segunda-feira, setembro 04, 2023

Museus passam a ser gratuitos aos domingos e feriados — durante todo o dia

 


As manhãs de domingos e feriados tornaram-se em momentos de romaria até aos museus, palácios e monumentos sob gestão do Estado. O motivo? A entrada gratuita que pretende garantir que todos os portugueses, independentemente das suas posses financeiras, podem ter acesso à cultura.

 O  alargamento destes janelas horárias gratuitas que tinham como limite as 14 horas. Desde o dia  1 de setembro, as entradas nestes espaços passam a ser gratuitas durante todo o dia, aos domingo e feriados.

Esta gratuitidade estará apenas garantida a cidadãos residentes em Portugal, refere a alteração ao regulamento. A mudança prende-se com o “crescimento da atividade turística, em função da qual se diversificou a oferta cultural nos últimos anos, quer da introdução do canal de venda online, com a aquisição, em 2021, do novo sistema de bilhética”.

A entrada gratuita é ainda alargada a todos os dias, e não apenas a domingos e feriados, para uma série de grupos: menores de 12 anos; investigadores; profissionais da área da museologia e património em exercícios de funções; professores e alunos do ensino superior.