Em entrevista exclusiva ao programa Fantástico, o Papa Francisco pediu maior proximidade entre as pessoas e o fim da "globalização da indiferença". O Papa lamentou que existam "descartados" nas "extremidades" da sociedade actual: os idosos, considerados improdutivos, e os jovens, que padecem no desemprego. A ideia se somou ao discurso do Papa contra a "política mundial muito impregnada pelo dinheiro". Uma entrevista que não pode perder.
terça-feira, julho 30, 2013
sábado, julho 27, 2013
Viagem
|
terça-feira, julho 23, 2013
O filme dos primeiros minutos do papa no Brasil
O papa Francisco chegou às 19h45 de Lisboa desta segunda-feira ao Rio de Janeiro (16h45, hora local), naquela que é a sua primeira viagem apostólica fora de Itália.
Após 12 horas de voo desde Roma, Francisco saiu às 20h00 do avião, saudando em primeiro lugar a presidente da República, Dilma Rousseff, seguindo-se os cumprimentos a responsáveis civis e eclesiásticos.
O papa entrou depois num carro de gama média para fazer o percurso entre o aeroporto e o centro da Cidade Maravilhosa.
Francisco saudou as milhares de pessoas que o esperavam ao longo do percurso. O cortejo foi bloqueado durante vários minutos por um engarrafamento de autocarros. Sempre com o vidro aberto, o papa saudou várias pessoas, que mais do que uma vez, cercaram a sua viatura.
Junto à catedral, Francisco saiu do automóvel e passou para um jipe aberto, onde percorreu mais alguns quilómetros (excertos deste percurso no vídeo abaixo).
De seguida, entrou num helicóptero, que o transportou ao Palácio Guanabara, onde Dilma Rousseff o recebeu, antes da cerimónia de boas vindas, que começou com uma hora de atraso em relação ao programa anunciado.
Veja a noticia e o video completo, clique AQUI
domingo, julho 21, 2013
Tour de france
Termina este domingo a 100.ª Volta a França em Bicicleta, o "Tour de France". Nesta imagem, religiosas das Irmãzinhas da Consolação aplaudem, à porta do mosteiro, o então camisola amarela.
Foto: Reuters
quarta-feira, julho 17, 2013
A Vida e a Sorte
"Temos uma grande relutância em admitir que grande parte da vida depende da sorte . É assustador pensar que tanta coisa escapa ao nosso controlo !
Há momentos num jogo de tenis em que a bola bate na orla da rede.
E por uma fracção de segundo a bola pode seguir...ou cair.
Com alguma sorte segue em frente...e ganhamos ou talvez não siga...e perdemos !"
Woody Allen in Match Point
domingo, julho 14, 2013
Faltam crianças
Um artigo recente do Washington Post dedicou-se a Portugal, que nos últimos 4 anos sofreu uma queda de nascimentos de 14%.
Uma tendência que é uma constante em todos os países europeus desde o fim dos anos 60. Segundo as projecções dos economistas, por volta de 2030 em Portugal 27,4% da população estará reformada, com mais de 1 cidadão em cada 4 a ter mais de 65 anos.
sexta-feira, julho 12, 2013
A coerência ou a falta dela têm destas coisas....
Assunção Esteves , Presidente da Assembleia da Republica :
Facto 1 :
“eleição ao cargo de presidente da assembleia da república com a unanimidade dos deputados a ovacionarem-na de pé, a comentarem elogiosamente o seu percurso político, o seu elevado sentido de estado, o seu empenho aguerrido e obstinado a favor da liberalização do aborto, nos dois referendos sobre o mesmo, demonstrando assim estar ao lado do futuro."
Até o Bloco de Esquerda o fez até no seu site: ( http://www.esquerda.net/artigo/assun%C3%A7%C3%A3o-esteves-%C3%A9-nova-presidente-da-assembleia-da-rep%C3%BAblica)
Os deputados Bloquistas não aplaudiram Assunção Esteves e criticaram o berreiro desta ontem contra os manifestantes
Facto 2 :
"elevado sentido de estado" para comandar a Assembleia da nação,
Segundo as contas do SOL, a Presidente da Assembleia ganha 7.255EUR de reforma mais 2.133EUR de ajudas de custo, o que num mês é quase o dobro do ordenado mínimo nacional de um cidadão num ano inteiro! Além de poder reformar-se aos 42 anos (!)
Segundo também o SOL a Presidente da AR tinha a opção de abdicar da reforma e ficar a ganhar 5.219,15EUR mais as ajudas de custo de 2.135EUR mas escolheu o caminho do dinheiro fácil.
Segundo também o SOL a Presidente da AR tinha a opção de abdicar da reforma e ficar a ganhar 5.219,15EUR mais as ajudas de custo de 2.135EUR mas escolheu o caminho do dinheiro fácil.
Facto 3 :
“com a unanimidade dos deputados a ovacionarem-na de pé, a comentarem elogiosamente o seu percurso político”
Comparou os manifestantes ontem da Assembleia da Republica a carrascos da opressão nazi sobre os franceses durante a II Guerra Mundial ao citar Beauvoir
Ler aqui : http://expresso.sapo.pt/os-carrascos-de-assuncao-esteves=f819726#ixzz2Yl4nUcf7
Ler aqui : http://expresso.sapo.pt/os-carrascos-de-assuncao-esteves=f819726#ixzz2Yl4nUcf7
E agora os meus amigos que tirem as conclusões que entenderem….
Viva a Vida ! E a luta continua….
Cláudio Anaia
Cláudio Anaia
quarta-feira, julho 10, 2013
domingo, julho 07, 2013
Férias : Vá para fora cá por dentro!
Tempo de férias, tempo de paragem. Tempo de passear, de ler, de fazer o que se quiser. Ir à praia, fazer uma viagem, ir visitar os amigos, encontrar alguém da família. Também pode ser um tempo para ficar simplesmente em casa, de arrumar tudo o que se foi acumulando ao longo do ano, de fazer limpezas a fundo, de pôr as coisas de novo em ordem. Talvez este ano seja mesmo um tempo em que muitos ficarão mais por casa.
“Vá para fora cá dentro!”, ouvimos nos anúncios de promoção do turismo em Portugal. Em tempo de crise, esta é capaz de ser mesmo uma grande oportunidade de passear mais no nosso país, de descobrir toda a sua beleza, por vezes ali mesmo ao virar da esquina. Oportunidade para valorizar a serenidade de dias com tempo, sem pressas.
Férias são sobretudo um tempo de descanso, de reparação, de ganhar forças. Por isso, talvez fosse bom encarar estes dias não com a urgência de conseguir encaixar tudo o que se ansiou e sonhou ao longo do ano de trabalho, mas com a expectativa do que nos pode trazer cada dia, deixando-nos levar sem pressas. Em que é que descansamos? O que é que nos descansa de verdade? Pensava como por vezes estamos tão cansados interiormente, tão dispersos, com tanto ruído, com tantas preocupações que nos consomem e tiram ânimo, liberdade, lucidez. Nada que uns dias na praia não resolvam, pensamos nós. Sim, é verdade, os dias na praia com certeza que ajudam a acalmar. Mas o verdadeiro descanso precisa também de uma paragem e de um reencontro interior.
“Vá para fora por dentro!”, este poderia ser o mote para umas férias de fundo, em que a paragem exterior é acompanhada por uma renovação interior. Fazer silêncio e ir abrandando os motores, deixando a poeira assentar, deixando vir ao de cima tudo o que vai ficando abafado com o imediato do dia a dia. Ordenar a vida, arrumar “a casa”, perceber o que me tem vindo a cansar ao longo do ano, perceber onde me encontro, onde descanso, onde me sinto em paz, e onde me sinto dividido. Dar tempo às limpezas internas, deixando o sol entrar bem por todos os poros. Isto sim, é descansar.
Atrevermo-nos a reservar uns dias das nossas férias para pararmos por dentro e descansarmos em Deus, é sem dúvida uma aposta ganha. Não se trata apenas de trazer Deus para as férias, trata-se de reservar um tempo para estar de férias sobretudo com Ele. Nem sempre a vida permite “este tempo”, mas cada um, segundo a sua realidade e as suas possibilidades, pode procurar como pôr este plano em prática, na certeza de que o “vá de férias por dentro” se pode sempre concretizar, por mais magro que seja o nosso orçamento de férias e por menos tempo que tenhamos apenas por nossa conta. Fazer um retiro de fim de semana em algum centro de espiritualidade? Fazer uma peregrinação? Fazer um retiro de silêncio de uma semana? Procurar uma abadia com hospedaria onde possa ter um tempo mais forte de oração e contemplação da natureza? Várias e diversas são as ofertas neste “nicho de mercado”, cada um deverá descobrir o “pacote turístico” que mais lhe convier. Trata-se de pôr a criatividade a funcionar e “partir” para um tempo e espaço tendo como principal bagagem nós próprios.
Encarar as férias como tempo para voltar ao essencial faz com que a nossa atenção fique mais desperta, a nossa sensibilidade mais apurada. Tudo passa a ocupar o lugar que lhe é devido e ficamos mais preparados para viver cada dia agradecidos, enfrentando com mais força as dificuldades que vão surgindo. O regresso ao dia a dia e ao trabalho será mais suave e com mais sentido.
Com estes dias pelo meio, as férias por fora ganham então outra dimensão: o mar na praia envolve-nos na sua imensidão, as montanhas onde fazemos caminhadas falam-nos do mistério da Criação; os jantares e petiscos com os amigos tornam-se espaços de partilha de vida; os dias passados na nossa terra trazem-nos à memória a nossa história; os dias de descanso passados em casa são de facto reparadores. E esta paz de fundo vai-se prolongando no regresso à vida do dia a dia, deixando a marca que nos faz ir percebendo quando devemos parar no meio das correrias, nos curtos espaços de tempo possíveis.
É o Senhor que nos diz “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11, 25-30). Pois é isso mesmo, aqui está um bom convite para estas férias!
Margarida Alvim
quinta-feira, julho 04, 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)





