domingo, janeiro 01, 2017

"Lion - A longa estrada para casa "



Quer começar bem o ano de 2017?

Então, aconselho a ir ver este filme que se baseia na obra autobiográfica "A Long Way Home", de Saroo Brierley com a realização de Garth Davis segundo um argumento de Luke Davies. Este bom filme decorre no ano de 1986, quando Saroo, de cinco anos, se perde do irmão numa estação de comboios.

Refugiando-se numa das carruagens para dormir, o comboio começa a andar e Saroo acaba por ser levado para Calcutá (Índia), por onde vagueia sozinho durante semanas, sem saber que estava a 1500 quilómetros da sua casa. Apesar de imensas dificuldades, consegue sobreviver até ser encontrado por um centro de crianças abandonadas e posteriormente adoptado por Sue e John Brierley, um casal australiano.

Entretanto, 25 anos passados, e a viver na Tasmânia com a família adoptiva, Saroo começa a ter algumas memórias do que se terá passado no dia em que se perdeu da família. Apesar de triste e amargurado, mas com uma necessidade imensa de descobrir as suas verdadeiras origens, estuda a linha de caminho-de-ferro através do Google Maps.

Com algumas informações somadas e lembranças sobre lugares e pessoas, Saroo viaja até à Índia, na esperança de encontrar algo que lhe indique novamente o caminho para casa… Um filme muito emotivo com boa banda sonora, boa cinematografia, transporta-nos até às dificuldades sob o olhar de uma criança de cinco anos, a percorrer caminhos desconhecidos.

Veja o trailer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yN5CV125uxgClassificação final: 4 estrelas em 5.