sexta-feira, agosto 31, 2018

Conferências episcopais do mundo manifestam apoio ao Papa


Várias Conferências episcopais do mundo escrevem ao Papa assegurando seu apoio, em comunhão com o compromisso do magistério de Francisco no combate aos abusos. ( na foto Cardeal Daniel DiNardo)
PHOTO
Comunhão, colegialidade, apoio, fidelidade, proximidade, colaboração: são os termos mais presentes nas cartas abertas que as Conferências episcopais do mundo enviaram e estão enviando nestas horas ao Papa Francisco. As missivas têm lugar após a publicação do documento do arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio apostólico nos EUA, que acusa o Santo Padre e alguns purpurados de ter acobertado o caso do cardeal Theodore McCarrick. Acusado de abusos contra menores, em 27 de julho o Papa aceitou a renúncia do purpurado ao título de cardeal e dispôs a suspensão do mesmo de qualquer ministério público.

Apreço pela atuação do Papa

Os episcopados expressam sua proximidade ao Papa: os bispos do Peru, por exemplo, ressaltam seu “fraterno e episcopal apoio à lúcida, corajosa e firme modalidade” que o Papa tem “de conduzir a barca de Pedro”. Trata-se de um apoio necessário “diante da tentativa de desestabilizar a Igreja e seu ministério”. Na mesma linha, também o Conselho episcopal latino-americano – Celam – que, numa carta de 26 de agosto, agradece ao Papa Francisco por seu “serviço repleto de abnegação pela Igreja” e oferece ao Pontífice “fidelidade, proximidade e colaboração a fim de que a verdade resplandeça acima de todo e qualquer pecado”.

Veja a noticia completa AQUI