quinta-feira, outubro 31, 2013

Halloween


De olhos postos nesta sexta-feira, é vê-los a pedir aos pais os objectos mais incríveis, para se vestirem de bruxas, vampiros, monstros e seres medonhos, de preferência com sangue e marcas de crimes. O que está a dar mesmo é exaltar o medo, o terror, as almas penadas e todo o universo de criaturas tenebrosas. Mas esta opção pelos símbolos do mal e da morte não atinge apenas os mais novos. Veja-se a quantidade de jovens e adultos que se pintam e transformam em zombies – ou lá o que é – para, supostamente, se divertiram na “noite das bruxas”. Qual noite?
Segundo a lenda pagã dos celtas, é a noite do Jack O’Lantern, que ofereceu a alma ao diabo e cuja alma penada fica reduzida à famosa abóbora vazia iluminada por dentro. Mas é também – desde sempre e ainda hoje - uma noite importante para rituais satânicos, encontros esotéricos e sessões com druidas e magos.
Os primeiros cristãos substituíram-na pelo culto de todos os santos – como, aliás, sugere a tradução original da palavra “Halloween” (all hallows eve – véspera de todos os santos). Originariamente, esta solenidade celebrava-se a 13 de Maio, mas o Papa Gregório IV, no ano 834, deslocou a festa de todos os santos para 1 de Novembro (com vésperas litúrgicas dia 31 de Outubro), exactamente para erradicar superstições e ocultismos pagãos ligados a esta data. 
A tradição cristã convida pois os seus fiéis a celebrar os santos e aponta-os como modelos de vida. É que os santos recusaram as trevas e optaram pela luz e pela verdade; são homens e mulheres de todas as idades e origens que não se deixam reduzir a abóboras vazias nem a cabos de vassoura.
Aura Miguel

terça-feira, outubro 15, 2013

O video do momento....




Ser uma estrela viral  é cada vez mais um facto real.

Basta perguntar Ylvis, o duo comédia norueguês cujo ridiculamente cativante EDM piada-jam "The Fox (O que a Fox diz?)" Já acumulou mais de 131 milhões de visualizações no YouTube e quebrou o Top 10 na Billboard 's Hot 100.

sexta-feira, outubro 04, 2013

A catedral da Sagrada Família estará concluída em.... 2016




A fundação responsável pelas obras da Sagrada Família, a emblemática catedral desenhada por Antoni Gaudí, que vem sendo construída desde 1882 em Barcelona, publicou um vídeo que mostra como ela deve ficar quando estiver pronta, o que está previsto para acontecer em 2026.
Cerca de 65% já estão terminados. Mesmo em construção, a Sagrada Família é uma das principais atracções da cidade da Catalunha. “Se continuarmos ao ritmo em que estamos, nós chegaremos lá”, disse o arquiteto-chefe, Jordi Fauli. Se o cronograma for cumprido, a obra terá durado 144 anos.
Segundo, o jornal "El País", depois da morte de Gaudi (em 1929), houve um incêndio na cripta da Sagrada Família que destruiu o plantas e maquetes. Por isso, durante anos arquitectos trabalharam na interpretação da obra de Gaudí para definir como se concluiria a obra inacabada.

terça-feira, outubro 01, 2013

"Dá-me um abraço"




Dá-me um abraço que seja forte
E me conforte a cada canto
Não digas nada que o nada é tanto
E eu não me importo

Dá-me um abraço fica por perto
Neste aperto tão pouco espaço
Não quero mais nada, só o silêncio
Do teu abraço

Já me perdi sem rumo certo
Já me venci pelo cansaço
E estando longe, estive tão perto
Do teu abraço

Dá-me um abraço que me desperte
E me aperte sem me apertar
Que eu já estou perto abre os teus braços
Quando eu chegar

É nesse abraço que eu descanso
Esse espaço que me sossega
E quando possas dá-me outro abraço
Só um não chega