quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Banco Farmacêutico recolhe 4.500 medicamentos



Primeira Jornada de Recolha de Medicamentos em Portugal do Banco Farmacêutico beneficiará cerca de 27 mil doentes.Cerca de cinco mil medicamentos e produtos de saúde foram doados entre as 9h00 e as 13h00 do passado dia 14, nas 60 farmácias, de Setúbal e Lisboa que aderiram à primeira Jornada de Recolha de Medicamentos, uma iniciativa organizada pelo Banco Farmacêutico, associação sem fins lucrativos.

A acção, que tem por objectivo apelar aos donativos da sociedade civil para responder às necessidades da população mais carenciada, contou com a adesão de 60 a 70% do público-alvo, ultrapassando largamente as expectativas iniciais.Os medicamentos recolhidos, cuja entrega foi realizada no próprio dia da acção, vão beneficiar cerca de 27 mil doentes de 34 instituições de solidariedade social.

Sesimbra, Almada, Seixal e Loures foram os concelhos onde se registou maior participação de utentes.«A primeira edição da Jornada superou as nossas expectativas. É com muita satisfação que constatamos a grande receptividade que esta iniciativa despoletou na comunidade, possível, em grande parte, graças ao apoio das farmácias, dos voluntários e de todos os nossos parceiros.
Os resultados alcançados reflectem o espirito de solidariedade social, partilha e disponibilidade para o voluntariado que norteia este projecto. Através desta iniciativa esperamos ser uma ajuda a que as Instituições de Solidariedade Social possam proporcionar melhores cuidados de saúde e, por isso, melhor qualidade de vida à população mais carenciada», explica Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico.

A primeira Jornada de Recolha de Medicamentos decorreu em ambiente experimental e, por isso, num âmbito geográfico mais restrito. O objectivo é dar continuidade à iniciativa, e alargar o projecto a outras regiões do país, já no próximo ano.

O Banco Farmacêutico nasceu em Milão como associação sem fins lucrativos, de uma colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia. A primeira Jornada de Recolha de Medicamentos decorreu em Dezembro de 2000, e teve lugar apenas na província de Milão. Desde então, a Jornada realiza-se todos os anos no segundo Sábado do mês de Fevereiro. Actualmente, abrange cerca de 2.700 farmácias e já beneficia cerca de 300 mil pessoas desfavorecidas. A iniciativa existe também em Espanha, desde 2007. Em Portugal conta com o apoio da Associação Nacional de Farmácias.

in Sapo saúde