sexta-feira, maio 10, 2013
Papa Francisco: quem está sempre a lamentar-se não pode ser «bom cristão»
O papa afirmou que quem segue Cristo «é sempre alegre e nunca triste», mesmo quando passa por «tribulações», e acrescentou que quem «continuamente se lamenta» deixa de ser «um bom cristão».
«Ser paciente: esse é o caminho que Jesus também nos ensina a nós, cristãos. Ser paciente... Isto não quer dizer ser triste. Não, não, é outra coisa. Quer dizer suportar, levar sobre as costas o peso das dificuldades, o peso das contradições, o peso das tribulações», acentuou na missa a que presidiu no Vaticano, refere o portal de notícias da Santa Sé.
Essa perseverança exige «maturidade cristã», que não se obtém «de um dia para o outro» mas, «como o bom vinho», requer «toda a vida».
Francisco recordou que muitos mártires foram alegres, como por exemplo os de Nagasaki, no Japão, ajudando-se mutuamente enquanto esperavam «o momento da morte».
De alguns mártires, termo que quer dizer “testemunhas”, dizia-se que «iam para o martírio» como a uma boda, frisou o papa, salientando que esta atitude não é «masoquista» mas que conduz «à estrada de Jesus».
«Quando surgem as dificuldades chegam também muitas tentações. Por exemplo, a lamentação», declarou, realçando que «o silêncio para suportar a cruz não é triste», embora possa ser «muito doloroso».
A pessoa paciente é, a longo termo, «mais jovem»: «Pensemos naqueles anciãos e anciãs na casa de repouso, naqueles que muito suportaram na vida: olhemos os olhos, olhos jovens, têm um espírito jovem e uma juventude renovada», assinalou.
«Não vos contenteis com uma vida medíocre; caminhai decididamente para a santidade», foi o texto publicado esta manhã através da conta do papa na rede social Twitter.