terça-feira, março 27, 2012

Lisboa é a oitava cidade mundial que mais recebe turistas de negócios


A capital recebeu um total de 106 eventos em 2010. Portugal está nos quinze primeiros países com melhor performance neste segmento, com EUA à cabeça.

Portugal é o 15º país a nível mundial com melhor performance no segmento turismo de negócios, segundo o último relatório da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) relativo a 2010. Os EUA, a Alemanha e a Espanha lideram o ‘ranking' de turismo de negócios que em 2010 somou 9.120 eventos, mais 826 do que no ano anterior. Já por cidades, Lisboa posicionou-se, pelo segundo ano consecutivo, na oitava posição, ao receber 106 eventos (98 em 2009). Viena lidera a lista, com 154 eventos, e Hong Kong encerra o ‘ranking' dos melhores 20 destinos do mundo para turismo de negócios, com 82 eventos.

"Lisboa representa cerca de 80% do turismo de negócios em dormidas e receitas a nível nacional e de 35% das receitas do Turismo em Lisboa, revelou a directora executiva do Turismo de Lisboa, Paula Oliveira. Dados confirmados por Cristina Siza Vieira, presidente da direcção executiva da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) que adiantou, citando o barómetro Anual da Travelstor referente a 2011, que "o crescimento médio anual do volume de viagens profissionais organizadas em Portugal rondou os 2,5%". Números que espelham bem o potencial desta área de negócio, num sector que representa 10% da riqueza que o País produz anualmente.

A capital é a montra do país no segmento, mas Cristina Siza Vieira refere que "o Algarve, a Madeira e o Porto são outros destinos que merecem preferência". O Porto tem tido mesmo uma procura crescente e ocupava a 39ª posição no ‘ranking' da ICCA em 2010, um salto de 17 lugares desde 2008. A responsável frisou ainda que os meses mais solicitados para negócios são Maio, Junho, Setembro e Outubro".

De salientar que o turismo de negócios "é o tipo de turismo que mais cresceu tendo contribuído significativamente para o desempenho económico da hotelaria, da aviação comercial e dos próprios operadores turísticos", afirmou José Pinto Coelho, presidente da Confederação do Turismo Português (CTP). Ao contrário do turismo de lazer, as viagens de negócios realizam-se em qualquer altura do ano. "É uma área de extrema importância e que envolve um número indeterminado de serviços, das viagens, ao alojamento, a actividades associadas ao lazer, etc", frisou.

Portugal está bem posicionado, mas ainda há muito fazer. É com essa consciência que a CTP está a trabalhar com o Turismo de Portugal e a Secretaria de Estado do Turismo. "Queremos ver melhorada a nossa eficiência na promoção deste segmento", disse José Pinto Coelho, que adiantou que um dos objectivos é "garantir que os recursos financeiros disponíveis, pela sua escassez actual, sejam aplicados da forma mais eficiente, sob o ponto de vista económico, assegurando o maior retorno possível aos empresários turísticos e à economia".

1,7 milhões de euros para promover o turismo de negócios
A relevância deste segmento de negócio é reconhecida pelos empresários do sector e pelos organismos públicos, como é o caso do Turismo de Portugal, que além de contar com um programa específico para a promoção do Turismo de Negócios, já anunciou a afectação de uma verba de 1,7 milhões de euros para a promoção desta área de negócio para este ano.

A crise tem afectado todos os segmentos e o sector do turismo em geral, não é excepção. Porém, o turismo de negócios em particular registou um bom desempenho, muito por força de um evento que Lisboa recebeu em 2011, organizado pela Associação Europeia para o Estudo da Diabetes. Este foi um dos maiores alguma vez realizado em Portugal e que trouxe ao País cerca de 18 mil congressistas e que levou à ocupação dos quatro pavilhões da FIL, e do Pavilhão Atlântico. Este é considerado um grande evento, mas a capital recebe também eventos de pequena e média dimensão e tem uma vasta oferta. A diversidade de equipamentos é muita e permite a realização de eventos corporate ou associativos.

"Em 2011, a capital recebeu mais dez eventos e 21 mil participantes do que em 2010", disse Paula Oliveira que adiantou que o Turismo de Lisboa tem planos de promoção que "contemplam acções promocionais especializadas como Sales blitz, ‘press trips', uma acção de superincentivo que reúne ‘buyers' de vários mercados, ‘fam trips' e ‘workshops' no destino e ainda a participação em certames especializados".

A responsável adiantou que o Plano estratégico 2011 - 2014 estabelece como prioridade novos mercados estratégicos - Espanha e Brasil - e a continuação da promoção e captação nos mercados tradicionais.