terça-feira, março 10, 2009

TVI - Discurso directo

Tema do dia : Angola como país de oportunidades
Dr.Lurdes Felix, agradeço que reze por mim, mas olhe que aquilo que eu falei não é pecado é a verdade.
Como sabemos teremos por estes dias a visita do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

E a TVI 24 levou hoje a discussão o tema: “Angola como Pais de oportunidades”.

Achei curioso, e tendo em consideração que cresci no meio de muitos africanos, onde juntos fizemos várias iniciativas contra o Racismo e outros, mostrei vontade em colaborar no dito programa.

No estúdio estava além do jornalista que conduz o programa, Pedro Carvalhas, um outro jornalista da TVI e uma senhora que representava, penso eu, uma associação angolana de nome Lurdes Félix que disse já ter sido jornalista.

Entrei em directo no programa, e falei. Disse que admirava o povo africano a sua coragem e alegria. Testemunhei um pouco sobre o meu trabalho nas favelas do Brasil e deixei um grito de alerta partilhado por um amigo missionário em Angola“ os ricos estão cada vez mais ricos e não esqueçam os pobres”. Disse ainda “Angola não e democrática porque prende jornalistas da oposição” entre outros.

Para meu espanto, a dita Sra. Lurdes vira-se contra a minha intervenção e afirma: “este jovem religioso que agora falou não sabe nada de nada, rezo a Deus e peço perdão por dizer este tipo de coisas ……”

Na verdade fiquei de boca aberta e deu-me logo vontade de ligar novamente.

Mas não o fiz, porque logo em seguida vejo o jornalista da TVI convidado a a dar- me razão, apesar de não falar em mim em concreto, quando disse : “A maioria dos angolanos vive na miséria, que a taxa de mortalidade infantil é de 183/1000 e a esperança média de vida é de 38 anos.
Logo em seguida foi lido um e-mail de um ouvinte que denunciava que “em Angola não existe cuidados básicos mínimos…. “ e a falou das grandes dificuldades do povo.

Prontos, mas a Sra. Lurdes Félix durante o programa acabou por dizer que era militante do MPLA, que é só o partido que José Eduardo dos Santos é o líder.

Termino, dizendo que agradeço a dita senhora que reze por mim, mas olhe que aquilo que eu disse não é pecado, é a verdade. E já agora ao contrário daquilo que disse (defendeu ate exaustão a criação de grupos de elites e ricos), Jesus Cristo no Envangelho está do lado dos pobres.