«Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias» (Lc 1, 52-53).
" A exortação apostólica‘Dilexi Te’, de Leão XIV, destaca a importância da Doutrina Social da Igreja, que acompanhou as mudanças sociais e económicas dos últimos dois séculos, e reforça o papel central dos pobres como protagonistas da mudança.
“A acelerada transformação tecnológica e social dos últimos dois séculos, cheia de trágicas contradições, não foi apenas sofrida pelos pobres, mas também por eles enfrentada e pensada. Os movimentos de trabalhadores, mulheres e jovens, assim como a luta contra a discriminação racial levaram a uma nova consciência da dignidade daqueles que estão à margem”, escreve o Papa, no primeiro documento do género neste pontificado, divulgado hoje pelo Vaticano.
O título ‘Dilexi Te’ (Eu amei-te, em português) é retirado de uma passagem do último livro da Bíblia, o Apocalipse (Ap 3, 9). Francisco estava a preparar esta exortação apostólica, antes da sua morte (21 de abril), um projeto agora assumido e publicado por Leão XIV.
“É preciso reconhecer novamente que a realidade se vê melhor a partir das periferias e que os pobres são sujeitos de uma inteligência específica, indispensável à Igreja e à humanidade”, indica o Papa, nascido nos EUA e antigo missionário no Peru." in agência ecclesia
Veja a exortação completa AQUI