terça-feira, janeiro 19, 2021

Mathilde Calderini - Carmen Fantasy - Bizet/Borne

 

Mathilde Calderini, jovem talentosa flautista, fvenveu vários concursos: Primeiro Prémio do prestigiado Concurso Internacional de Flauta Kobe no Japão, Primeiro Prémio do Concurso Buffet Crampon, Prémio Melhor Esperança Jovem do Concurso Internacional de Flauta Maxence Larrieu, também se chama Revelation Adami Classic do ano 2012. 

Mathilde Calderini estudou flauta com Claude Lefebvre no CRR em Paris, depois com Sophie Cherrier e Vincent Lucas no CNSM em Paris. Aperfeiçoou-se na Royal Academy of Music de Londres com William Bennett e Samuel Coles. 

Foi sob a orientação de Paul Meyer e Eric Lesage que Mathilde Calderini desenvolveu a sua paixão pela música de câmara. É membro do Ensemble Ouranos, um quinteto de sopros de geometria variável, atualmente residente na Fundação Singer-Polignac, e que ganhou o Primeiro Prémio e Prémio do Público no Concurso Internacional de Música de Câmara de Lyon. Nascida na França, Mathilde fez carreira na Europa e na Ásia. 

Tem uma carreira a solo em França com a Orquestra Nacional de França, a Orchester des Pays de Savoie, o Ensemble Nouvelles Portées, a Secession Orchestra, mas também na Alemanha com a Radio Orchestra de Stuttgart, na Turquia com a Bursa State Symphony Orchestra, e na Ásia, com o Tokyo Ensemble, a Hyogo Performing Arts Orchestra de Osaka, a Kobe City Chamber Orchestra e esteve em digressão na Coreia com a Bucheon Philharmonic Orchestra, o MusicaVitae ensemble na Suécia sob o direção de Wolfgang Schröder. Mathilde também se apresenta em recital e música de câmara, nomeadamente no Festival Radio France em Montpellier, no Mozarteum em Salzburg, no Folle Journée de Nantes, no Musique à l'Empéri, no Festival de Deauville, no Festival Menton, no Festival de Besançon no Festival de Páscoa de Aix-en-Provence, Flâneries Musicales de Reims, Rencontres Musicales de Calenzana, Festival Clássico de Guéthary. Apresentou-se já ao lado de Renaud Capuçon, Nicolas Angelich, Paul Meyer, Edgar Moreau, Aurèle Marthan, Guillaume Bellom, Sylvain Blassel, Agnès Clément, Denis Pascal, Marie Chilemme, entre outros. Em fevereiro de 2020, Mathilde foi nomeada Flauta Solo da Orchester Philharmonique de Radio France. Mathilde Calderini é apoiada pela bolsa Prix des Neiges Vocation e pela bolsa Clos Vougeot.