terça-feira, agosto 06, 2019

Quem te conhece melhor: Deus ou o Facebook?




A conectividade gratuita tem um preço. Actualmente, as grandes companhias de informação, como a Google, Facebook, Amazon, etc., sabem mais sobre nós do que nós sabemos sobre nós próprios. Eu pensava que apenas a Deus atribuía esta característica.

O documentário recente produzido pela Netflix, ”Nada é Privado”, leva-nos a pensar no relacionamento que temos com a tecnologia e como essa afecta o nosso comportamento. Ainda que te consideres ser parte do grupo de pessoas que não se deixa influenciar pelos anúncios e conteúdos que gratuitamente são oferecidos no Facebook, há uma parte significativa de pessoas que se deixa influenciar. E como vivemos numa sociedade democrática, o modo como o comportamento de uma parte das pessoas é influenciado pode afectar o modo como é narrada a nossa história. Não é preciso mais do que 0.1% para que um partido ganhe. Para a população Portuguesa de cerca de 10 milhões, isso significa apenas 10000 pessoas. Não é muito. Se uma empresa (spoiler) como a Cambridge Analytica, ou um grupo extremista com recursos económicos (como no caso da Rússia), consegue “orientar” as intenções de voto de um país como os Estados Unidos, será que isto põe em causa a democracia?

 Ninguém quer saber. Por que razão haveria de abdicar de partilhar as minhas alegrias e tristezas com os meus amigos do Facebook, prescindir da dopamina que recebo com Likes, ou prescindir das buscas que faço no Google que me mostram cada vez mais e melhor o que procuro naquele momento? Não faz sentido e tudo parece apenas uma teoria da conspiração para animar o nosso dia. Será?

Veja o artigo completo AQUI