Relance 16
Mais um convidado...
O Luis Fataca foi um colega de alguns anos atrás no ensino secundário.
Fiquei sem o ver muito e muito tempo.
Sensivelmente há pouco mais de um ano encontrei- o nas ainda longas viagens de barco Barreiro - Lisboa . Trocámos ideias, opiniões . Descobri que ele era budista, motivo para longas e simpáticas conversas. Eu cristão, ele budista.
Ontem, falámos um pouco e surgiu a hipótese de aqui deixar um pequeno testemunho a partir de uma frase. Então aqui fica :
Sentimento
Não é de “tête-à-tête”, nem de corpo a corpo, é de coração a coração que temos necessidade. (Teilhard de Chardin)
É óbvio que há um défice de emoções sadias na nossa sociedade. Trabalha-se pouco as emoções, ficando estas num estado primitivo por falta de desenvolvimento. Quando assim é as emoções tornam-se agressivas, pois é esta a única forma que elas têm para se expressar. Neste sentido disse Bertold Brecht: “Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem”. Sendo que o rio representa o caudal de emoções e as margens que o comprimem a falta de trabalho sobre as emoções, o resultado é a violência. Exemplos deste não trabalhar as emoções na nossa sociedade? Entre tantos exemplos, o comportamento dos condutores de automóveis na estrada, o teor da programação televisiva, as revistas de fofoca e por aí fora.
A forma como se está a formar os miúdos não augura boas perspectivas. A revista Visão publicou (9 de Out.)uma entrevista com Carlos Neto, catedrático da Faculdade de Motricidade Humana, em que ele diz que “as crianças na sua maioria não têm contacto com a natureza”, que estão muito sedentárias e que o resultado disso é o subdesenvolvimento “motor, emocional e social “, que “serão menos participativas nas questões de cidadania, mais egocêntricas, mais tímidas, mais reservadas”.
Obviamente a questão das emoções remete para o desenvolvimento, para a maturidade do indivíduo, e é uma questão vastíssima. Esperemos que os participantes deste blogue contribuem para o desenvolvimento deste tema .