sexta-feira, agosto 30, 2024

Coreia do Sul testa semana de 4 dias de trabalho para casais poderem namorar

 

A Coreia do Sul tomou uma iniciativa pra lá de curiosa para que namorados passem mais tempo juntos: o país vai testar a semana de 4 dias de trabalho.

A medida vai começar na província de Gyeonggi e mais de 50 organizações, públicas e privadas, aderiram ao movimento. E o melhor, isso tudo vai ocorrer sem cortes no salário dos trabalhadores.

É que o país enfrenta um problema sério: o declínio das taxas de fertilidade. Com a mudança, o governo espera conseguir melhorar a produtividade, diminuir o estresse sobre a população, fazer com que casais passem mais tempo juntinhos para garantir mais nascimentos de bebês.

A Coreia do Sul tem uma cultura de trabalho muito severa. Em alguns locais, as jornadas podem exceder 52 horas por semana.

Lá, as mulheres enfrentam uma imensa pressão na rotina produtiva. Por esse motivo, muitas desistiram de constituir família para ter uma carreira bem sucedida.

Essa cultura provocou baixo índice na taxa de fertilidade, aumentou o estresse e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.