sexta-feira, novembro 07, 2014

TeleLixo está de volta




“ os efeitos do telelixo na mente, no carácter e na vida dos jovens podem ser devastadores, tal como o consumo de drogas pesadas – o telelixo, veneno da mente, é uma droga pesada.”

Ramiro Marques

Andava eu tão contente, depois de terem acabado os lixos televisivos como o  “Big Brother”, o “Bar da TV” e outros programas afins,  e afinal, quando dou por mim, já há novos programas do tipo andam ai de novo. Falo do Reality Show  “ Casa dos segredos ”, apresentado pela Teresa Guilherme.

 Este programa incentiva e apoia jovens para que percam a vergonha e coloca-os (de preferência em directo) em praticas sexuais, servindo-se dos mesmos como marionetas, colocando os seus rostos permanentemente sob holofotes, vulgarizando os seus gestos, expressões, passos, fazendo-os viver, dia após dia, a representar uma farsa que tem tanto de improvisada como de medíocre.
Pois é!... A manipulação de sentimentos de jovens anónimos, como foi o “Big Brother” teve como resultado o que aconteceu ao Zé Maria... Vamos ver, agora, com estes jovens como é que isto vai acabar, numa falta de vergonha com algo muito sério, que é a dignidade humana e o respeito entre seres humanos.

Na minha opinião, a Alta Autoridade Para a Comunicação Social (que por vezes não sei para que é que serve) já devia ter posto um travão a este tipo de programas. O governo, que deveria zelar pelo interesse público há muito já deveria ter criado uma lei específica para acabar com estes ataques à dignidade, para acabar com esta degradação.
A televisão é negócio, existe apenas para o lucro, o que é normal. Agora, o que não posso concordar é que, para atingir esse objectivo, se sirvam, de uma forma vergonhosa, do ser humano, expondo-o a impactos e sensacionalismos.
A TV é cada vez mais, uma guerra de audiências, um fenómeno socioeconómico, que cada vez é menos “sócio” e mais “económico”. Cada vez pior e com menos qualidade.

Vamos lá ver como vai decorrer o programa, mas uma coisa é certa, se vai houver mais envolvimentos, sexuais, violência e infidelidades e todos os mais comportamentos anormais! Se assim for, melhor ainda: é disso que o povo tanto gosta e a produção também.

Sou um optimista por natureza, mas estou preocupado. A auto-estima e outros valores, como a privacidade, que ainda há bem poucos anos nem sequer eram postos em causa, foram esquecidos.

O “país” rendeu-se aos que trocaram a sua privacidade por valores mercantilistas. Um ataque à intimidade, formalizado com um contrato e tudo.

Quando será que as pessoas entendem que este tipo de programa não passa de um negócio?

Um contrato em que uns tantos abdicam da sua privacidade, para que outros a possam, tranquilamente, “violentar”, de preferência com o maior número possível de espectadores e de lucro.

Para mim, seria provavelmente mais cómodo assistir, calado e resignado, a estes TeleLixos a que o Bispo de Liverpool apelidou de “Zoo Humano”. No entanto, apesar de com este meu texto dar alguma importância a este tipo de programas, faço-o com o objectivo de contribuir para a consciencialização do balanço negativo que este tipo de programação gera, principalmente, nas nossas crianças e adolescentes.

Caro leitor, espero que quem pode e quem manda perceba isto um dia.

Cláudio Anaia        
claudioanaia@hotmail.com