quarta-feira, dezembro 10, 2014

Cinema : Em parte incerta




Nick (Ben Affleck) e Amy Dunne (Rosamund Pike) celebram o quinto aniversário de casamento. Após cinco anos juntos, Nick já não tem a certeza se este casamento foi a coisa mais acertada que tenha feito com a sua vida. Ambos no desemprego e enfrentando uma grave crise financeira, os problemas conjugais começam a ser uma constante no dia-a-dia do casal. No dia do aniversário de casamento, ao voltar do bar da sua irmã, Nick chega a casa e depara-se com vários indícios de uma cena de agressão e possível assassinato da sua então esposa. Com o começo da investigação do caso, sem demora, e com a pressão dos media, as suspeitas do crime começam a cair sobre a cabeça de Nick. Este, com tranquilidade tenta lidar com a situação, mas perde o controlo quando as mentiras começam a vir a tona para delírio dos media: Nick tinha uma amante e um precedente de violência doméstica. Tudo isto e aliado ao facto de que todos os bens do casal estavam em nome de Amy começa a apertar o cerco a Nick, que não tem alternativa a recorrer aos métodos judiciais.

Ora como se costuma dizer, mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. O inocente Nick está prestes a ser acusado de homicídio, e tudo isto poderia ter sido evitado se este tivesse sido franco desde o início. As mentiras são assim, começamos com uma pequena, inofensiva apenas para evitar chatices menores, ou mesmo por preguiça, mas quando damos por nós estamos cobertos delas até à ponta dos cabelos, sem poder ver nem respirar, sufocados por uma realidade construída pelas nossas falsidades, que já nem nós conseguimos acompanhar.

É este fenómeno que esta prestes a condenar Nick à sentença de morte, em apenas cinco anos, a união que o casal formou para a vida transformara-se neste festival de mentiras e omissões onde ambos se odiavam e o respeito havia escasseado. Tratemos com respeito e amor o nosso cônjuge, o nosso parceiro para a vida, esta montanha russa que deve ser vivida a dois. O amor requer trabalho e atenção, como a flor mais delicada que precisa de sol e água. Façamos nós este esforço, para que sejamos o sol que aquece a nossa relação com carinho e ternura, e que sejamos transparentes como a água, não ocultando nada de com quem tudo partilhamos.

Leonel Gomes
in essejota.net