segunda-feira, fevereiro 04, 2013

"Cinema e nova evangelização"



A cidade espanhola de Barcelona, recebe a 15 e 16 de Fevereiro o congresso internacional “Cinema e Nova Evangelização”.

As conferências devem «lembrar que uma arte aparentemente "frívola" como o cinema é hoje um meio poderoso que pode ser usado para chegar aos corações e às inteligências das pessoas, especialmente para evangelizar através da cultura», salienta o site do congresso.

Dado que é «uma arte acessível a todos, o cinema tem a vantagem - comparado com outros meios culturais (livros, pintura, escultura ou música - de ser compreendido mesmo por quem não possui conhecimento específico», pelo que a Igreja «tem de dar-lhe mais atenção e recursos».

Além de poder inspirar a «conversão das consciências» e de ter uma «função redentora», o cinema pode transmitir «esperança», lê-se na página.

«O famoso cineasta russo Andrey Tarkovsky dizia, assinalando a dimensão artística do cinema, que "a função atribuída à arte não é, como muitas vezes se supõe, propor ideias, transmitir pensamentos ou dar um exemplo. O objectivo da arte é preparar uma pessoa para a morte, de preparar a alma, tornando-a capaz de se converter"», recorda o director do Departamento de Cinema do Arciprestado de Barcelona.

«Este é o poder significativo das imagens e das histórias, os ícones e a música com que o cinema nos faz vibrar. Algo que expressa com profundidade o Papa Bento XVI ao descrever esta experiência: "Quando nos detemos para contemplar, passando de uma simples realidade externa para uma mais profunda, o raio de beleza que nos atinge, que quase nos "fere" no íntimo e nos convida a elevar-nos rumo a Deus"», sublinha Peio Sánchez.

"O repto da nova evangelização", "Três ícones para a nova evangelização", com apresentação e análise de três sequências que se podem tornar significativas para a transmissão da mensagem evangélica, "Gaudí no cinema", a exibição do documentário "Buscando as sete chaves de Antoni Gaudí", a relação do cinema com a família, o diálogo inter-religioso e a educação, e "Cinema para crer" constituem alguns dos temas e eventos previstos para o congresso, que termina com a intervenção do arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach.

«Desejamos que esta proposta seja atractiva para educadores, comunicadores, animadores e catequistas sensíveis às novas tecnologias e que ofereça uma contribuição significativa ao diálogo entre fé e cultura, cinema e evangelização», aponta Peio Sánchez.

Todos os documentos das conferências serão reunidos num volume a enviar às conferências episcopais, refere o site da iniciativa que de julho de 2012 a dezembro de 2013 passa por Roma, Paris, Bruxelas, Barcelona, Oxford, Budapeste, Viena, Los Angeles, Toronto, Nova Iorque e Rio de Janeiro.