sábado, fevereiro 28, 2015

Num eléctrico da Carris, o nº 15, que vai de Algés à Praça da Figueira




Para saudar o Espírito Beethoven e o início da nova temporada 2012/2013, a Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) realizou um flashmob à boleia do conhecido elétrico nº15 da Carris.

Este momento musical aconteceu pela primeira vez em Portugal -- em formato flashmob sobre carris -- e pretende dar a conhecer os objetivos e os valores da OCP presentes nos seus concertos: a energia e a imaginação, a intensidade e identidade nacional que transparece dos concertos.

A OCP, orquestra em residência no Centro Cultural de Belém, que comemora 5 anos de atividade, distingue-se por assumir o objetivo de se tornar numa das melhores orquestras de câmara do mundo, revelando verdadeiro espírito empreendedor e uma atitude inovadora. Não apenas pela excelência e autenticidade das suas atuações, mas também pela abordagem comercial de produtos artísticos e corporativos junto das grandes empresas, como base do seu modelo de sustentabilidade.

A ação, que teve o apoio incondicional e fundamental da CARRIS, ganhou vida com a participação exclusiva do maestro Pedro Carneiro e dos músicos da OCP e decorreu durante cerca de 40 minutos, entre a zona de Algés e da Praça da Figueira.

A realização do flashmob é da autoria do marketeer Helder Matta Tavares e a produção do vídeo esteve a cargo da hangout studios.

Sobre a OCP
A Orquestra de Câmara Portuguesa surgiu em 2007 como um projeto independente e ambicioso, que teve desde o seu início, o objetivo de aproveitar o talento nacional para a construção de uma orquestra de excelência capaz de se tornar numa das melhores orquestras de câmara do mundo.
Aclamado pela crítica internacional como um dos mais originais músicos da atualidade, o maestro Pedro Carneiro assegura também a direção artística, de um excecional grupo de virtuosos instrumentistas, representantes da mais nova geração de talentos musicais. Pedro Carneiro foi premiado em 2011, com o reconhecido "Prémio Gulbenkian Arte".

quarta-feira, fevereiro 25, 2015

D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa



Desde hoje, o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente é Cardeal. Não se trata apenas de uma distinção eclesiástica formal, mas, também e sobretudo, de uma nova responsabilidade perante o Papa, a Igreja e o Mundo, e passando, consequentemente, a fazer parte do colégio cardinalício eleitor.

É também um momento de júbilo para Portugal em geral e para os católicos, em especial. Tive a oportunidade de, ao longo da minha vida, ter beneficiado dos ensinamentos, da palavra e do exemplo de D. Manuel Clemente, com quem partilho o mesmo ano de nascimento. Realço, sobretudo, os seis anos em que presidi à Comissão Nacional Justiça e Paz.

O novo Cardeal português é um homem de cultura, de excelsa capacidade de comunicação, elegante no trato e dialogante na atitude, atento aos sinais dos tempos, de uma inteligência iluminante, de uma fé tão serena, quanto profunda e incansável em enraizar Cristo no coração do Homem e em dar testemunho vivo do magistério social da Igreja. Sempre com o sorriso da temperança, da perseverança e da simplicidade. Sempre estimulando a ética do bem, promovendo a vida, protagonizando a educação do carácter, ajudando a dar sentido à vida dos que não têm fé em Deus, procurando exprimir toda a autoridade do exemplo das virtudes cristãs, da amizade, da justiça, da misericórdia, do desprendimento, do respeito pela diferença.

Como português, sinto-me orgulhoso. Como católico, sinto-me recompensado.

sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Zlatan Ibrahimovic, este sim.... é o melhor jogador de futebol do Mundo !



Sueco do PSG aceitou participar no projeto das Nações Unidas, chamado "805 milhões de nomes", ontem apresentado num filme em preto e branco, que pretende sensibilizar o Mundo para o problema da fome.

Zlatan Ibrahimovic explicou este domingo que as pinturas no corpo que exibiu no sábado são, na realidade, tatuagens efémeras de nomes de pessoas com fome, apoiadas pelo Programa alimentar contra a fome, das Nações Unidas.

No sábado, depois de marcar um golo no empate (2-2) entre o seu Paris Saint-Germain e o Caen, Zlatan Ibrahimovic levantou a camisola e mostrou ao mundo, durante longos minutos, tatuagens que, agora se sabe, serem efémeras e representarem a Carmen, Mariko, Antoine, Sawsan, Chheuy, Lida, Siatta ou Rahma.

"Tudo aquilo que aconteceu ontem [sábado] não estava previsto. Deveria acontecer, mas aconteceu passado dois minutos, o que foi um bónus", esclareceu o sueco numa conferência de imprensa conjunta com Marina Catena, responsável do Programa alimentar contra a fome na França e no Mónaco.

O projeto, batizado "805 milhões de nomes", foi apresentado num filme em preto e branco, no qual a estrela do PSG deseja que os fãs apoiem aqueles que sofrem de fome e que para ele são os verdadeiros campeões: "Cada vez que ouvirem o meu nome, pensem nos nomes deles."

terça-feira, fevereiro 10, 2015

Eco Moinho do Jim no Barreiro



O Eco moinho do Jim é um espaço vocacionado para a educação e sensibilização ambiental, está aberto ao público e disponibiliza um conjunto de informações que se prendem com as temáticas da eficiência energética, energias renováveis, qualidade do ar, ruído, e alterações climáticas.
 
A instalação destes serviços no Moinho do Jim, prosseguiu uma estratégia de valorização do património cultural e do núcleo antigo do Barreiro, no sentido de sensibilizar os munícipes para a salvaguarda do património e a utilização concertada da energia, através da associação dos valores da memória histórica atestados pelo imóvel, às boas práticas energético-ambientais que nos são evidenciadas pelo exemplo simbólico do recurso à energia do vento por este antigo engenho definidor de uma poderosa imagem icónica da identidade do Barreiro.
 
O Moinho do Jim foi edificado 1827 pelo súbdito britânico James Hartley segundo uma tipologia de moagem oriunda de Merseyside no noroeste do Reino Unido, e laborou até aos finais do século XIX quando então foi desactivado, transformado em habitação, e posteriormente adaptado a um bar na década de 70 do século XX, cuja configuração arquitectónica se manteve até definir a sua actual compartimentação.
 
Exemplo singular de uma tecnologia de moagem proto-indústrial inglesa em território nacional (com excepção do arquipélago dos açores), o accionamento mecânico deste engenho dava-se pela incidência vento no velame quadrangular que seguia a orientação das correntes dominantes, através da rotação sob um eixo vertical da cobertura móvel de madeira que era então mobilizada pelos rodízios que apoiavam no coroamento da cornija do imóvel.
 
O engenho de moagem originou um edifício de planta centralizada, a partir da qual ergueu um corpo torreado de superfície trunco cónica de alvenaria de pedra calcária, que alberga três pavimentos no seu interior sob uma cércea actual de 9,00 m, cuja escala arquitectónica o impôs como um dos elementos dominantes da paisagem urbana do núcleo antigo do Barreiro.
 
A contenção formal do volume massivo e atarracado definiu uma arquitectura simplificada pelo rigor da sua geometria, onde se patenteia a longa permanência das influências do classicismo da arquitectura chã, num genuíno exemplar da tipologia saloia de matriz vernacular. Da estrutura física do antigo moinho de vento, apenas restou à passagem do tempo e à incúria do homem, a superfície trunco cónica do paramento exterior e alguns dos barrotes de vigamento dos seus pavimentos interiores.
 
Com a recuperação do imóvel e a inauguração deste novo espaço, sensibiliza-se a sociedade civil para a reabilitação do património e aproxima-se a população das questões energético-ambientais, pela oferta de um serviço de atendimento ao grande público, no sentido de esclarecer dúvidas, disponibilizar um espaço de consulta dos estudos e planos desenvolvidos pela autarquia e pela Agência de Energia, enquanto se dinamizam em simultâneo, ateliês pedagógicos direccionados para o público infanto-juvenil.

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

NASA tirou fotografias ao Sol durante cinco anos e juntou-as num vídeo




Trabalho em time-lapse junta as fotos tiradas de oito em oito horas, com vários comprimentos de onda
Para comemorar o quinto ano do lançamento da Solar Dynamics Observatory (SDO), a NASA divulgou um video feito em time-lapse do Sol. O vídeo inclui imagens da estrela capturadas pela sonda espacial nos últimos cinco anos e tiradas de oito em oito horas.