domingo, julho 08, 2018

Livro : Como será o futuro e porque depende de nós ?


O que têm em comum os automóveis sem condutor, os serviços on-demand, a inteligência artificial e a desigualdade de rendimentos?

Todos indicam, de forma inequívoca, que estamos a caminhar desordenadamente para um mundo dominado por tecnologias que não compreendemos bem e que temos razões para temer. Tim O’Reilly é um dos observadores mais atentos das tecnologias emergentes, tendo sido considerado «o oráculo de Silicon Valley» pela revista Inc. e «o trend spotter» pela revista Wired. Em Como Será o Futuro coloca a hipótese incómoda de as tecnologias que criámos nos virem a controlar a nós, humanos, no futuro. Acredita na possibilidade de o mundo vir a ser dominado por máquinas hostis às pessoas, e que os sistemas que estamos actualmente a construir contribuem para isso.

Como estão as tecnologias do século XXI a mudar os negócios, a educação, os governos, os mercados financeiros e a economia no seu todo? Como podemos controlar essas mudanças? Que decisões podemos tomar para promover um mundo em que queiramos viver? O’Reilly recorre às técnicas pioneiras que utilizou na previsão e interpretação de vagas de inovação anteriores e aplica-as às «tecnologias “WTF» do século xxi. Retirando lições de plataformas como Amazon, Google, Facebook, AIrbnb, Uber e Lyft, demonstra que a economia e os mercados financeiros são cada vez mais geridos por algoritmos e demonstra que a desigualdade de rendimentos, o declínio da mobilidade ascendente e a perda de postos de trabalho devido a avanços tecnológicos resultam de escolhas conscientes que temos vindo a fazer.

Devemos reescrever os algoritmos relativos à economia se quisermos criar um futuro mais centrado nas pessoas. Depende de todos nós assegurar que as novas tecnologias são causa, não de consternação, mas de assombro. “Em WTF?, ele dá uma vez mais um salto em frente, mostrando-nos o que vai ser considerado normal daqui a dez anos.» Seth Godin, autor de A Tribo

Tim 0’ Reilly é o fundador e CEO da O’Reilly Media, a empresa que providencia há 35 anos os conhecimentos necessários aos que querem entrar na corrida ao ouro de Silicon Valley. A empresa disponibiliza ensino à distância, publicações e conferências, e tem liderado a discussão de sucessivas vagas de inovação tecnológica. Tim é também sócio da O’Reilly AlphaTech Ventures, um fundo de capitais de risco para empresas em fase de arranque, e está na administração de Code for America, Maker Media, Peer J, Civis Analytics, e Pop Vox.

Editora : DOM QUIXOTE