sexta-feira, agosto 24, 2012

"Música Entre Amigos" com.... Nuno Faria"




Se fosse vivo, o músico Sergio Mestre faria anos hoje dia 24 de Agosto. Era um músico de Tavira que tocou com os grandes - José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Vitorino, Júlio Pereira, Janita Salomé, mas que com a sua enorme generosidade igualmente impulsionou os músicos mais novos a seguir em frente com os seus projectos.

Tinha esse dom de ensinar a quem se queria iniciar na música, os segredos que lhe permitiam improvisar na flauta transversal ou harmonizar e criar ritmos nos instrumentos de corda, em particular na viola. Foram vários aqueles cuja carreira se iniciou ou cujo percurso sofreu a sua influência - Filipa Pais, João Afonso, Zeca Medeiros, os músicos dos Marenostrum, dos Entre Aspas, dos Íris e muitos outros.
Não guardava nada para si, entregava tudo o que sabia e entregava o enorme amor que o seu coração emanava, à família, aos amigos, à música. 

Apenas guardou consigo as suas composições, que só foram registadas e editadas pelos músicos a ele ligados, numa iniciativa da família e com o apoio de Faro Capital da Cultura 2005.

Aqui fica um excerto da letra da canção Recado Urgente do CD Pauta Inacabada que tão bem define a personalidade fascinante do Sérginho: Qualquer coisa de urgente/que me manda cantar/de uma forma inocente/em tudo o que é lugar(...) Qualquer coisa de urgente/que será meu e teu/numa esperança ardente/de quem todo se deu/qualquer coisa de urgente/que ainda não morreu.