sexta-feira, setembro 29, 2017

Ângela , a "nossa" campeã nacional de Juniores em Heptatlo


Ângela Verde Costa tem 18 anos e é actualmente a Campeã Nacional de Juniores de Heptatlo (uma competição de atletismo composta por sete provas combinadas. Nos Jogos Olímpicos, é uma modalidade exclusivamente feminina. As provas que compõem o heptatlo são: corrida de 100m com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200m, corrida de 800m.)
Mora no Barreiro e representa o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho da Baixa da Banheira.
Em declarações exclusivas ao Distritonline disse: “Desde pequena que pratico desporto, sempre fui uma criança muito enérgica e sempre adorei fazer corridas com os meus amigos. Nasci no Barreiro, mas em pequena fui viver com a minha mãe para o Algarve. Quando ainda lá estava, em 2010, a minha escola chamou-me a representá-la no Mega Sprinter e como eu fiquei em segundo fui chamada para representar a seleção algarvia na fase nacional dessa mesma prova, realizada em Setúbal. Eu fui e, apesar de a corrida não ter sido muito boa, vi o Nelson Évora, a Naide Gomes e o Francis Obikwelu sendo que até lhes pedi autógrafos. Lembro-me de ter sido um ambiente muito diferente do que estava habituada e fiquei fascinada. Quando vim para o Barreiro, nesse mesmo ano, implorei ao meu pai para entrar no atletismo e foi aí que tudo começou. 
Naquele fim-de-semana, no Mega Sprinter Nacional, eu soube que era este o desporto que queria praticar. Mais tarde, depois de andar já há um ano a treinar, e já federada, ganhei o Atleta Completo regional, prova composta por 5 disciplinas diferentes e "equivalente" a um heptatlo, mas para um escalão inferior, e fui chamada para representar a associação de Setúbal perante outras associações da zona sul do país. Obtive o segundo lugar e depois de tanto esforço misturado com todas as emoções fortes características destas mesmas competições, percebi que era isto que queria fazer. Tal como todos os atletas tive pedras no meu caminho, algumas maiores que outras, mas faço o que mais gosto e não há nada melhor. 
A minha grande motivação é sem dúvida a minha paixão pela modalidade, mas também pelos desafios.”
A noticia completa AQUI