quarta-feira, junho 08, 2016

Lances católicos com o Padre Gonçalo : Vocação



Relances - O que levou a ser sacerdote e a escolher a prelatura da Opus Dei? 

Padre Gonçalo Portacarrero de Almada - Como sabe, a vocação é um dom de Deus e, por isso, a resposta devia ser feita a Ele e não a mim… Mas, se de facto fui escolhido, não foi decerto por eu ser melhor do que outros, porque o não sou, mas porque Deus geralmente serve-se de instrumentos desproporcionados, para que se veja que é Ele quem actua: que uma pessoa boa faça coisas boas é muito natural, mas que uma pessoa menos boa, possa fazer coisas estupendas – como é baptizar, confessar, celebrar a Missa, etc. – só pode ser muito sobrenatural! Mas, antes ainda de ser padre, atraiu-me, no Opus Dei, a possibilidade de, como leigo, dar ao meu trabalho profissional um carácter apostólico, segundo o lema de São Josemaria Escrivá: pôr a Cristo no topo de todas as actividades humanas. O ministério sacerdotal não surgiu na minha vida como um plano pessoal nem como um up-grade da vocação cristã, mas como um desenvolvimento do inicial chamamento do Senhor, para um novo modo de servir a Igreja e todas as almas. Foi, também para mim, algo surpreendente, que ainda hoje me maravilha e emociona, ao ponto de preencher-me completamente.