O anticiclone Cerberus vai fazer com que as temperaturas ultrapassem os 40ºC em grande parte da Itália e podem ser quebrados os recordes de 2021. No ano passado mais de 60 mil pessoas morreram devido às ondas de calor e as autoridades alertam que este ano pode ser pior.
Nas últimas semanas têm sido registadas algumas das temperaturas mais altas de sempre no planeta Terra, mas a situação não está a melhorar. A Agência Espacial Europeia (ESA) recorre a imagens de satélite e animações para mostrar que Itália, Espanha, França, Alemanha e Polónia estão a enfrentar uma onda de calor, com temperaturas que devem subir para 48°C nas ilhas da Sicília e da Sardenha, e que são potencialmente as temperaturas mais elevadas já registadas na Europa.
Uma animação que usa dados dados do instrumento radiómetro da missão Copernicus Sentinel-3 e mostra a temperatura da superfície terrestre em Itália entre os dias 9 e 10 de julho. Em algumas cidades a superfície ultrapassou os 45°C, incluindo Roma, Nápoles, Taranto e Foggia. Ao longo das encostas leste do Monte Etna, na Sicília, muitas temperaturas foram registadas acima de 50°C.
Veja a noticia completa AQUI