aquilo que diziam muito dos partidários do “sim”. Não é, obviamente, o fim da prisão de mulheres pela prática do aborto. É antes aquilo a que se referia um título de primeira página de alguns dias depois de 11 de Fevereiro: «Corrida ao Negócio do Aborto». Este título exprime bem o que se está a passar, com consequências que muitos partidários do “sim” diziam rejeitar (continuo a pensar em vários dos meus interlocutores nos debates da campanha). E há uma consequência desta “corrida” que não pode passar despercebida.

Anuncia-se que há clínicas que vão abrir ainda antes da regulamentação e entrada em vigor da nova lei, que torna o aborto livre apenas nas primeiras dez semanas de gravidez. Diz-se que tais clínicas poderão começar a funcionar ao abrigo da lei vigente. Tudo indica, por isso, que será seguido o modelo espanhol. Em Espanha, cerca de 97% dos abortos legais são realizados ao abrigo da “indicação” do “perigo para a saúde psíquica da mulher”. Trata-se de uma interpretação distorcida e fraudulenta da lei, pois não é, obviamente, o simples facto de a gravidez não ser desejada que atenta contra a saúde psíquica da mulher. De acordo com o parecer a seu tempo publicado pelo Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, são muito raras as situações em que a gravidez pode representar um perigo para a saúde psíquica da mulher (ou, como refere a lei vigente, de “grave e duradoura lesão para a saúde psíquica da mulher grávida”). Sendo tão raras tais situações, só uma interpretação ilegítima desses conceitos (como a que se faz em Espanha) poderá tornar lucrativa a actividade dessas clínicas e justificar os investimentos por elas realizados.

Poderá dizer-se que esta interpretação distorcida e ilegítima da lei vigente não tem consequências de maior, pois em breve passará a vigorar a lei que liberaliza o aborto praticado nas primeiras dez semanas de gravidez. Mas não é assim. O recurso à indicação da “saúde psíquica da mulher” passará, muito provavelmente, a verificar-se em relação a abortos praticados para além das dez semanas de gravidez (a lei portuguesa vigente, como a lei espanhola, não fixa prazos quando este é «o único meio de remover perigo de grave e irreversível lesão para a saúde psíquica da mulher grávida»). É isso mesmo que ocorre actualmente em Espanha, que se tornou uma meta do chamado “turismo abortivo”, onde se deslocam pessoas de vários países da Europa para praticar abortos (sempre com o pretexto da “saúde psíquica da mulher”) em fases de gestação mais avançadas, que não seriam permitidos pelas leis vigentes nesses países, já de si bastante permissivas.
Não é verdade que também se ouviu durante a campanha que a lei proposta era moderada, porque se limitava a tornar livre o aborto nas primeiras dez semanas de gravidez, quando outros países fixam prazos mais dilatados? Por esta via, lá se vai, mais uma vez, a “moderação” da lei!

È para estas consequências que importa alertar quando se autoriza a abertura de clínicas votadas à prática do aborto ainda antes da entrada em vigor da nova lei. São consequências que a própria lei deveria acautelar. Se nada for feito nesse sentido, nos textos legais ou regulamentares, ou no controlo da sua aplicação, há que, pelo menos, denunciar abertamente a situação. Para que não se continue a atirar poeira para os olhos de muitas pessoas bem intencionadas, partidárias do “sim” ou do “não”, para que caiam definitivamente as máscaras e para que não continue a dizer-se que «somos todos contra o aborto».

Pedro Vaz Patto

quinta-feira, abril 19, 2007

O que me faz correr ?


Hoje em conversa com uma pessoa ela peguntou-me : " Tú estas envolvido numa serie de coisas, luta anti- aborto, vida politica-partidaria, rádio católica, artigos de jornais, estudos religiosos,apoio a pobreza e tantas coisas..... o que te faz correr Cláudio Anaia ?"

Respondi : O que me faz correr é ter Jesus Cristo no meu coração e acreditar que trabalhando no terreno consigueremos todos juntos acabar com injustiças e ajudar os mais pobres.

E nesta resposta simples disse tudo o que sou e é prioritário na minha vida.

quarta-feira, abril 18, 2007

Que Frutos ? (50 000 visitas)


Este Blog atingiu as mais de 50 000 visitas. Para mim é cada vez mais uma responsabilidade.

Para comenorar este número convidei para escrever neste espaço, um homem que não precisa de apresentações . Dr. Vaz Patto.

Uma autêntica referencia , o Dr. Vaz Patto é juiz e destaca-se na sociedade portuguesa como um grande humanista.

Fico muito agradecido de coração pelas suas palavras que com honra publico neste blog.


QUE FRUTOS?

A realidade dos blogues e da blogosfera suscita-me alguma reflexões.
Ousaria dizer que esta é uma realidade providencial que, como outras, se torna um precioso instrumento de comunicação que pode contribuir, em muito, para a unidade entre as pessoas e os povos. Uma comunicação que está ao alcance de quase todos: não é preciso ser um conceituado “formador de opinião” ou um especialista em determinada área, para a ela ter acesso. Quantas pessoas não gostariam de ver as suas ideias chegar a muitas outras através da imprensa e não conseguem vê-las aí publicadas por vários motivos (às vezes compreensíveis, outras vezes nem por isso)?. Não há este tipo de barreiras no âmbito da blogosfera. E a comunicação é, pois, neste âmbito, mais “democrática”, acessível e imediata.

Mas também tenho que lamentar o facto de, com alguma frequência, não ser dado a este tão preciso instrumento o uso mais correcto. Por vezes a coberto do anonimato, difunde-se uma maledicência nada construtiva. Muitas ocasiões de verdadeira comunicação se desperdiçam por detrás de uma verborreia superficial e efémera.

Que um blogue atinja o número de cinquenta mil visitas faz-nos pensar: que frutos poderão ter sido colhidos destas cinquenta mil visitas? Terão ajudado os visitantes a crescer?

Depois de ter consultado, com alguma regularidade, o blogue Relances, acho que devemos rejubilar com esse número. Certamente que cada uma dessas visitas não encontrou maledicência ou superficialidade, encontrou, antes, a doação e partilha da alma de quem escreve, uma atenção aos mais fracos e esquecidos que poucas vezes se encontra noutros locais e um olhar evangélico de amor e esperança sobre a actualidade.
Aqui ficam, pois, as minhas felicitações ao Cláudio Anaia, com votos de que as visitas se multipliquem cada vez mais. As minhas, pelo menos, vão multiplicar-se.

Pedro Vaz Patto

segunda-feira, abril 16, 2007

Lusofonias VI



Hoje vamos até terras de S. Tomé e Principe para recordar um artista ja felecido, mas ainda hoje muito recordado e querido pelo o Povo de S. Tomé : Camilo Domingos

sexta-feira, abril 13, 2007

Apenas uma mensagem de boas intenções?


Decidiu o Senhor Presidente da República promulgar a Lei 19/X, enviando uma mensagem à Assembleia da República.

Vimos declarar o seguinte:

A lei emanada da Assembleia da República em consequência do referendo ao aborto no passado dia 11 de Fevereiro defrauda todos os portugueses, os que votaram e os que o não fizeram: aqueles que se abstiveram e que, por qualquer razão, se coibiram da pronúncia sobre a alteração da lei do aborto; aqueles que votaram NÃO, mas sobretudo os que optaram pelo voto SIM, confiantes numa lei equilibrada, que salvaguardasse alguns dos valores civilizacionais que geraram consenso durante a campanha eleitoral, como sejam o direito à vida do bebé por nascer e o acompanhamento das mulheres, nomeadamente a apresentação de alternativas, decorrentes da certeza de que é sempre preferível para todos os intervenientes o apoio e a ajuda para que a mulher possa levar a sua gravidez por diante.

Na mensagem enviada à A.R., sublinha todas as razões da campanha cívica do NÃO: não obstante os condicionalismos políticos no resultado referendário, como sejam a elevada abstenção e o facto de que apenas 25% dos portugueses se pronunciaram claramente pela alteração da lei, não podem os titulares do poder regulamentar olvidar que:
a) Há diversos interesses a ter em conta no processo que agora se avizinha, sendo o PR muito claro quanto à necessidade de informação abrangente para poder a mulher proceder ao "consentimento informado" – visionamento de ecografia, informação sobre os métodos abortivos e as consequências reais do aborto na sua saúde física e psíquica.

b) O papel do profissionais de saúde, nomeadamente dos médicos, para que não sejam excluídos da decisão, podendo ser agentes fundamentais da dissuasão da dramática decisão pelo aborto; frisa ainda a incongruência da decisão legislativa quanto à exclusão dos objectores de consciência, que deverão de facto ter um papel preponderante nas unidades de saúde que pratiquem abortos.
c) As políticas de natalidade e de apoio à maternidade são agora, mais que nunca, uma urgência na nossa sociedade, para que a vida intra-uterina possa ver o baluarte do direito à vida como uma realidade e não como letra morta. Relembramos a Petição Mais Vida Mais Família com cerca de 217 mil subscritores que jaz no Parlamento desde Março de 2004.
Não deixamos porém de criticar a decisão do Presidente da República: é lamentável que a democracia deva deixar-se esmagar por manobras ideológicas, deixando a pouco e pouco que se eliminem diante dos nossos olhos os valores fundamentais que foram e são bandeira da génese da própria sociedade democrática.
Esta decisiva mensagem poderá ser também ela letra morta no quadro legislativo, sem qualquer obrigação vinculativa.

Face à magnitude dos problemas levantados pelo PR não basta apenas enviar uma mensagem de boas intenções que, na prática, não tem qualquer eficácia prática.
Esta lei é má, é uma falsa solução para os problemas que, como sempre dissemos, persistirão: o aborto deve ser combatido nas suas causas porque, como diz o Senhor Presidente da República, "é um mal social a prevenir" e não a proclamar!
Cá estaremos, mais uma vez, quando virmos acontecer em Portugal o que por toda a Europa se tem tornado nítido: o aumento do número de abortos, as vidas das nossas mulheres feridas pela chaga do aborto e um Portugal sem filhos.

Juntos Pela Vida

terça-feira, abril 10, 2007

As Príncipais 4 Basílicas de Roma







Neste último dia por Roma, aqui deixo as fotos das príncipais 4 Basilicas de Roma que ja tive a oportunidade de visitar e conhecer.
- Basilica de S. Pedro; Basilica de São João Letrão; Basilica de São Paulo e Basilica de Santa Maria Maior (ordem das fotos ) .

segunda-feira, abril 09, 2007

Lusofonias V




MC Roger é um auténtico sucesso por terras de Moçambiqe.

É tambem apresentador do programa de televisão "Músicas d'África".

Até agora lançou 10 álbuns e 10 vídeos. O último álbum tem o título de "Moçambique no Coração". O seu mais recente single chama-se "Patrão é Patrão" (video em cima) gravado em colaboração com Ziqo. Já foi realizado um vídeo deste single, gravado em Moçambique e na África do Sul.

domingo, abril 08, 2007

Páscoa

Hoje foi mais um dia bonito na história da minha vida.

Assisti a missa de Domingo de Páscoa no Vaticano na presença do Papa Bento XVI numa cerimonia muito bonita e de grande meditação.

Jesus Resuscitou !!

sexta-feira, abril 06, 2007

Via- Sacra no Coliseu em Roma



Participei no Coliseu, na Via- Sacra numa cerimónia presidida pelo Papa Bento XVI.

Grandes momentos de meditação e reflexão na Paixão do Senhor.

Deixo aqui mais um video, hoje sobre a morte e ressureição de Cristo

quinta-feira, abril 05, 2007

Roma e os seus encantos ....






Roma e seus encantos.
Comeco pela Basilica de S. Pedro, espaço de encantos mil.
Pago 11 Euros e ja estou dentro do coliseu de Roma com varias memórias gravadas pelos filmes da adolescência.
Em seguida no Forum Romano para perceber mais história desta cidade eterna.


quarta-feira, abril 04, 2007

Roma








Gosto mesmo desta cidade.
Comecei pela manhà por ir visitar os meus amigos da edição Portuguesa do Jornal Oficial do Vaticano L'Osservatore Romano.
Logo ali ao lado da redacção, na Praça S Pedro estava a haver o encontro do Papa Bento XVI com os peregrinos, onde estive durante algum tempo.
Fui ate a Fonte de Trevi onde almocei alguns pedaços variados de Pizza optimos.
Passeios e mais passeios e acabei no Panteão a comer um excelente gelado.

terça-feira, abril 03, 2007

Cheguei a Roma !!



Cá estou de volta a cidade eterna . A bela Roma.

Uma semana no Vaticano para as celebrações da Semana Santa na caminhada até a Páscoa.

Roma é a cidade capital da Itália e sede da comuna e da província com o mesmo nome, na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino, e Celio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada a cerca de 753 a.C. (data convencionada) por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são actualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se no centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana, Império Romano) e, mais tarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana.

No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu em Itália.

A área metropolitana tem cerca de 2.546.804 habitantes (2001), e estende-se por uma área de 1.285 km2, tendo uma densidade populacional de 1.981 hab/km2, o que a torna na maior cidade da Itália e também na capital europeia de maiores dimensões. O presidente da câmara (Sindaco) em 2006 é Walter Veltroni.

O texto sobre Roma foi retirado da Wikipedia

segunda-feira, abril 02, 2007

LusoFonias IV




Hoje trago a este espaço a Cerimonia de Abertura dos 1ºJogos da Lusofonia que se realizou o ano passado em Macau.

Um conjunto de ritmos e cores a não perder