sábado, abril 22, 2017

"Sem Fronteiras" com Martins Bastos


O Wat Rong Khun, mais vulgarmente conhecido com The White Temple (o Templo Branco) é um dos templos budistas mais impressionantes e seguramente o mais polémico da Tailândia. Situado na cidade de Chiang Rai, o templo foi construido por um artista local independente nos anos 90 do século XX e abriu as portas ao publico em 1997.

De tendência claramente Budista, está carregado de simbolismos que visam relembrar as pessoas da maldade que cada um carrega e que se deve libertar. No entanto, pinturas com referências a símbolos do consumismo ocidental têm gerado polémica e desagrado entre alguns visitantes. Polémicas à parte, o templo é uma obra de arte modernista, de visual impressionante, e mais um desses monumentos que quem visita a Tailândia deve visitar obrigatoriamente. Um dos exemplos é o "poço das almas", na foto de hoje, onde as mãos simbolizam as almas corrompidas que ainda não venceram as paixões e desejos do mundo para chegarem ao ponto sagrado Buda.

A cidade de Chiang Rai, situada ao norte da Tailândia, está rodeada de atracções, entre natureza, tribos e cidades com séculos de história, como Chiang Mai, considerada a pérola do norte. Dica: Um terramoto em Maio de 2014, destruiu parte do edificio principal bem como de as estruturas ao redor do mesmo. O Templo está praticamente reconstruido, mas existem ainda partes danificadas, pelo que os visitantes devem esperar encontrar ainda alguns danos visíveis!

 João Martins Bastos
 web: www.martinsbastos.com
 web: www.facebook.com/MartinsBastos