quarta-feira, setembro 02, 2015

A Morte de refugiados é um "crime que ofende toda a família humana" - Papa Francisco




Esta noite, como autarca apresentei uma moção aprovada por unanimidade, na reunião pública da assembleia de Freguesia da União de freguesias do Alto Seixalinho, Santo André e Verderena /Barreiro

Moção

A Morte de refugiados é um "crime que ofende toda a família humana" - Papa Francisco
Depois de guerras, ditaduras e de tráfico humano nos seus países, mais de 300.000 migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde Janeiro e mais de 2.500 pessoas morreram no mar quando tentavam alcançar a Europa. O número de pessoas dadas como desaparecidas ou sem paradeiro certo, calcula-se que já tenha atingido alguns milhares.
Na determinação cega de fechar fronteiras, a União Europeia conjuntamente com alguns dos seus estados membros, estão a pôr em risco as vidas e os direitos de refugiados e migrantes, numa atitude egoísta de autêntica violação dos Direitos Humanos.
Segundo o Programa da Europa e Ásia Central da Amnistia Internacional: “A eficácia das medidas europeias para conter o fluxo de migrantes e refugiados irregulares é, no melhor dos termos, questionável. E entretanto, o custo em vidas humanas e sofrimento por elas causado é incalculável, e está a ser pago por algumas das pessoas em maior vulnerabilidade no mundo inteiro”.
Após o exposto, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias do Alto Seixalinho, Santo André e Verderena repudia totalmente o comportamento da União Europeia e de alguns dos seus estados que têm permitido a violação dos Direitos Humanos dos nossos irmãos migrantes, que saem muitas vezes dos seus países em guerra e em busca de melhor qualidade de vida.

Barreiro 02-09-2015
O Eleito na Assembleia de Freguesia
Cláudio Manuel Maurício Anaia