quinta-feira, outubro 08, 2015

Estuda em Londres mas prefere viver na Polónia e ir e voltar de avião para poupar dinheiro

"Os meus pais acham que eu sou louco", diz Jonathan. "Mas mostrei-lhes os números e aperceberam-se de que poupo uma fortuna".

Jonathan Davey foi do sul de Inglaterra estudar antropologia para a Universidade de Londres mas, confrontado com as rendas altas na capital britânica, decidiu viver um pouco mais longe. Davey mudou-se para a Polónia - e garante que poupa dinheiro a voar de avião todas as semanas para ir às aulas, comparativamente com o que gastaria se vivesse em Londres.
Ao jornal britânico Mirror, Davey explicou que alugar um quarto junto à Universidade custaria mais de mil euros por mês. Já vivendo na Polónia e tomando em conta a sua renda mensal e os custos de se deslocar para os aeroportos e de avião, Davey gasta apenas 235 euros mensais.
Vive perto da cidade portuária de Gdansk, onde afirma que o custo de vida é muito melhor, e de onde voa às quartas-feiras para o aeroporto londrino de Luton. Até sexta-feira fica em hostéis ou em casas de amigos, e volta de avião para a Polónia para passar o resto do tempo.
Davey defende mesmo que a qualidade de vida é muito superior na Polónia comparativamente com Londres. "É muito relaxado e boémio", contou o estudante ao Mirror. "Os meus pais acham que eu sou louco, mas também sabem que sempre fiz o que queria. Mostrei-lhes os números e aperceberam-se de que poupo uma fortuna".
O Mirror lembra ainda que muitos estudantes no Reino Unido enfrentam dificuldades com o custo do alojamento, que têm subido drasticamente para os estudantes nos últimos dois anos, comparativamente com as rendas em geral.
Noticia : Diário de Noticias