terça-feira, janeiro 02, 2024

“As Causas do Atraso Português” o novo livro de Nuno Palma

 

Lançado recentemente esta é uma obra que destrói os principais "equivocos" da História da economia portuguesa onde o economista afirma que o atraso era evitável fazendo “uma verdadeira máquina de triturar mitos, um fact-checking à História oficial de Portugal que há muito precisávamos”.

“Este não é um livro convencional sobre a História de Portugal, mas também não é um livro com objetivos políticos. Não existe qualquer agenda ou objetivos políticos. Sei que isso é incomum em Portugal, e para alguns será até difícil de entender ou de acreditar. É, sim, um livro de divulgação com implicações para o presente, que pode ajudar a refletir sobre a situação em que Portugal hoje se encontra."

 Certas narrativas da História de Portugal repetem-se ao longo dos séculos, como um disco riscado. São séculos de mitos sobre diferentes épocas, distorções que têm mais em comum do que se possa pensar", escreve Nuno Palma, que considera, que há mais de dois séculos que os sucessivos regimes fogem às suas responsabilidades, atirando-as sobre qualquer bode expiatório – normalmente o regime anterior.

 Veja a noticia completa aqui; https://audiencia.pt/as-causas-do-atraso-portugues-o-novo-livro-de-nuno-palma/